TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Penal Das Pessoas Juridicas Face Aos Crimes Ambientais à Luz Da Lei 9.605/98

Dissertações: Responsabilidade Penal Das Pessoas Juridicas Face Aos Crimes Ambientais à Luz Da Lei 9.605/98. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  9.415 Palavras (38 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 38

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE

CURSO DE DIREITO

A INCRIMINAÇÃO DA PESSOA JURÍDICA EM FACE DOS CRIMES AMBIENTAIS À LUZ DA LEI 9.605/98

Brusque, maio de 2009

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE

CURSO DE DIREITO

A INCRIMINAÇÃO DA PESSOA JURÍDICA EM FACE DOS CRIMES AMBIENTAIS À LUZ DA LEI 9.605/98

Volnei Montibeller

Monografia submetida ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Direito.

Orientador: Professor Mestre Rodrigo José Leal

Brusque, maio de 2009

Agradecimentos

A Deus, por ter sido um amigo fiel em todas as horas e por ter trilhado meu caminho com muito amor e paz;

A minha família por todo amor e orientação em todos os momentos da minha vida, a qual é impossível substituir e dimensionar o que sinto por ela.

A todos os meus amigos, peças fundamentais no meu crescimento como ser humano e fonte infinita de felicidade e paz.

Ao meu orientador Mestre Rodrigo José Leal, que não me faltou em momento tão importante, pela sua total compreensão, dedicação e pela sua fundamental orientação que possibilitou a realização deste trabalho para a conclusão do Curso de Direito.

DEDICATÓRIA

Se enxerguei mais alto foi porque me apoiei nos ombros de gigantes, e por esse motivo, dedico esse trabalho monográfico a meu pai, pois foi o colo que me acolheu, o abraço que me envolveu, a palavra que me confortou, o silêncio que me respeitou, alegria que me contagiou, enfim, é o amor que me promove.

TERMO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Declaro, para todos os fins de direito, que assumo total responsabilidade pelo aporte ideológico conferido ao presente trabalho, isentando a Unifebe, a coordenação do Curso de Direito, a Banca Examinadora e o Orientador de toda e qualquer responsabilidade acerca do mesmo.

Brusque, maio de 2009.

Volnei Montibeller

Graduando

PÁGINA DE APROVAÇÃO

A presente monografia de conclusão do Curso de Direito do Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE, elaborada pelo graduando Volnei Montibeller, sob o título A Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica frente a Lei 9.605/98, foi submetida em ______ à banca examinadora composta pelos seguintes professores: _______________, _______________, e Rodrigo José Leal, e aprovada com a nota _____(_______).

Brusque, maio de 2009

Professor Mestre Rodrigo José Leal

Orientador e Presidente da Banca

Professora Mestre

Coordenação da Monografia

ROL DE CATEGORIAS

Rol de categorias que o Autor considera estratégicas à compreensão do seu trabalho, com seus respectivos conceitos operacionais.

Crime:

É a violação de um bem jurídico que o Estado tutela, para a segurança social, em benefício da sociedade.

Culpabilidade:

“Consiste no juízo de reprovação que incide sobre a conduta delituosa. Sendo seus elementos a imputabilidade, o potencial conhecimento da ilicitude e a exigibilidade de conduta conforme o direito” .

Empresa:

Caracteriza-se por uma organização de atividades econômicas, destinadas à produção de certos bens ou serviços, realizada com fim profissional.

Pessoa Jurídica de Direito Público:

São pessoas jurídicas que personalizam as instituições ou as entidades, “(...) criadas, naturalmente, pela ordem jurídica, com elementos fundamentais da organização política de um povo e indispensáveis ao objeto do próprio Estado” .

Pessoa Jurídica de Direito Privado:

É a pessoa jurídica realizando fins de ordem puramente particular, não obstante, em certos casos recebe a assistência do poder público.

Responsabilidade Jurídica:

Cindida em responsabilidade civil e responsabilidade penal, a pessoa jurídica “(...) nada mais é do que a própria figura ‘in genere’, transportada para o campo do direito, situação originada por ação ou omissão de sujeito de direito público ou privado que, contrariando norma objetiva, obriga o infrator a responder com sua pessoa ou bens” . É a pessoa jurídica realizando fins de ordem puramente particular, não obstante, em certos casos, receber a assistência do poder público.

SUMÁRIO

RESUMO 11

Capítulo 1 15

PESSOA JURÍDICA 15

1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 15

1.2 A PERSONALIDADE JURÍDICA 15

1.3 TEORIAS ACERCA DA EXISTÊNCIA DA PESSOA JURÍDICA 16

1.3.1 Teoria da ficção 16

1.3.2 Teoria organicista 19

1.3.3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com