TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Restaurante Felline

Tese: Restaurante Felline. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Tese  •  1.674 Palavras (7 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 7

As empresas nos dias atuais estão em busca de inovações, e profissionais capacitados para o cargo. Este trabalho tem como propósito principal mostrar a importância do RH (recursos humanos) dentro de uma empresa.

Desse modo, citarei sobre um caso de sucesso que é o Restaurante Fellini. Um restaurante em uma busca incansável pela excelência de produtos e serviços e pela inovação. Inicialmente é conhecida a trajetória de sucesso do empresário Nelson Laskowsky, entendo que o primeiro aspecto importante a ser dito é o fato de que seu dono ama o que faz.

Este estudo de caso visa entender como as ações do proprietário e gestor do restaurante Fellini interfere diretamente no resultado positivo encontrada nas áreas organizacionais da empresa, principalmente, como eles investem na qualidade do atendimento o que gera a fidelização dos clientes internos e externos. Busca ainda mostrar como são solucionados os problemas da empresa e como os colaboradores tem participação efetiva na mesma. Através da proposta dessa atividade será possível utilizar os conceitos aprendidos no decorrer deste semestre e ver como eles são aplicados de forma prática nas empresas, buscando assim concretizar o conhecimento e buscar soluções para problemas ainda não solucionados.

2 DESENVOLVIMENTO

O restaurante Felline é um restaurante em que os donos participam diariamente das operações. Nelson Laskowsky, gestor e fundador do restaurante, passou por um momento de estresse no início do negócio, pois o restaurante não estava fazendo sucesso, portanto, não estava tendo lucro. Para conseguir o sucesso almejado, viu que precisava ter humildade e reaprender, começou a visitar outros restaurantes, observando os pontos fortes e fracos e fez novos cursos, só assim ele conseguiu organizar a casa.A satisfação no trabalho é um estado emocional procedente de percepção de que o resultado de suas atividades é reconhecido e valorizado.

O Fellini tem 62 funcionários e a família divide a direção. A liderança de Nelson é democrática, estimula o comprometimento e a responsabilidade dos colaboradores, por meio de uma atitude comunicativa e de facilitador do trabalho em grupo. Há alguns anos ele resolveu dividir a gestão com seus funcionários, para isso criou um comitê que discute em reuniões tudo o que acontece no restaurante. Assim, incentiva a criatividade e a utilização do potencial de sua equipe. A gestão participativa é muito importante e os funcionários sentem-se integrantes do negócio, no restaurante os colaboradores recebem treinamentos, são compensados pela produtividade, desempenho e assiduidade.

O Restaurante Fellini desenvolveu processos de RH que contribuem para que a empresa atinja os objetivos estabelecidos em sua missão, visão, valores e filosofia, que se aplica a provisão que temos o recrutamento e a seleção, em aplicação tem a orientação além de avaliação de desempenho, desenho, análise e descrição de cargos, em manutenção temos a remuneração, benefícios, higiene e segurança, e em desenvolvimento temos treinamentos e desenvolvimento de pessoas Só é possível ter excelência em atendimento com uma equipe comprometida, que por sua vez irá satisfazer aos clientes que irão retornar e manter a empresa sadia, a empresa valoriza o colaborador, o colaborador ira prestar excelente serviço ao cliente, que retornará e continuará a fazer negócios com a empresa. A Missão se aplica a satisfação dos clientes internos e externos oferecendo um atendimento personalizado, os valores baseados em padrões éticos de integridade e transparência, a visão em uma empresa de qualidade que tem como objetivo reter e permitir que cresçam os colaboradores e a filosofia em fazer ainda melhor do que foi feito no dia anterior. Assim esses processos são conhecidos e aplicados pelos dirigentes e seus colaboradores e o resultado é o cumprimento dos procedimentos e respeito dentro da área de trabalho, principalmente respeito aos clientes e acreditam na conduta empresarial baseada em padrões éticos de integridade e transparência.

O reflexo da cultura no clima da organização é a harmonia, reconhecimento dos talentos, desenvolvimento dos potenciais e transparência nas relações. A empresa, preocupada com a saúde de sua equipe, oferece uma alimentação saudável e balanceada, os funcionários usufruem do mesmo cardápio oferecido aos clientes. Anualmente, os colaboradores tomam vacinas antigripais e recebem gratuitamente remédios. Há um incentivo à prática de esportes por meio de patrocínio do time de futebol do restaurante e para promover o bem-estar físico e emocional da equipe, há uma verba para incentivo cultural e é oferecido um programa de inclusão digital, oferecendo computadores aos que ainda não possuem. O restaurante ganha muito implantando os programas de qualidade de vida no trabalho, pois os colaboradores se sentem motivados a trabalhar, vestindo a camisa da organização, encontrando-se dispostos a crescer junto com a empresa. O restaurante Fellini, por meio do processo de desenvolvimento procura-se aperfeiçoar e potencializar o perfil individual de cada empregado através de ações de desenvolvimento. Nelson busca reter seus colaboradores e motivá-los a crescerem dentro das áreas do restaurante.

2.1 Desafio

De acordo com os valores e a cultura da organização, as competências comportamentais para contratação deve-se ter disponibilidade para aperfeiçoar-se, aprender sempre e crescer com a organização, saber trabalhar em equipe, gerenciando conflitos e interesses, gostar de pessoas e de se relacionar com pessoas, gostar de servir, iniciativa e criatividade, consciência da qualidade, ética e transparência, foco no cliente, simpatia e empatia. Como aspectos técnicos há de avaliar a necessidade da contratação e dos conhecimentos necessários a cada função.

Para administrar uma empresa é preciso, além de interesse, preparação técnica e prática. Além disso, a empresa deve sempre preparar seus colaboradores para possíveis crises e ter um responsável que possa gerir as atividades da empresa a qualquer momento, caso seja necessário.

O Sr. Nelson, deve questionar seus herdeiros se realmente querem, desejam e conseguem gerir o restaurante da família. E se faz necessário urgentemente desenvolver um modelo societário que defina uma estrutura que separe as atribuições de quem vai cuidar da propriedade da família e quem vai ficar responsável pela gestão do negócio, podendo ser criado um conselho de herdeiros para acompanhar a gestão do restaurante na falta do fundador.

A inovação e pesquisa de mercado como metodologia de sustentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com