TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Restaurante Felline

Trabalho Universitário: Restaurante Felline. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  2.305 Palavras (10 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresentamos a análise sobre o plano de Recursos Humanos utilizado pelo Sr. Nelson, proprietário do Restaurante Fellini. As informações para tal análise foram retiradas do texto RESTAURANTE FELLINE: gestão com pessoas, preparado pelo prof. Rodrigo Siqueira, da ESPM-RJ, em parceria com a associação Brasileira de Recursos Humanos, disponível na integra em http://www.espm.br/publicacoes/centraldecases/documents/RESTAURANTEF ELLINI.pdf.

O objetivo do estudo é mostrar como o Sr Nelson utilizada da gestão de pessoas para manter a empresa competitiva no mercado, avaliando constantemente suas estratégias, visando aumentar a qualidade no atendimento aos seus clientes.

O presente estudo buscou também verificar as técnicas que tem sido utilizada para atrair e manter seus colaboradores na empresa. Foram abordados alguns aspectos como gestão participativa, modelo de gestão de pessoas, recrutamento e seleção, remunerações e benefícios, qualidade de vida dos colaboradores, comunicação interna e treinamento demonstrando que a empresa vem investindo na área de recursos humanos.

As pessoas não são mais vistas como problemas, custos para empresa, passaram a ser vistas como solução, trabalhando como agentes capazes de ajudar a alcançar os objetivos da organização.

A qualidade no atendimento resulta de um comportamento positivo dos colaboradores e segundo Sr. Nelson é uma das melhores ferramentas para alcançar a excelência no atendimento.

Assim, o presente estudo teve como objetivo verificar os mecanismos usados pelo Sr Nelson para motivar os colaboradores a apresentar resultados que atendam os objetivos da empresa, como também identificar as práticas de gestão de pessoas usada no Restaurante Felline.

As pessoas formam o diferencial por meio do qual o restaurante Felline cresce e melhora continuamente, reduzindo custos e proporcionando a satisfação dos proprietários e de seus clientes.

1) Como podemos perceber os diversos aspectos da cultura organizacional? Qual o impacto de tais valores e cultura no perfil do colaborador a ser contratado?

Resposta:

Problema:Cada empresa tem uma “personalidade”, uma maneira de ser vista e compreendida por seus membros e stakeholders. Algumas abertas a participação, outras mais fechadas.

Conteúdo (conhecimento):cultura Organizacional

Competência:Competência: (C2) Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábilPerfil: (P2): Ser capaz de compreender diferentes modelos de gestão organizacional.

A cultura organizacional trata-se de um conjunto de características-chave que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos. Representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais. Ela é um conjunto de hábitos e crenças estabelecido através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais.

Os gestores estão sempre preocupados em planejar e implementar mudanças que melhorem o desempenho da organização. Podemos ver isto claramente de acordo com o estudo realizado no caso do restaurante do Sr. Nelson, onde o mesmo utiliza a gestão de pessoas para que os funcionários fiquem satisfeitos para que atendam aos clientes com maior qualidade, fazendo com que os clientes fiquem satisfeitos e fiéis. Como o restaurante prioriza o bom atendimento, o respeito entre clientes e funcionário e bonifica seus colaboradores com plano de saúde, custeio de despesas com farmácia e principalmente os ouve, permite que seus funcionários opinem na administração tanto com idéias novas e até mesmo decidindo a respeito de um possível desligamento da empresa, fica claro que a empresa quer pessoas com dedicação máxima quando decidem fazer parte daquela família,

mostrando seus talentos e se disponibilizando a os utilizar e aperfeiçoar tudo aquilo que sabem fazer.Também se colando no sentido de aprendiz, aprender novas tarefas participar de novos desafios. O Sr. Nelson quer, sem dúvida alguma, um colaborador com perfil dinâmico e pró- ativo, com iniciativa e dedicação no que faz, com desejo de se aperfeiçoar, aprendendo sempre e crescendo juntamente com a organização, alguém com facilidade em lidar com os clientes e os demais colaboradores; com iniciativa e criatividade.

No recrutamento da empresa é possível ver em prática a cultura organizacional adotada pela empresa no momento em que dão oportunidade para pessoas da mesma família de seus funcionários atuais. Os colaboradores tem a oportunidade de colocar seus próprios parentes na empresa, havendo assim uma oportunidade de crescimento familiar, dando maior engajamento nas atividades por parte dos colaboradores.

2) Avalie as formas de motivação empregadas por Nelson e sua família. Elas se aplicam a alguma teoria da motivação? Qual? De que forma? Qual a importância da motivação dos colaboradores em empresas de prestação de serviços?

Resposta:

Problema:Ao conhecer diferentes empresas, você nota que há grande distinção na forma de tratar as pessoas no ambiente de trabalho. Pode ser que seja a cultura da organização ou do gestor que estão interferindo

Conteúdo (conhecimento):Teoria “Y” de Mcgregor.

Competência:C2 - Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil. P2 - Ser capaz de compreender diferentes modelos de gestão organizacional.

O Sr. Nelson utiliza em seu restaurante a teoria da motivação chamada Teoria Y de McGregor que é baseada em um conjunto de suposições da teoria da motivação humana. De acordo com a Teoria Y a administração cria condições e métodos para que seus colabores possam atingir da melhor

forma seus objetivos pessoais para que seus empenhos se encaixem com os objetivos da empresa.Esta teoria aplica um estilo de administração democrática e participativa, aperfeiçoado em valores humanos e com as ideias renovadoras, como por exemplo: administração consultiva,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com