TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Filme Fomos Heróis - Liderança

Trabalho Universitário: Resumo Do Filme Fomos Heróis - Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  18.264 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do filme – Fomos Heróis

O filme nos remeta a fotos ocorridos na guerra do Vietnã, onde milhares de soldados perderem suas vidas num conflito que desde o início parecia perdido para muitos. Conta à história do Tenente Coronel Hal Moore interpretado por Mel Gibson que em dado momento foi designado para comandar a recém criada 7º Cavalaria Aérea do exercito americano.

No filme o personagem Hal Moore se mostra diferente dos demais comandantes, está sempre preocupado com a estratégia do inimigo, também se mostra preocupado em como utilizar a melhor forma de liderar seus comandados, nos ensina que devemos saber analisar as qualidades e restrições de forma individual.

Fazendo uma comparação com situações vividas em nosso cotidiano, cito como exemplo o discurso que o comandante faz a sua tropa antes de saírem para guerra, onde fala a todos que independente de credo, raça, cor ou classe social, todos estavam ali com o mesmo ideal e que todos dependiam uns dos outros nos momentos difíceis e que tal situação deveria ser aplicada também em época de paz, e que mesmo sabendo que nem todos voltariam vivos, ele seria o primeiro da pisa em solo inimigo e o último a sair e que não abandonaria ninguém vivo ou morto, dando uma verdadeira lição de humildade, coragem e liderança.

Nos mostra durante todo o período das sangrentas batalhas que é um líder de princípios, que sabe o momento certo de delegar e o momento certo para tomar a rédea da situação.

O filme nos faz pensar que tipo de líderes nos somos, e o que realmente nos inspira para exercer a liderança. Vemos em nosso dia a dia lideres que em momentos de batalha “em extrema dificuldade” abandonam seus liderados.

Na guerra como na nossa vida apesar de momentos difíceis nos revela que tipo de pessoas “profissionais” nos somos. Nos mostra se somos ou não lideres, se somos dignos da confiança que a nos é depositada.

No filme, o comande apesar de experiente e corajoso, sabe respeitar seus medos e seus limites, inclusive os limites emocionais. Porém, tem coragem para quebrar paradigmas e nome dos seus ideais e principalmente em respeitos aos seus liderados. Seu exemplo inspira outros homens durante toda a trama.

Por fim, entendo que o filme nos mostra que mesmo achando que a guerra pode estar perdida os bons líderes devem inspirar seus liderados a avançar com técnica, paixão, honestidade. Um bom líder deve ensinar que vencer os próprios medos é mais importante que vencermos nossos inimigos.

Aluno: Edinaldo Pereira Júnior

RA: 1404118

...

Baixar como  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »