TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Filme GARAPA

Exames: Resumo Do Filme GARAPA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  9.346 Visualizações

Página 1 de 4

Garapa é o título do filme/ documentário do diretor José Padilha, que tem como tema a fome e a miséria extrema, mostrados pela visão de quem é assolado por ela todos os dias, e esta em uma completa situação de abandono. Mostra a história sofrida de três mulheres, Rosa, Lúcia e Robertina, que tem como único objetivo de vida garantir a refeição seguinte dos seus filhos, que já se encontram em estado de desnutrição,.

Embora esteja centrado em três famílias nordestinas a história é muito mais ampla e de uma abrangência global, pelos dados apresentados a fome no mundo afeta um em cada sete seres humanos no planeta , ou seja, em torno de 963 milhões de pessoas.

Nos personagens o que os marca é o extinto de sobrevivência , são pessoas sem sonhos ou ambições. Vivem em meio a porcos e moscas, em casas sem pavimentação , água encanada, esgotos e nem mesmo banheiros sanitários . Uma das personagens chega a admitir que defeca em sacos plásticos para em seguida joga-lo no lixo da rua.

A cana de açúcar por sua vez assume um papel ambíguo no documentário, considerada salvadora, pois é do caldo dela extraído(garapa), que as mães matam, temporariamente, a fome das crianças, e por outras vezes devastadora, pois é usada como refúgio à embriaguez dos pais de família. Homens sucumbidos ao fracasso e à impotência , tolerados apenas por suas esposas que representam a única forma de prazer possível e gratuito: o sexo. Fora isso não possuem papel social algum, pelo contrario , reagem de forma violenta quando percebem que já não são os provedores de seus núcleos familiares.

Infelizmente o que se observa é que estas famílias se proliferam de forma desordenada, pois não há a devida assistência, muito menos controle de natalidade.No final é possível constatar que a sobrevivência é matriarcal, pois já é da natureza feminina , nas horas difíceis, arranjar forças , não se sabe da onde, para transformar o desespero em fome de luta e vigor. O homem, por sua vez, é reduzido ao nada, impotente e fraco, não se sabe se por desleixo ou circunstâncias

Uma coisa é certa, em momento nenhum Padilha busca aliviar a situação encontrada na realidade, tudo é apresentado de forma completamente desnuda. Segundo o autor , a intenção do filme foi fazê-lo de forma mais simples possível , com o mínimo de alegorias e informações que estivessem além da real história daquelas famílias , sendo que o objetivo do filme é mostrar para o publico em geral qual o impacto que a insegurança alimentar tem na vida das pessoas que estão na situação apresentada, um dos motivos pelo qual o filme foi engendrado em preto e branco..

O filme nos toca pelo que tem de doloroso e exasperante, não se tratando apenas de registrar as condições penosas de existência , mas vê-las no cotidiano, repetidas e repetidas até a exaustão. É um filme que procede primeiramente pelo choque e, em sequencia , pela saturação. Vemos a “saga” das três famílias em busca de alimento, no dia a dia, à cada vez que o sol se levanta. O desafio, em especial das mulheres, é encontrar algo que possa servir para nutrir seus filhos, isso até que o sol se ponha, e no dia seguinte, tudo tenha que recomeçar.

Para aumentar a penúria, as relações familiares são por muitas vezes abaladas e agravadas pelo alcoolismo dos maridos, ou pela falta de um projeto de viável de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com