TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Filme Maré Vermalha

Dissertações: Resumo Do Filme Maré Vermalha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

O filme Maré Vermelha, do diretor Tony Scott, retrata uma interessante história de um submarino americano em um previsto ataque aos navios russos, no contexto da guerra fria. A abordagem do filme agrega aspectos da administração de modo que explicitam tipos de liderança, processos decisórios, lidando com decisões programadas e não programadas, entre outros tópicos.

Pode-se perceber a existência de um militar flexível e outro tradicional, os quais sofrerão atritos e disputas pela liderança, juntamente com a discordância nas decisões aos dois exigidos, além da questão do preconceito – sofrida pelo personagem Hunter já que é mais jovem e, principalmente, por ser negro.

Em se tratando dos processos decisórios, das tomadas de decisões a partir do surgimento de um problema, podemos relacionar algumas situações do filme com teorias administrativas. A princípio nota-se a diferença do líder autocrático, que faz suas próprias decisões não as delegando aos seus subordinados, encontrado na figura do capitão Hackman. E, de outro lado, a existência de um líder com caráter mais democrático (Hunter) que dá a seus subordinados um grau maior de atuação. A partir de então se observa a divergência de ideias e a consequente falta de consenso nas decisões.

Outra vertente do filme é marcada pelas tomadas de decisões programadas e não programadas. A primeira que é proveniente de certo estudo e planejamento é caracterizada por possuir maior estabilidade e certeza em sua utilização, pode ser representada pela escolha do sub capitão em aguardar a espera do sinal para decidir se lança ou não os mísseis, visando não cometer erro. A decisão não programada é aquela em que se decide logo no surgimento do problema e deve ser rapidamente escolhida, pode trazer consigo consequências drásticas. É representada, por exemplo, pela escolha de se trancar o compartimento inferior, que acaba por matar três pessoas da tripulação.

Conclui-se que as tomadas de decisões são necessárias em diferentes situações e que se necessita de certa presteza, segurança e conhecimento para estabelecê-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com