TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Filme Somos Herois

Ensaios: Resumo Do Filme Somos Herois. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO APOENA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL LTDA

PERSPECTIVAS DA ADMINISTRAÇÃO

MACAPA

2014

ACADEMICOS

ANTONIO DE JESUS MARTINS

DINALDO PEREIRA TRINDADE

ELIANA SOUSA DA GAMA

KÁTIA DA CONCEIÇÃO BENJÓ

MARIA DO SOCORRO SANTOS MARTINS

ROSIRES COSTA SANTANA

SANDRA REGINA CARLOS SILVA

SHEILA BORGES

PERSPECTIVAS DA ADMINISTRAÇÃO

Trabalho em grupo apresentado como requisito parcial avaliativo da disciplina Administração Contemporânea do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, orientado pelos professores:Herlígenas Corrêa de Oliveira Araújo, Arivaldo Leite e Silvia Gomes.

MACAPÁ

2014

1 INTRODUÇÃO

A intenção deste trabalho é mostrar a administração e suas perspectivas, que vem se desenvolvendo constantemente ao longo do século. Novas ferramentas de gestão surgiram e tornaram-se manias mundiais, mas logo desapareceram. No entanto, alguns valores essenciais como a ética, o trabalho em equipe e o planejamento estratégico e a gestão empresarial continuam fortes, além de outros novos, e diversos mecanismos de aprimoramento gerencial, não deixando de analisar aspectos que evidenciam um novo período onde surgem conceitos e diferentes situações que exigem um novo perfil de liderança, implementar métodos para desenvolver a criatividade gerencial e alcançar metas grandiosas são desafios da administração do século XXI.

Diante destes fatores e muitos outros que nascem em consequência desta realidade à tarefa administrativa vem se tornando cada vez mais incerta e desafiadora

2 PERSPECTIVA NA ADMINISTRAÇÃO

É a forma ou maneira sob a qual algo se apresenta ou é visto. Que se espera ou se acredita que vai acontecer no futuro. No final do século XX, a administração e as organizações estão sofrendo grandes transformações. As empresas privadas operam dentro de um contexto extremamente competitivo e precisam aperfeiçoar continuamente sua eficiência, fazer mais, com menor quantidade de recursos. Por causa disso, as organizações deixaram de ser grandes empregadoras de mão-de-obra, tanto de trabalhadores especializados, quanto de gerentes. Esta tendência tem forte impacto sobre as expectativas da sociedade. Na era da Globalização essa perspectiva na ciência administrativa deverá ser possível representar um objeto - a organização - por meio de um conjunto de regras que permitam uma descrição satisfatória e garantam certo distanciamento para àquele que elabora a representação. Nesse contexto, adotaremos a perspectiva de processo que oferece bons elementos para a aproximação e a análise do ambiente organizacional, bem como dos resultados das práticas administrativas.

Na medida em que a administração se defronta com novos desafios e novas situações que se desenvolvem com o decorrer do tempo, as teorias administrativas precisam adaptar para sobreviver diante de um mercado cada vez mais instável e em constante mutação tecnológica.

A prática da administração precisa focar em alguns pontos principais: mudanças no mundo dos negócios, crescimento e expansão das organizações, atividades que exijam mais conhecimentos em diversos setores.

2.1 O FUTURO DAS ORGANIZAÇÕES

No futuro, o administrador terá uma grande tarefa pela frente, como, por exemplo, deverá resolver problemas muito mais complexos e de forma muito mais rápida. A competição será cada vez mais acirrada, de modos que ele tenha muito mais atenção às necessidades dos clientes, dos fornecedores e da empresa em si. Em suma, deverá ser mais dinâmico, ágil e esperto no mundo dos negócios. Sendo que será necessário romper com o passado, deixar de lado alguns conceitos e experiências tradicionais e criar novidades e soluções criativas para dotar as suas empresas.

Olhando o futuro das organizações veremos o surgimento de novas arquiteturas organizacionais adequadas ás novas demandas da era pós-industrial.

O futuro de uma administração organizacional está na capacidade de criação, adaptação e inovação. A grande maioria das empresas não se preocupa com a inovação. É nesse ponto que mora o perigo: uma empresa pode até se estabilizar e conseguir um mercado estável para seus produtos e serviços mais se ela não se preocupar em inovar e criar, e se esse não for um dos focos da sua política de administração, com certeza vira uma empresa mais dinâmica e inovadora para tomar o seu mercado

Segundo Chiavenato (2004, p.465) são necessários cincos princípios básicos para ser um líder visionário.

2.2Os cincos princípios da Liderança Visionaria

2.2.1 Desafio do processo: seja um pioneiro, encoraje a criatividade e a inovação e apoie as pessoas com ideias e sugestões. Oriente, norteie, impulsione as pessoas, faça-as cometer erros e aprender com eles. Faça com que saiam da monotonia e rotina e agreguem valor à organização.

2.2.2 Seja entusiasta: inspire as pessoas como seu entusiasmo pessoal e procure compartilhar uma visão comum. Transforme o trabalho em algo agradável e produtivo, que traga orgulho e entusiasmo.

2.2.3 Ajude as pessoas agir: seja um criador de equipe e apoie o esforço e talentos das pessoas, transfira a ela as discussões sobre objetivos e metas as decisões importante.

2.2.4 Dê exemplos: utilize um métodos de papel consistentes que as pessoas possam e desejam desempenhar. Transparência e objetividade são os meios principais para isso.

2.2.5 Celebre as realizações: traga emoção ao local de trabalho e junte a mente e o coração nas tarefas diárias. Reconheça e festeje e congregue as pessoas, faça de sua equipe um verdadeiro time integrado e coeso.

Segundo Chiavenato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com