TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Filme Tropa De Elite

Monografias: Resumo Do Filme Tropa De Elite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2014  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  1.427 Visualizações

Página 1 de 3

Tropa de Elite, mostra uma visão vivida pelo grupo de policiais do Bope da cidade do Rio de Janeiro, com o pequeno mundo das comunidades cariocas. Nestes cenários podemos falar que se apresentam o Estado paralelo, tanto o formado pelos traficantes do filme: apresenta a a mesmo a corrupção do Estado, poder público oficial, ou seja, o ser Estado, por sua vez caminha a margem do Estado de Direito, com suas próprias regentes traficantes.

O ser humano é um ser sociável, desde da sua criação por uma questão de sobrevivência, aprendeu a viver em grupos, passando a maior parte da vida inserida em grupos diferentes, família, amigos, trabalho, igreja, e outros. A formação de um grupo é grande e variado, quando há um conjunto de pessoas motivadas por desejos similares juntos em tarefas especificas, portando de interesses em comum e transformando em uma base social, criando vínculos, passando a ser um referencial para vida facilitando a sua identificação com a formação de uma nova identidade. O filme é um resultado de processo histórico político- econômico brasileiro que causou; a construção do cidadão brasileiro, tornou- se duvidoso. Esta condição produz violência, muito bem relatada no filme , afeta diretamente os grupos sociais exibidos, que são a polícia e os excluídos dos outros. A violência tem um vínculo inerente com as relações culturais, que no Brasil está vinculada na diferença de classes sociais. Pois os direitos e deveres relevantes a cidadania se tornaram comum diante dos interesses particulares de grupos que podem ser merecedor economicamente, acaba levando ao terrível impacto entre estes grupos.

O filme Tropa de Elite mostra a banalização da violência, provocando a sociedade a ficar atenta a violência policial. A atuação do BOPE, Batalhão de Operação Especiais é uma polícia de Elite no Rio de Janeiro. O BOPE não é uma polícia treinada para os desafios na área de segurança pública. Ela foi criada para ser máquina de guerra, não foram criadas para lidar com ser humano, nem tão pouco controlar infratores. O filme foi escrito por ex-integrantes do BOPE com a intenção de ser coerente com a realidade do dia- a- dia.

Temos assim um grupo funcional, os grupos funcionais é uma grande parte existente na sociedade, pois tem um papel social primário que é considerado uma família. O filme se enquadra como um grupo funcional. Pois mostra como se da articulação dos principais elementos do quadro de segurança pública. Neste trecho temos uma cena de superioridade moral dos membros do BOPE, a ordem agressiva do capitão (Nascimento) para que a PM não interfira na ação que eles iniciara, ao ser chamado, por causa do seu bom preparo, para situações de risco (Não vai subir ninguém! Vai todo mundo ficar quietinhos ai!) grita o capitão com o dedo em posição apontada para os PMS.

Autuação de violência viola os direitos humanos. Todos são iguais perante a lei, sem destinação de qualquer natureza, garantindo- se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direto a vida, a igualdade e a liberdade, ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; (Brasil. Art. 5 inc.3, constituição federal 1988)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com