TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo critico do filme germinal

Por:   •  20/11/2015  •  Resenha  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  1.884 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO CRÍTICO DO FILME GERMINAL

Produzido em 1993 o filme Germinal, é baseado na obra romântica do francês Émile Édouard Charles Antoine Zola, de 1881. Todo o enredo é baseado na vida de pessoas que trabalham em minas de carvão em Montsou, uma pequena vila do norte da França  que dependia economicamente da mineração. O cenário demonstra como essas pessoas viviam em meio à miséria e a deterioração humana. 

Se comparado a outras obras literárias da época percebemos que este segue a linha do movimento realista – naturalista, onde a objetividade das decisões e os ideais propostos eram direcionados a grande massa popular, representada no filme pelos operários das minas. Algo comum a todas as obras naturalistas é o fato de a razão estar sempre acima da emoção, isso fica claro ao observarmos o quanto a influencia dos intelectuais europeus estava presente na vida destas pessoas, que mesmo diante de tanto sofrimento e humilhações, ainda permaneciam realizando suas funções. A ruptura no modo de vida da classe operária tem inicio com o surgimento dos novos ideais lançados pela teoria científica, positivismo, evolucionismo e o determinismo. Nesse período os escritores procuram narrar as relações entre os seres humanos, voltados para a realidade e costumes da época. O filme retrata fielmente o domínio da classe burguesa representada pelos proprietários das minas que detinham a força do trabalho (operários), os meios de produção (terras, minas, instrumentos de produção) e do produto do trabalho (carvão). O trabalhador é livre, mas isso fica apenas na teoria, na pratica precisam trabalhar para não morrer de fome.

Germinal caracteriza-se por retratar o momento histórico, os contextos social, econômico, político e cultural vivido pela França, bem como evidencia perfeitamente o processo capitalista, a expansão do capital e as opiniões existentes em relação às necessidades humanas. Refere-se ao processo de criação e amadurecimento dos movimentos grevistas e a uma investida por parte dos trabalhadores das minas de carvão do período em relação à exploração que sofriam. É muito importante enfatizar que todos os membros de uma mesma família trabalham nas minas, são crianças, jovens, adultos e idosos, todos trabalhando para conseguir sobreviver em meio à pobreza em que vivem. Os salários não são compatíveis com as horas de trabalho árduo a que se submetem. Fato este que podemos relacionar a determinadas regiões do nosso país em dias atuais. Até a morte é um problema para estas famílias, pois a falta de um trabalhador reflete diretamente na renda que serve de sustento para todos.

A mina é profunda, e o acesso é a ela é feito através de elevadores puxados por cavalos e carrinhos que descem com os operários, tudo feito de maneira rude e sem nenhuma precaução para possíveis acidentes, as condições de trabalho são inviáveis, nenhum operário possui equipamento adequado para o trabalho. Além das condições inadequadas, os operários adoecem com o passar do tempo, estes adquirem doenças pulmonares causadas pela inalação diária do pó do carvão. Novamente vou referir - me aos dias atuais, relacionando sobrevivência e doenças, hoje temos em nossa sociedade pessoas que trabalham em lixões para sobreviver mesmo sabendo dos riscos que correm. Sendo assim, podemos dizer que muito mudou, mas ainda temos vestígios de outras épocas que nos acompanham. Para algumas mulheres a situação era ainda pior, pois além do trabalho na mina muitas se prostituiam ou induziam suas filhas a fazê-lo, era uma maneira de pagar as dividas que eram adquiridas com o único comerciante local, este sempre disposto a permitir crédito, já que o pagamento frequentemente está atrasado. Desesperadas por não terem o que dar para as crianças menores acabam prestando favores sexuais em troca de comida. A fome causa-lhes desespero, as crianças pedem comida, pão e a água, e o pouco que ingerem causava-lhes cólicas abdominais, causada pelo mau armazenamento do pouco alimento que possuem. Novamente outra situação que se assemelha aos dias atuais, onde ainda encontramos mulheres que para não verem seus filhos passando fome, fazem do próprio corpo instrumento de trabalho e sobrevivência.

Retornando o enredo do filme, além da mina que serve como centro para todo o desenrolar da história, existiam outras que assim como aquela não permitiam melhores condições de vida ou trabalho. Ao serem questionados sobre seus patrões ou donos das minas a resposta era a mesma, ninguém sabia quem era, sabiam apenas que estes não estavam preocupados com o que acontecia dentro das minas ou com seus operários, a preocupação maior era com o setor  econômico, com a política que afetava seus lucros, e com as explosões de greves, que evidenciavam a lógica capitalista do acúmulo. Após um acidente o responsável pelo escoramento da mina é multado e acusado de ser responsável pelo acidente, além disso, os salários são diminuídos e a explicação para a redução é que os pedidos de ferro para exportação haviam sido suspensos.

O personagem Souvarine é quem dá início as mudanças na mina é um operário que chega a vila a procura de trabalho e acaba ficando, pois a pouco havia falecido um operário e como já foi citado anteriormente para os proprietários das minas era um prejuízo à diminuição da mão de obra, com o passar do tempo ele passa a estimular seus parceiros a criarem um fundo de reservas, neste cada um contribui com um determinado valor que será utilizado quando iniciarem a greve ideia dada pelo mesmo. No início os operários relutaram, porém depois de muito conversarem iniciaram a greve reivindicando aumento de salários e melhores condições de trabalho. Suas reivindicações são tratadas com o diretor geral da mina, mas não conseguem sucesso algum, o diretor possui argumentos que justificam a permanência e o funcionamento das minas, entre eles está o fato de as companhias estarem na mesma situação de precariedade dos seus trabalhadores, correndo risco de fecharem, com esse argumento se colocam como vítima das consequências da modernização dos meios de produção e busca fazer com que os operários culpem a economia do país pelos problemas que possuem. Esse é outro dado semelhante a nossa realidade atual, na qual são frequentes as reivindicações por melhores salários e direitos que garantam ao trabalhador uma vida digna. Como forma de represália a companhia contrata trabalhadores belgas para substituí-los e ameaça despedi-los caso a greve continue, alguns trabalhadores amedrontados retornam ao trabalho, outros permanecem firmes preferindo morrer a ter que abandonar a causa. Diante das ameaças o confronto torna-se inevitável, então os operários seguem até a mina e iniciam a destruição de alguns equipamentos como bombas, elevadores e outros, inutilizando-a temporariamente, além disso, agridem aqueles que permanecem trabalhando e o resultado é lamentável, alguns morrem. As mulheres por sua vez, também revoltadas com a situação aproveitam o momento para satisfazer sua vingança pessoal, dirigem-se a mercearia para fazer com que o proprietário pague por tudo que fez a elas. Este foge, mas não consegue ir até o fim da fuga, acaba caindo do telhado e é mutilado por uma das mulheres que ele abusou, é visível que esta atitude foi à reação de alguém que por muito tempo foi humilhada, a fúria e o desespero, demonstram a revolta contida no interior de cada uma delas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com