TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo da Planejamento de Recursos Humanos

Por:   •  20/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.892 Palavras (8 Páginas)  •  1.082 Visualizações

Página 1 de 8

Capítulo 1

Que é Planejamento de Recursos Humanos

1.1 Conceito Básico

1.2 Integração com o Negócio e os Objetivos da Empresa

1.3 Participação Gerencial

1.4 Dimensão do Tempo

1.1 Conceito Básico

Quando falamos em planejamento de Recursos Humanos, sabemos que é uma técnica voltada a Gerência de Pessoas.

Planejamento de Recursos Humanos é uma estratégia de abordagem em antecipar sobre o tipo de trabalho e talentos para atingir objetivo organizacional, e que se preocupa com o futuro da empresa.

Conforme o relato de Lucena (1995), planejamento de Recursos Humanos compreende o processo gerencial de identificação e análise das necessidades organizacionais de Recursos Humanos e o consequente desenvolvimento de políticas, programas, sistemas e atividades que satisfaçam essas necessidades, a curto, médio e longo prazos.

Elementos chaves que dimensionarão o planejamento estratégico de RH em uma organização:

- Objetivos

- Metas

- Projetos

- Processos

- Tarefas

Em uma organização onde todos processos, programas e atividades de Gestão de Recursos Humanos funcionam normalmente, chegar-se-á à conclusão que ao adotar o planejamento de Rh, a empresa utilizará uma estratégia garantindo sua evolução no mercado que atua.

1.2 Integração com o Negócio e os Objetivos da Empresa

Algumas das preocupações de uma empresa:

- Através do marketing, fazer chegar aos mercados seus produtos e serviços, fazendo com que haja aceitação.

- Deseja através deste intercâmbio com o mercado, o máximo de lucro para continuar seus investimentos e desenvolvimentos.

- Precisa se assegurar da existência e funcionamento de toda estrutura produtiva através da organização que inclui: recursos financeiros, tecnológicos e humanos, matéria-prima, máquinas, materiais diversos, ambiente físico, normas e procedimentos, etc.

O desempenho da empresa com seus departamentos especializados, para ter suporte necessário e sucesso no negócio, depende muito da alta visão administrativa, das decisões estratégicas e táticas que são tomadas.

É necessário no mundo moderno de instabilidade e incertezas, que as empresas se antecipem às mudanças futuras com o objetivo de obter os melhores resultados possíveis. Esse processo é chamado de Planejamento Estratégico.

O mundo de hoje é caracterizado por turbulência, inovações, atitudes empreendedoras, mudanças, conflitos, comportamento, personalidades também por um crescente grau de interdependência, complexidade que exigem mudanças de comportamento e adaptações.

Dentro desse contexto, o planejamento estratégico em Recursos Humanos é uma ferramenta utilizada para auxiliar os gestores.

As mudanças nas organizações, muitas das vezes não são desejadas, mas são necessárias para que haja flexibilidade e adaptação ao se confrontar com demandas de transformação que precisam ser feitas em curto prazo, isso provoca a busca constante de novas técnicas e métodos diferenciados, a velocidade das mudanças especialmente representada pelos contínuos aperfeiçoamentos, a aplicação de técnicas de gestão moderna exigem competências específicas, e estas devem ser estimuladas no ambiente formal de aprendizagem.

Dentro do enfoque organizacional, o Planejamento de Recursos Humanos Integrado ao Planejamento Estratégico, visa dimensionar a quantidade e a qualidade dos Recursos Humanos exigidos, comportando, de forma integrada, duas dimensões: uma de ação imediata e outra, de ação futura.

- A dimensão de ação imediata – Chamada de Planejamento Anual do Trabalho, normalmente formulada para período de um ano, cujo objetivo é firmado com data certa, os empregados são avaliados dentro de um período estabelecido, dentro dos prazos definidos para que os resultados planejados sejam alcançados.

- A dimensão de ação futura - A visão panorâmica da linha evolutiva da sucessão adequada para a alta administração, para as gerências e funções críticas da empresa, baseada na competência, no desempenho e no potencial. Na análise de suas projeções futuras, são formulados Planos de Sucessão e Planos de Desenvolvimento, que são alimentados pela Avaliação de Desempenho e de Identificação de Potencial. São reexaminados os perfis profissionais, o desenvolvimento no negócio, que são as exigências impostas pelas mudanças a serem introduzidas na empresa. 

1.3 Participação Gerencial 

Á área de RH vem assumindo as características de área prestadora de serviços e assessoria às gerências das organizações, respondendo às necessidades gerenciais com qualidade e pontualidade, através de programas, atividades e informações que atendam as essas necessidades. O gerente é permanentemente direcionado a considerar aspectos de produtividade, qualidade, novas aplicações tecnológicas, mudanças organizacionais e nos conteúdos dos cargos, e novas abordagens de mercado, que exigem iniciativas criativas e inovadoras. Essas exigências faz com que os empregados sejam capacitados, competentes e comprometidos, tornando a ferramenta vital de sobrevivência das empresas.

O gerente precisa entender e aceitar que a dinâmica de mutação constante do RH no ambiente de trabalho, é uma forma de evolução no processo  de adaptação do RH ao ambiente de trabalho, fazendo com que os empregados se sintam motivados, e consequentemente prontos para aceitarem mudanças.

O gerente precisa ter comprometimento para implementar sua dinâmica de trabalho e realizar as tarefas que estão sobre sua responsabilidade, sabendo tratar sua equipe, tendo autonomia para cobrar o desempenho, a qualidade de contribuição de cada empregado, conhecer o talento de cada um, ter planos, iniciativa e ser participativo.

1.4 Dimensão do Tempo

Em RH, a prática de levantamento e análise de necessidades, feitas com uma certa antecipação, não é comum. Costuma-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com