TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Artigo sobre FindBugs

Por:   •  13/11/2017  •  Abstract  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do Artigo

“Examining the Relationship between

FindBugs Warning and App Ratings”

João Francisco de Oliveira Batista

Link para o artigo: http://ieeexplore.ieee.org/document/4602670/

Introdução

Este artigo trata sobre uma ferramenta open source que é muito forte utilizada para identificar bugs em softwares/aplicativos, chamada FindBugs. Essa ferramenta é capaz de identificar mais de 400 tipos de bugs e é muito importante para os desenvolvedores de software pois podem trabalhar em cima dos bugs encontrados antes mesmo de lançarem o produto, ou caso venha a ocorrer novos bugs durante a implementação de uma nova função  para seu projeto.

Esse estudo foi realizado com a ferramenta FindBugs em dez mil aplicativos Android grátis para download na GooglePlay. No GooglePlay é possível que pessoas que baixaram e utilizaram o aplicativo façam avaliações sobre eles e podendo ainda deixar comentários sobre o que menos os agradou durante o uso. Com isso, esse estudo foi produzido com o intuito de levantar dados com a relação de número de bugs, em oito categorias em específico: bad practice, correctness, internationalization, malicious code vulnerability, multithreaded correctness, perfomance, security e dodgy code, com a baixa avaliação presente na GooglePlay.

Comentários

Como dito acima o FindBugs é uma ferramenta de identificação de bugs, assim cada aplicativo foi baixado e executado no FindBugs com a mesma configuração. Foi usado diferentes métricas para o estudo, como sendo: número de warnings(alertas) por centenas de linhas de código, número de alertas em cada uma das oito categorias e nomes de classes que o erro aconteceu. Para ajudar na coleta de dados, além dos resultados obtidos no FindBugs eles também utilizaram dos comentários e notas que os usuários deram aos aplicativos.

O foco deste estudo é encontrar o maior número de warnings provenientes de aplicativos com baixa avaliação para que os desenvolvedores pudessem entender os motivos de tais baixas classificações seu aplicativo estava recebendo pelos usuários.

Nos resultados deste estudo foram utilizados a mesma quantidade de aplicativos com avaliações baixas e avaliações altas, dois mil e quinhentos em cada. Foi utilizado a métrica de MWU para comparar a densidade dos alertas para cada uma das oito categorias. Nos aplicativos com avaliações mais baixas o FindBugs reportou uma maior quantidade de erros que pertencem às categorias: bad practice, internationalization e perfomance. Já analisando os comentários dos usuários destes aplicativos foi possível relatar que a maioria das avaliações negativas se davam por causa destas três categorias identificadas pelo FindBugs. Focando nos comentários em que os usuários reclamavam da perfomance do aplicativo, foi possível verificar que mais de 10% dos comentários eram relacionados a esta categoria. O mais interessante é que os aplicativos que tinham maiores avaliações eram os que tinham o maior número de comentários correspondente às três categorias verificadas.

Com isso é possível perceber que o número de warnings que o FindBugs relata não é afeta diretamente a avaliação do aplicativo, uma vez que foi constatado que houve um maior número de comentários de usuários reclamando em aplicativos com maior avaliação do que aqueles com menor avaliação. Mas também não é válido dizer que resolvendo os bugs que o FindBugs encontrou que o aplicativo terá avaliações maiores, mas também não é por conta disso que os desenvolvedores não devem confiar na ferramenta para utilização durante a implementação do seu aplicativo, é importante sim fazer a utilização desta ferramenta, uma vez que a mesma é gratuita fazendo com que o desenvolvimento possa ser de maior qualidade com um custo baixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com