TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro Viva com Esperança

Por:   •  2/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.246 Palavras (13 Páginas)  •  1.320 Visualizações

Página 1 de 13

VINÍCIUS RESENDE CREMASCO – RA 57353 – 6 SEM ADM A

Resumo do Livro Viva com Esperança

Prefácio

Saúde e Bem-Estar

Princípios para uma vida sem limites.

A lista das pessoas mais velhas nos tempos modernos, nos mostra uma variação entre 113 a 122 anos, muitos centenários podem surgir no futuro, a medicina considera nossa vida longa nas próximas décadas. A longevidade depende, em grande parte do estilo de vida, a busca pela saúde é um desafio diário para todos. O mercado farmacêutico global fatura mais de US$ 10 bilhões por ano e tem uma grande margem de lucro na faixa de 30%, além de empregar milhares de pessoas, porem há uma carência de mais de 4 milhões de médicos e enfermeiros e outros profissionais relacionados a saúde. Pesquisas apontam um crescimento de 5,6 milhões de vagas de emprego até 2020. A saúde e necessidade de todos tanto ricos quanto pobres.

Quando falamos de saúde, pensamos em todas as dimensões, seja física, mental e espiritual, temos como dever otimizar essas três dimensões. Minimizar ou prevenir problemas é de extrema importância quando, vivemos em um lugar que se tornou tão complexo, perigoso e doente. De fato, sem saúde a maioria das coisas não tem relevância. Devemos investir em conservação da boa saúde. Afinal somo mais valiosos do que parece, o corpo humano segundo a revista Wired, estima que o valor monetário seja de extraordinários US$ 45 milhões, a nossa forma racional, com capacidade de amar, expressar sentimentos e experimentar as maiores alegrias da vida nos torna muito mais valiosos.

Para melhorara a saúde e encontrar a felicidade total é necessárias algumas mudanças, começando com pequenos passos, aumentar a qualidade de exercícios ou reduzir açúcar e alimentos refinados ou então descansar mais, com essas alterações a capacidade de tomar decisões saudáveis se tornará bem mais forte e aumentará a energia.

Em nossa vida terrena, mesmo se esforçando para melhorar e seguir os bons princípios de saúde é inevitável escapar da sombra da morte, porem quando encontrarmos Deus nasce a esperança.

Capitulo 1

O Segredo da Vida Plena

Você foi planejado para ser feliz

Não podemos ter uma vida plena e saudável sem conhecer a nossa origem e osso propósito, vaias teorias e história foram criadas para explicar a nossa origem. Em contraste com várias teorias e histórias criadas por homens, a visão bíblica é a explicação mais racional e esperançosa. As Escrituras retratam a formação da vida com ato direto do Criador. A premissa da ciência considera os seres vivos da terra meros acidentes. Porem Deus formou adão do pó da terra e assoprou sobre ele folego de vida, ato de intimidade que transformou o ser humano na única criatura a imagem de Deus.

Descobertas cientificas revelam que diversas constantes da física em fina sintonia que não permitem o menor desvio sem tornar impossível a nossa existência. Se a proporção da força do eletromagnetismo e da gravidade fossem alteradas em 1/1040 não estaríamos aqui. Vários outros fatores estão em sintonia fina no cosmos, e eles precisam ser exatamente como são, pois, caso contrário a humanidade não teria sido criado. Todavia, tais coincidências ajudam a confirmar aquilo que Gêneses nos ensina, existimos num mundo que esperava por nós, o ponto base para a nossa saúde e felicidade é o proposito, e vemos que tem um grande proposito citado em Gênesis. Pois revela quem somos.

O ponto de vista bíblico é especialmente vital na busca por saúde, cura e felicidade, a mente e o corpo são aspectos inseparáveis de nossa existência. Saúde inclui todos os pontos do nosso ser.

Fomos criados de um modo especial e admirável, a nossa existência e um milagre para louvar a Deus. Porem somos seres pecadores em um mundo caído, por isso estamos sujeitos a morte e doenças. Somos administradores do dom da vida, e nossa tarefa e viver com saúde em abundância, a fim de honrar o Criador.

Capitulo 2

Alimentação Milagrosa

Coma melhor e viva mais

É necessário cuidar do nosso corpo da melhor maneira possível, assim como não colocamos qualquer tipo de combustível em um carro de luxo, não devemos ingerir nutrição inapropriada em nosso corpo, afinal ele é bem mais valioso do que um automóvel.

Uma dieta equilibrada nos prove os nutrientes necessários para o crescimento, a conservação e a energia. Quando ingerimos alimentos inapropriados nosso corpo sofre, e fica com carência de nutrientes vitais, aquele que nos fez se importa com a nossa saúde. A nossa alimentação é importante, proporcionamos energia ao corpo por meio dos alimentos que escolhemos comer, podemos dividir os nutrientes que o corpo necessita nas seguintes categorias: Carboidratos, devem se originar de fontes ricas; Proteínas, todas as células do corpo contêm proteínas; Lipídeos, são fontes concentradas de energia as gorduras; Vitaminas, componentes orgânicos essenciais da alimentação; Minerais, são vitais para a saúde, Antioxidantes e fito nutrientes, protegem o corpo de doenças e de alguns efeitos de envelhecimento.

Devemos basear nossa dieta em alimentos sabiamente escolhidos e deixados pelo Criados, dentro das categorias a seguir é fácil suprir a necessidade nutricional que temos: Cereais e grãos, frutas e verduras, legumes, castanhas e sementes, gordura, óleo, doces e sal. Os cientistas reconhecem que a alimentação de origem vegetal deve formar a base da alimentação saudável.

Em uma alimentação saudável, temos que seguir os seguintes princípios; Variedades, qualidade, moderação, abstinência.

Capitulo 3

O Peso da Obesidade

Mude o estilo de vida e evite riscos desnecessários

Milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem com doenças cardíacas, canceres, doenças respiratórias e diabetes, elas têm quatro fatores de riscos em comum, consumo de tabaco, sedentarismo, ingestão de álcool e alimentação prejudicial. Um dos problemas mais sérios hoje em dia é o excesso de peso, segundo a Organização Mundial de Saúde, morrem cerca de 2,8 milhões de pessoas por ano, por estarem acima do peso.

A mídia anuncia vários modos para perda de peso milagrosa, o melhor e mais seguro é a mudança radical do estilo de vida. Um dos problemas mais comum resultante da obesidade é a diabete, quase 350 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes. A diabete e uma doença crônica na qual a quantidade de açúcar transportada pelo sangue não e regulada como deveria. Isso pode levar dano aos vasos sanguíneos o que por sua vez pode provocar ataque cardíaco, derrame e falha renal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com