TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ritos de Iniciação

Por:   •  30/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  4.860 Visualizações

Página 1 de 7

Índice

1.Introdução        

1.1. Contextualização        

1.2. Objectivos        

1.2.1. Objectivo Geral        

1.2.2. Objectivos específicos        

1.3. Metodologia        

2.Fundamentação Teórica        

2.1. Definições        

2.2. Xi Sena        

2.2.1. Os Senas        

2.2.2. A Tradição do Povo Sena        

1.      O Nascimento: Mabzuade        

2.      Thati: 40 dias Depois de Nascimento        

3.      Ritos de Iniciação de Raparigas e Rapazes        

2.3. Importância dos ritos de iniciação        

3.Conclusão        

4.Referencia bibliográfica        

1.Introdução

O presente trabalho foi realizado pelas estudantes do 1ºAno do Curso de Psicologia Clinica e Assistência Social – II Semestre, o mesmo tem como tema: Ritos de Iniciação na província de Sofala.

Falar de ritos de iniciação é um conjunto de cerimónias religiosas diferentemente regulados, segundo as diversas comunhões ou em diversas sociedades. São cerimónias de carácter tradicional e cultural praticado nas sociedades africanas que visa preparar o adolescente para encarar a outra fase da vida, isto é, a fase adulta.

Os ritos de iniciação são instituições culturais praticadas nas zonas centro e norte de Moçambique. Portanto, é comum afirmar-se que são constituintes dos direitos culturais, que são uma das importantes dimensões dos direitos humanos. O presente trabalho se focalizar mais na descrição dos ritos de iniciação na província de Sofala especificamente do povo Xi Sena

1.1. Contextualização

Quando estudamos os ritos de iniciação constatámos que pelo que ensinam e pelo modo como são transmitidas as aprendizagens, as crianças do sexo feminino e do sexo masculino aprendem a distinguirem-se e a adoptar práticas que lhes condicionam o acesso a direitos. Ou seja, os ritos de iniciação têm uma primeira função que é de formar identidades, de nos dizer o que está certo e errado no nosso comportamento. Neste sentido, os ritos são apresentados como verdades que não podemos questionar sob pena de estarmos a violar “a nossa cultura”.

A duração dos ritos varia com o grupo etnolinguístico e com o estatuto social das famílias. O que observamos é que, de forma geral, os ritos dos rapazes são, mesmo nas capitais provinciais, mais longos, cerca de um mês, e mais breves os das raparigas, muitas vezes apenas entre três a sete dias, mas também encontrámos ritos femininos com a duração de um mês. A explicação que nos foi fornecida para o encurtamento dos ritos é que as famílias não têm dinheiro e matronas e mestres e outros agentes exigem valores altíssimos para fazer as cerimónias, o que indicia uma certa mercantilização dos mesmos. No presente trabalho falaremos do como as tradições ma-sena realizam seus ritos de iniciação.

1.2. Objectivos

1.2.1. Objectivo Geral

Estudar descritivamente os ritos de iniciação na província de Sofala – os Xi Sena

1.2.2. Objectivos específicos

Compreender o significado dos ritos de iniciação dos Xi Sena

Conhecer a importância dos ritos de iniciação dos Xi Sena

Descrever como são feitas estes no sexo feminino e masculino nos Xi Sena

1.3. Metodologia

Para execução deste trabalho, inicialmente foi realizada pesquisa bibliográfica, fazendo levantamento do material sobre o respectivo tema, tendo como objetivo buscar mais conhecimento inerente ao tema, podendo perceber como decorrem os ritos de iniciação na província de Sofala, especificamente na cultura xi-Sena.

2.Fundamentação Teórica

2.1. Definições

A antropologia é comumente definida como o estudo do homem e de seus trabalhos. Assim definida, deverá incluir algumas das ciências naturais e todas as ciências sociais; mas, por uma espécie de acordo silencioso, os antropólogos tornaram como campos principais o estudo das origens do homem, a classificação de suas variedades e a investigação da vida dos chamados povos primitivos (LINTON apud MELLO, 1986 p. 18.).

Cultura é este conjunto complexo que inclui conhecimento, crença[1], arte, lei costumes e várias outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. (LEVI-STRAUSS, apud MELLO 1986, p. 397).

Segundo Tylor, Pai da Antropologia Moderna (1871) Cultura – conjunto complexo que envolve conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes e varias outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade;

Ou é um conjunto de actividades e modo de agir, costumes e instruções de um povo, ou meio pela qual o homem se adapta as condições de existência transformando a realidade.

Rito - é um conjunto de cerimónias religiosas diferentemente reguladas, segundo as diversas comunhões ou em diversas sociedades.

2.2. Xi Sena

A Língua XiSena vulgarmente conhecida por Sena é uma das línguas bantus mais falada em Moçambique (antiga colonia portuguesa em Africa, pais localizado na parte Austral de Africa e faz fronteira com o Africa do Sul, Zimbabwe, Malawi, Tanzânia e Zâmbia). Das 11 províncias moçambicanas o XiSena é falado em 4 províncias nomeadamente Sofala, Zambeze, Manica e Tete. A língua sena é falada no Centro do país contemplando cerca de milhões de pessoas. Moçambique tem actualmente cerca de 22 milhões de habitantes.

2.2.1. Os Senas

Ocupam os senas toda área compreendida pelas terras marginais do rio Zambeze, desde Tambara (Manica), circunscrição de Chemba (Sofala), ate ao delta do grande rio, concelho do Chinde (Tete e Zambézia), com excepção[2] de uma pequena faixa correspondente a área do Posto Administrativo de Ancuaze, que é habitada por indígenas que se dizem pertencer ao grupo dos Maganjas e que tem características muito distintas na indone e nos hábitos.

Os senas descendem de um grupo de indinas conhecidos por ba-sengas oriundo dos mucaranjas, que desceram do norte para o vale do Zambeze, onde se fixaram. MARQUES (1960:13).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (125.7 Kb)   docx (346.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com