TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roma A Vida e Os Imperadores

Por:   •  15/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 3

Roma- A Vida e os Imperadores

 A Casa Fiat de Cultura expõe cerca de 370 peças e obras, todas originais e inéditas no Brasil, que recontam parte da trajetória de um dos maiores impérios da historia. As peças vieram de quatro museus italianos. São obras do primeiro século antes de cristo encontradas em escavações que representam fatos e personagens da sociedade romana.

Logo na entrada nos deparamos com a estátua do imperador Calígula com os seguintes dizeres: “Deixe que nos odeiem contanto que nos temam”. Ao entramos na exposição nos deparamos com uma historia rica em detalhes e grande em magnitude e importância. O império Romano contribuiu significativamente para o desenvolvimento do direito, governos, arte, literatura, arquitetura, tecnologia, religião e linguagem no mundo ocidental.

A beleza muito valorizada pelos romanos pode ser encontrada em todas as obras da mostra. Luxo e requinte era para os romanos uma virtude.  

Com textos didáticos a mostra nos transporta a um tempo passado exprimindo toda herança cultural deixada pelos romanos. É possível conhecer um pouquinho do dia a dia dos romanos daquela época, através das cerâmicas, objetos e pinturas em paredes.

Entre os destaques, estão três paredes com afrescos da Vila de Pompéia, escultura de Calígula, as estátuas de Júpiter, de Lívia esposa de Augusto e da deusa Isis, a Cabeça de Júlio César em mármore, máscaras teatrais, Armaduras dos Gladiadores, Desenhos do Coliseu, uma Lamparina de Ouro e muitas joias.

Durante a visita o publico pode interagir contemplando a vastidão do império romano em seu auge, com interface que possibilita a visualização dos limites do império antigo sobre o mapa político do mundo atual. Uma projeção interativa banha os visitantes numa chuva de moedas de ouro, simbolizando a importância das moedas para o império romano.

Subdividida em módulos-(O mundo de César e Augusto; O mundo de Nero; Vida no Império: o cotidiano das famílias romanas e O império multiétnico). A exposição nos mostra de forma cronológica o cotidiano da sociedade da época, retratando costumes, vida social e familiar, religião, trabalho e seus principais personagens.

O mundo de César e Augusto: retrata a dinastia, a vida e o legado de Júlio César. A guerra dos romanos e a conquista da Gália. Faz referência a Augusto, à religião e à fundação da cidade.

O mundo de Nero: demonstram-nos que o luxo e riqueza marcaram o governo do imperador Nero. O império de Roma consolidou sua onipotência, através da ostentação de joias, ouro e prata.

Vida no Império: o cotidiano das famílias romanas: vemos a rotina dos romanos sendo representadas em sua arquitetura, atividades domésticas e nos jogos do Circo e do Coliseu.

O império multiétnico: retratam as mudanças religiosas e culturais na sociedade romana proveniente da miscigenação de povos, decorrentes das varias dominações em diferentes regiões.

Paralelamente à exposição, uma série de palestras temáticas são realizadas em dias específicos e  filmes são exibidos retratando a história de personagens, costumes e tradições do império romano.

O fato é que nenhum povo acumulou tantas conquistas como o romano. Sua glória é retratada nessa maravilhosa mostra e nos faz refletir sobre a influencia romana na vida das sociedades ocidentais. Todas as obras nos contam uma história. Reúnem no seu todo, as dimensões humanas:- emotiva, racional, mística e corporal. Proporcionando um entendimento de mundo, enriquecendo nossos conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com