TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Percepção dos Trabalhadores sobre Intensidades e Exigências no Ambiente de Trabalho

Por:   •  22/5/2015  •  Resenha  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3
  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo analisar, com o apoio de ferramentas e modelos

estatísticos, a pesquisa sobre a Percepção dos Trabalhadores sobre Intensidades e Exigências no Ambiente de Trabalho na cidade do Rio de Janeiro. Para tal, iniciamos com o entendimento dos dados, incluindo a definição dos indivíduos, além da apresentação da tabela de dados. Na sequência, analisamos cada uma das variáveis

separadamente quanto a sua forma de distribuição, a partir de gráficos.Também buscamos comparar as análises efetuadas para cada variável por subcategoria. Não será possível realizar a análise de séries temporais, já que se trata aplicação única da pesquisa, tal análise será possível a partir de futuras aplicações do mesmo instrumento nesta mesma população.

  1.  ENTENDENDO OS DADOS  

Para obtenção de dados foi aplicado o “Formulário Completo de Coleta de Dados” (anexo 1). Para este estudo foram selecionadas 15 perguntas referentes ao tema apresentado, para serem respondidas através de “múltipla-escolha”, ou seja, o entrevistado marcava apenas 1 opção de resposta, das 5 apresentadas.

2.1  OS INDIVÚDUOS

Os indivíduos dessa análise foram 30 trabalhadores ativos, com idade a partir de 18 anos, numa população total de 39 indivíduos, ou seja, obteve-se 76,92% de indivíduos respondentes. Todos os formulários respondidos fora considerados válidos, pois continham preenchidas todas as variáveis categóricas (escolaridade, sexo, faixa etária, tempo de empresa, exigências no ambiente de trabalho). A partir deste percentual de participação pode-se considerar a amostra estatisticamente significativa. Todos os indivíduos participantes da pesquisa possuem regime de contrato CLT no formato de “horistas”, com atividades essencialmente ligadas à administração. Além das respostas fornecidas na pesquisa não é possível identifica os indivíduos já que se trata de pesquisa anônima.

2.2. A TABELA DE DADOS

[pic 1]

[pic 2]

3. ANÁLISE EXPLORATÓRIA

3.1 Sexo

[pic 3]

Temos uma população com predominância Feminina (60%).

3.2 Faixa Etária[pic 4]

A grande maioria (43%) dos indivíduos pesquisados informou que sua faixa etária varia de 18 à 25 anos.

3.3 Grau de Escolaridade

[pic 5]

A grande maioria dos indivíduos pesquisados (33%) informou que possuem o Ensino Superior Incompleto.

3.4 Tempo na Função Atual

[pic 6]

Nos indivíduos que informaram o tempo na função Atual, observamos que boa parte de população (33%) está na mesma função entre 1 e 4 anos. E outra boa parte (30%) também atua na mesma função entre 5 e 9 anos. O que denota 2 grandes grupos existentes nessa população.

3.5 Outras Análises com base na Pesquisa

* Frequência de Tomada de Decisões no trabalho

De acordo com a pesquisa, 36,6% dos entrevistados, precisam tomar decisões em seu ambiente de trabalho ÁS VEZES, Contra 30% que costumam tomar com EXTREMA frequência e 26,6% que precisam tomar decisões com MUITA frequência.

* Estresse no ambiente de Trabalho

A pesquisa nos mostra que 46,6% dos entrevistados consideram seu ambiente de trabalho UM POUCO estressante, contra 36,6% o considera MUITO estressante. Novamente denotando uma divisão de 2 grandes grupos nessa população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (274.1 Kb)   docx (133.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com