TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGURANÇA DO TRABALHO BASEADO NA OBSERVAÇÃO COMPORTAMENTAL

Por:   •  11/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  16.146 Palavras (65 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 65

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

 PROCESSOS GERENCIAIS

[pic 1]

EDUARDO AZEVEDO DE CAMPOS

SEGURANÇA DO TRABALHO BASEADO NA OBSERVAÇÃO COMPORTAMENTAL

 Canoas

2014/2


[pic 2]

EDUARDO AZEVEDO DE CAMPOS

SEGURANÇA DO TRABALHO BASEADO NA OBSERVAÇÃO COMPORTAMENTAL

Projeto Tecnológico apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Tecnólogo Curso Processos Gerenciais da Universidade Luterana do Brasil.

Orientador: Prof. MS. Álvaro Flores

Canoas

2014/2

[pic 3]


Dedico este trabalho, a minha esposa Ângela e, a meu filho Lemuel, que suportaram a minha intolerância, durante todo período que passei para escrever estas singelas paginas, sempre me receberam com abraços de carinho, amor e incentivo.


AGRADECIMENTOS

        Agradeço a Deus por ter me sustentado espiritualmente durante os meses que estive escrevendo este trabalho, por mais cansado e solitário que tenha me sentido neste período, sempre quando dobrava os meus joelhos para fazer as minhas orações na igreja ou ate mesmo no quarto da minha casa, pedia a Deus para que não me deixasse desistir.

Como cristão fiel e comprometido, todas às vezes antes de iniciar a digitação do trabalho, pedia a Deus a inspiração necessária e, sempre deixava a bíblia aberta em cima da cama, para nos momentos de falta de inspiração e cansaço mental, pudesse ler alguns versículos de motivação.

Agradeço ao meu pai Adão, que me ensinou a somar e, na sua simplicidade encontrei os exemplos necessários e, seguindo seus ensinamentos que é com muito trabalho e dedicação que conseguimos alcançar os nossos objetivos, trabalho nunca matou ninguém, acordar cedo edifica o homem e quem guarda sempre vai ter.

Agradeço a minha mãe Eliana, que com muita delicadeza me ensinou a ler e escrever, sempre teve paciência para mostrar-me o caminho correto a seguir e, nunca deixou que eu desistisse dos meus objetivos.

Agradeço aos meus irmãos Marcelo e Leandro, que me ensinaram a quebrar alguns paradigmas morais, que me davam uma visão errada da realidade vivida nas empresas, mudar às vezes é necessário.

Agradeço ao professor Álvaro, que me ajudou muito com este trabalho, teve paciência e compreensão com a minha falta de saber.

Agradeço em especial, a minha esposa Ângela e a meu filho Lemuel, que suportaram com muita paciência e compreensão, estes seis meses intermináveis em que estive ausente, para escrever este trabalho de conclusão de curso, sempre que os olhava, mesmo que nenhuma palavra fosse pronunciada eu tinha certeza que não poderia desistir.


“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...”.

(Sun Tzu)


RESUMO

        A empresa atualmente buscar uma ferramenta capaz de resolver erros de gestão, que foram praticados em caráter emergencial, na contratação em massa de pessoas sem qualificação e experiência, para atender uma demanda solicita pelo cliente. Os desvios de comportamento, causados por este novo efetivo de funcionário sem treinamento e qualificação, afetou os indicadores de acidente da empresa, sendo necessária uma medida de contenção imediata, para monitorar o comportamento praticado em área pelos novos funcionários. A observação de comportamento foi aplicada, para reverter este senário caótico de acidentes indesejados. Metas foram impostas para os observadores de comportamento, mas esta imposição provocou uma concorrência interna por reconhecimento, o que, alavancou o numero de observações, mas baixou a qualidade das observações. O objetivo da empresa foi alcançado, os acidentes foram controlados, mas com o passar do tempo, as ocorrências voltaram a acontecer na mesma intensidade. Uma nova medida corretiva mais rígida seria necessária, então a empresa idealizou a aplicação de uma metodologia, de acompanhamentos dos observadores em área o coaching, que iria coagir os fraudadores do processo de observação comportamental, obrigando-os a realizar o trabalho corretamente.

Palavras Chave: observação de comportamento, coaching, segurança no trabalho.

 


ABSTRACT

The company currently seeking a tool to address management errors, they were done on an emergency basis, in mass hiring people without qualifications and experience, to meet a demand requests by the client. Deviations behavior caused by this new effective employee without training and qualification, affected the company's accident indicators, a measure of immediate restraint is necessary to monitor the behavior practiced in the area by new employees. The observation of behavior was applied to reverse this chaotic senary unwanted accidents. Goals were imposed for observers of behavior, but the levy has caused an internal competition for recognition, which boosted the number of observations, but lowered the quality of the observations. The company's goal has been achieved, accidents were controlled, but over time, the occurrences happen again with the same intensity. A new stiffer corrective action would be required, then the company envisioned the application of a methodology, accompaniments of the observers in the area coaching, which would coerce fraudsters of behavioral observation process, forcing them to do the job properly.

Keywords: behavior observation, coaching, job security .


LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 - Processo de Regulamentação...................................................................................22

Figura 2 - Dimensionamento do SESMT..................................................................................23

Figura 3 - Gestão SST...............................................................................................................28

Figura 4 - Teorema de Ceva......................................................................................................37

...

Baixar como (para membros premium)  txt (107.7 Kb)   pdf (973.3 Kb)   docx (250.5 Kb)  
Continuar por mais 64 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com