TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEIS SIGMA

Projeto de pesquisa: SEIS SIGMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

O ensaio de metalografia foi realizado nos dois últimos sábados de aula, pois é um processo mais demorado e complexo. Com este tipo de ensaio podemos perceber várias caracteristicas dos materiais e também seu comportamento ao aplicarmos certos tipos de reagentes ou até mesmo quando provocamos lixamentos e ataques a este material. Como dito anteriormente é uma área muito complexa, por esse motivo exige-se muita atenção e cuidado ao trabalhar, pois é de grande importância para industrias e laboratórios em geral, saber identificar os tipos de materiais e as impurezas que contém neles.

SUMÁRIO

RESUMO....................................................................................................... 03

INTRODUÇÃO--.......................................................................................... 04

INFORMAÇÕES.......................................................................................... 05

INFORMAÇÕES DOS ENSAIOS.............................................................. 06

CONCLUSÀO.............................................................................................. 07

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA......................................................... 08

INTRODUÇÃO

A metalografia consiste em estudos de materiais siderúrgicos com ou sem o auxílio de um microscópio. Pode ser dividido em duas partes, são elas macrografia e micrografia.

O grande objetivo destes experimentos são análises e classificações das microestruturas, texturas ou possíveis defeitos.

Para dar início a aula, cortamos um pequeno taruguinho de aço não identificado onde utilizamos uma máquina cujo nome é “Cut-off”, no laboratório de propriedades mecânica. Após feito o corte, com uma lima retiramos as rebarbas da peça e numaramos com 01 para identificar a dupla.

Prontos então para iniciar os trabalhos laboratoriais, onde o primeiro passo é lixar com para retirar os excessos de impurezas, com alguns tipos de lixas, começando da mais grossa para a mais fina. Este procedimento é usado para um pré-polimento da peça.

O próximo passo é polir a peça, com uma máquina chamada politriz com um feltro verde, com a politriz funcionando e adquirindo um pouco de água misturada a um composto chamado alumina foi-se dando um brilho e polimento a nossa peça.

Continuando o procedimento devemos atacar a peça com um ácido e verificar de acordo com a tabela a classificação necessária para a peça.

Posteriormente efetuamos a análise microscópica visando encontrar a classificação Micrográfica conforme tabela da Norma da Associação dos Siderúrgicos Suecos (Jerkontoret).

Após termos a classificação da amostra, partimos para o ataque do ácido Nital 3% e análise de recristalização e crescimento dos grãos conforme tabela segundo a norma ASTM.

Onde encontramos a classificação do material pela porcentagem de Perlita e Ferrita e através de um cálculo tendo como resultado a quantidade aproximada de Carbono na amostra possibilitando classificar o material como Aço 1050.

ETAPAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PEÇA

CORTE

O corte é lento, porque a peça pode sofrer algum dano por vários motivos, sendo o principal deles o calor pelo atrito. Por esse motivo o corte é feito lento e com sistema de refrigeração. Isso depende muito da máquina também, algumas cortam com uma velocidade maior outras não.

Exemplo de “Cut off”

Logo depois do corte, limamos as quinas com rebarbas que sobram do corte e fizemos uma marcação sobre a peça.

LIXAMENTO

O procedimento de lixamento é bem rigoroso, pois são necessárias 3 lixas com granulações diferentes. Em uma bancada apropriada e lubrificação suficiente para não deixar a peça secar, lixamos em cada lixa um sentido diferente para eliminar os riscos em outros sentidos ou até mesmo para que a peça não fique enclinada.

Após a todo o processo de lixamento nós limpamos a face lixada com álcool comum e utilizamos um secador visando eliminar toda a umidade e quando guardar a peça aplicamos vaselina industrial para proteção de oxidação.

Bancada para lixar

POLIMENTO

Quando finalizamos o lixamento, iniciamos o polimento do material.

O polimento é feito em uma politriz com um pano especial fixado em em disco giratório com 2 velocidades diferentes.

Para o polimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com