TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SELEÇÃO DE PESSOAS

Tese: SELEÇÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Tese  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

2.2.2 - Seleção de Pessoas

Tal prática ainda é confundida com uma atividade restrita ao setor de recursos humanos. Dessa forma, as habilidades humanas assumem importância capital para o gestor. O modelo de gestão de pessoas mais utilizado é a Gestão por Competências.

A gestão por competências tem o objetivo de fornecer à área de recursos humanos e gestores desta empresa ferramentas para realizar gestão e desenvolvimento de pessoas, com clareza, foco e critério. Essas ferramentas são alinhadas às atribuições dos cargos e funções desta organização.

A seleção de pessoal consiste em técnicas utilizadas por um psicólogo que seleciona as pessoas apropriadas para determinados cargos, conhecendo as habilidades necessárias de cada cargo ele busca encontrar pessoas capacitadas, isto é, que tenham as mesmas habilidades exigidas para o cargo. As ferramentas mais utilizadas nos processos seletivos é a entrevista, o exame psicodiagnostico, dinâmicas e testes situacionais.

2.2.3 - Descrição de Cargos

A Descrição de cargos é solicitada quando há necessidade de se conhecer os cargos de modo aprofundado, suas responsabilidades e funcionários e quando não há padronização das tarefas.

Esta cria um referencial que inclui o que o ocupante faz e por que faz, ao passo que a Análise basicamente detalha o que lhe é exigido em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades.

Regula o exercício da função, que não assume excessivas responsabilidades ou que lhe exijam competências que o colaborador não apresenta o que favorece seu desempenho geral.

São providenciados treinamentos específicos em vista as atribuições de cada cargo alem de permitir criar diretrizes que otimizam um processo de Recrutamento e Seleção. Sendo assim, há aumento da produtividade e lucratividade, da motivação, diminuição do absenteísmo e redução da rotatividade.

2.2.4

Como um dos principais recursos utilizados pelo RH para motivação dos colaboradores é a remuneração adequada e a utilização de benefícios, esta remuneração é realizada com salários fixos, que é o salário mensal, férias, 13° salário e seguro de acidente de trabalho que são determinados conforme as pesquisas de mercado e principalmente negociações com entidades sindicais realizadas anualmente.

Todos os colaboradores contam com os seguintes benefícios: planos médicos e odontológicos, check-up médico e de previdência que é opcional, vale – refeição, vale – transporte, bolsa – auxilio e cesta de Natal.

2.2.5

O treinamento é uma ação imediata e o desenvolvimento é uma ação mais voltada para o futuro do colaborados dentro da empresa.

Há uma integração de novos empregados com a finalidade de dar boas vindas aos novos colaboradores e fornecer informações corriqueiras sobre o local de trabalho.

Existe o treinamento no trabalho que ocorre naturalmente no dia a dia, com a realização de tarefas rotineiras dos supervisores e através de feedbacks.

O mais importante nesta empresa são os cursos, palestras ou seminários para a sua capacitação que são agendados em horário de serviço para não influir na disponibilidade dos colaboradores.

Geralmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com