TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Por:   •  5/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Thamires Vitória de Camargo

Wallace Eliziário Alves de Oliveira

A ORIGEM DO SENAI

Bragança Paulista – SP

2018

[pic 2]

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Thamires Vitória de Camargo

Wallace Eliziário Alves de Oliveira

A ORIGEM DO SENAI

Relatório de pesquisa apresentado a matéria de Comunicação Oral e Escrita, sob a orientação do prof: Ariê Natanael, com o objetivo de obter nota semestral.

Bragança Paulista - SP

2018

RESUMO

Esse relatório técnico abrangerá a história da constituição SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e conterá informações, sobre os cursos desde a criação da mesma até os dias de hoje.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO......................................................................................................pág 5

COMO TUDO COMEÇOU....................................................................................pág 6

CONCLUSÃO.......................................................................................................pág 7

WEBGRAFIA........................................................................................................pág 8


INTRODUÇÃO

Com a expansão da indústria brasileira, a falta de profissionais qualificados se tornou um empecilho no desenvolvimento industrial brasileiro, então, em 1942 Getúlio Vargas, antigo presidente do país, aprovou SENAI, projeto que busca qualificar profissionais nacionais.

É importante tomar conhecimento sobre a origem de uma organização que teve um papel tão importante na história da economia brasileira, pois sem ela, a falta de pessoas qualificadas ia ser algo estrondoso.

A escolha deste tema se deu devido ao interesse no mercado de trabalho atual, o qual SENAI tem grande participação, e com isso esperamos trazer o conhecimento que devemos ter do assunto de algo tão influente nas vidas dos jovens que trarão futuro para o país.

COMO TUDO COMEÇOU

Com a expansão da indústria internacional, o Brasil se viu na necessidade de acompanhar o crescimento, pois sem um estudo profissional voltado às industrias, não seria possível que tivéssemos uma estrutura fabril desenvolvida, então, em 22 de janeiro de 1942, o presidente Getúlio Vargas aprovou o projeto dos empresários Euvaldo Lodi e Roberto Simonsen, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

Os primeiros cursos da instituição foram Serralheiro, Torneiro Mecânico, Moldador, Soldador e o curso de Leitura de Desenho Mecânico. Nos anos 60, foi intensificado os cursos de formação profissional e no treinamento dentro das companhias, e para que o mesmo pudesse ser feito, o SENAI buscou parcerias com os Ministérios da Educação e do Trabalho. Quando a crise econômica de 1980 chegou, os líderes da organização decidiram investir em tecnologias de ponta e no desenvolvimento de seus cursos técnicos e em 1990, com o apoio de intuições de grandes potências mundiais como Japão, Alemanha, Canada, Estados Unidos e afins, SENAI começou a década preparado para dar suporte a indústria brasileira na área da tecnologia de processos, de gestão e de produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (121 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com