TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SGA - sistema de gestão Ambiental

Por:   •  21/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

1) Maremotriz: é gerada eletricidade através da utilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés. Poderíamos obter energia sem utilizar usinas hidrelétricas, e sim usinas maremotriz. E abastecermos a população inteira.

Energia Eólica: vem da movimentação das turbinas através de hélices ou aerogeradores. Essa energia é mais utilizada, para suprir a demanda da população, do que para grandes indústrias. Esse tipo de energia tem crescido muito devido ao baixo investimento e por ser ecologicamente correto.

Energia Nuclear: Utilizada para fins pacíficos, com a obtenção de energia elétrica, que irá abastecer as indústrias com outra fonte de eletricidade, que não seja dependente de hidrelétrica.

Biomassa: motores de combustão interna, caldeiras, recuperadores de calor. ______________________________________________________________________________

2) A crescente preocupação com a qualidade ambiental tem levado as indústrias brasileiras a buscarem alternativas tecnológicas mais limpas e matérias primas menos tóxicas, a fim de reduzir o impacto e a degradação ambientais. Diante disto, a indústria tem sido forçada a investir em modificações de processo, aperfeiçoamento de mão-de-obra, substituição de insumos, redução de geração de resíduos e racionalização de consumo de recursos naturais.

A busca por alternativas que minimizem os impactos negativos da atividade produtiva tem motivado o setor industrial em investir em soluções, que se refletem em economia e melhoria da competitividade. A avaliação ambiental torna-se cada vez mais valiosa e importante, pois fornece bases para a formulação de políticas, planos e projetos que permitem o manejo dos riscos e impactos das atividades produtivas aumentando a eco-eficiência da organização.

Na maioria das empresas, a ausência de informações, a falta de registros, a obtenção do lucro às custas do comprometimento do meio ambiente, contribui para conhecimentos precários sobre os custos ambientais, alimentando a visão distorcida de que investimentos em medidas de proteção não significam ganhos, mas sim em aumento de custos operacionais e redução de competitividade. ______________________________________________________________________________

3) Um modelo de desenvolvimento econômico escorado pela pesquisa e uso em larga escala de fontes renováveis de energia, por políticas de eficiência energética, pela racionalização do uso da água, por compromissos com a responsabilidade sócio-ambiental, pela criação de novos produtos, no reconhecimento dos serviços ambientais e na gestão adequada do lixo.Em meio à todos esses temas que envolvem a chamada Economia Verde, o simples “bom mocismo” ambiental não tem vez. É fundamental que haja um entendimento global em torno do tema, uma coordenação entre países desenvolvidos e emergentes que devem estabelecer regulamentos e próprios marcos regulatórios e políticas públicas capazes de fazer respaldar as mudança de comportamento, paradigmas e postura frente ao meio ambiente em que vivemos sair do papel e ser aplicada no meio ambiente. ______________________________________________________________________________

4) As ONGs podem ser consideradas grandes aliadas do Governo por estarem próximas das populações que também querem ajudar o planeta. Essas organizações também trazem importantes informações de uma realidade “desconhecida” pelos órgãos governamentais, cujos fatos, aliados aos dados existentes, podem direcionar as políticas publicas com a finalidade de torná-las mais eficazes, além de colaborar com o fortalecimento dos movimentos sociais para o exercício do controle social e a sustentabilidade do país e do mundo.

a) Greenpeace: As campanhas procuram confrontar e constranger os que promovem agressões ao meio ambiente. Dessa forma o grupo conseguiu textos e ações do Greenpeace que procuram atrair a atenção da mídia para assuntos urgentes e aboliu ao longo de sua história algumas importantes vitórias como o fim dos testes nucleares no Alasca e no Oceano Pacífico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com