TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SGA - SISTEMA DE GESTAO AMBIENTAL

Por:   •  4/7/2017  •  Artigo  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 5

CEDUP – Abílio Paulo

Disciplina de Gestão Ambiental – Profª. Morgana – Edificações 1.10

Kenol

Maria Elizabete

Sandra

Sidinei

Simon

Vanessa Vicente

RESUMO: Implantação de Sistemas de Gestão Ambiental ISO 14001: Uma contribuição da área de Gestão de Pessoas.

Criciúma, 24 de Abril de 2017.

RESUMO: Implantação de Sistemas de Gestão Ambiental ISO 14001: Uma contribuição da área de Gestão de Pessoas.

Diante da necessidade de redução de custos e adequação de produtos, as organizações são pressionadas a modernizarem seus Sistemas de Gestão (SGA’s), os quais exigem a formalização dos procedimentos operacionais.

O sistema com base na ISO 14001 é um dos modelos de Gestão Ambiental mais adotado no mundo. Contudo o desenvolvimento desse tipo de sistema tem enfrentado uma série de problemas, entre eles destacam-se aqueles relacionados aos recursos humanos.

As organizações têm sofrido pressão crescente para administrar melhor a questão ambiental, tornando crescente o movimento de implantação de SGA’s. O propósito destes sistemas pode ser resumido como uma possibilidade de desenvolver, implementar, organizar, coordenar e monitorar as atividades organizacionais relacionadas ao meio ambiente.

O objetivo do sistema de gestão ambiental baseado na norma 14001 é de prover as organizações de elementos de um SGA eficaz que possam ser integrados a outros requisitos da gestão e auxiliá-las a alcançar seus objetivos ambientais e econômicos, equilibrando a proteção ambiental e a prevenção de poluição com necessidades socioeconômicas.

Existem uma série de motivos para a implantação da ISO 14001, bem como, a certificação possui muitos benefícios, os principais são:

  • Abertura de mercados domésticos e internacionais;
  • Melhoria na gestão como um todo;
  • Aumento da satisfação do consumidor;
  • Padronização dos procedimentos de gestão ambiental nas operações internas;
  • Redução do desperdício e economia de recursos utilizados no processo;
  • Aumento da consciência ambiental na cadeia de suprimentos;
  • Desenvolvimento de procedimentos de produção limpa;
  • Melhoria na performance ambiental como um todo.

Para a implantação de uma SGA de qualidade e funcional, são necessárias várias mudanças, e dentre elas a principal é a cultura organizacional. Mudar este conjunto não é uma tarefa fácil, pois requer iniciativas que interfiram na maneira de pensar, se comunicar, se relacionar e trabalhar dos colaboradores em prol do SGA que está sendo implantado.

As pessoas em geral não são resistentes a mudança propriamente dita, mas sim à perda de status, à possibilidade de redução da remuneração e à saída da zona de conforto. As causas da resistência estão relacionadas à incerteza, à ameaça de interesses próprios, a diferentes percepções sobre a necessidade da mudança e à falta de tolerância.

Tanto em relação à resistência dos colaboradores como nas demais dificuldades encontradas nos processos de implantação de SGA’s certificáveis, a área de gestão de pessoas pode e deve dar importantes contribuições, principalmente na parte recrutamento de colaboradores e também treinamento para aumento das competências desejadas para cada um.

A realização deste trabalho se deu por meio de pesquisa qualitativa com base na realização de dois estudos de caso, um deles foi realizado em uma empresa de baterias automotivas já certificada segundo a ISO 14001:2004; e o outro, em empresa do ramo moveleiro ainda em processo de certificação. Estas empresas foram selecionadas principalmente por se disponibilizarem acesso a suas plantas industriais e à documentação.

Antes da realização do estudo de campo, foi elaborado um protocolo de coleta de dados, para guiar as ações dos pesquisadores e garantir maior confiabilidade dos resultados, uma lista de documentos à serem consultados e um guia de processos e equipamentos a serem verificados in loco, este último, aconteceu durante as quatro visitas, no ano de 2008, nas plantas industriais das empresas pesquisadas.

A empresa moveleira foi fundada em 1965 possui 330 colaboradores e situa-se na cidade de Dois Córregos, e a empresa de baterias automotivas foi fundada em 1993, possui 400 colaboradores e situa-se na cidade de Bauru, ambas na região centro-oeste paulista.

É uma recomendação explicita da ISO 14001 o auto grau de envolvimento da alta direção, pois pode facilitar a integração das áreas da empresa e permite a disseminação da responsabilidade ambiental entre fornecedores, prestadores de serviços e clientes (internos e externos). A demonstração do comprometimento da alta direção ocorre por meio da sua participação ativa nas decisões e eventos relacionados ao SGA.

A área de gestão de pessoas contribui auxiliando o gestor no sentido de desenvolver ou reforçar suas habilidades de liderança, de comunicação interpessoal, de reconhecimento e valorização de talentos, entre outras.

A parceria com a gestão de pessoas possibilita melhor identificação das necessidades de treinamento e sua realização, sensibilização dos funcionários, recrutamento e seleção, desenvolvimento de lideranças e política de cargos e salários atrelada à gestão por competências, todos também sob a ótica da gestão ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com