TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SHORT PAPER

Artigo: SHORT PAPER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

CURSO DE DIREITO

JUSTIÇA

Mogi das Cruzes

2014

Eugênia Maria Pereira da Silva

RGM 111.411.031.95

JUSTIÇA

Short Paper apresentado ao curso de Direito da Universidade de Mogi das Cruzes, como requisito parcial para a aprovação na disciplina Metodologia Científica e Técnicas de Pesquisa, sob a orientação do Prof. Dr. Algacir José Rigon.

Mogi das Cruzes

2014

A palavra justiça vem do Latim JUSTITIA, que significa dá a cada um aquilo que é seu. Palavra esta muito usada nas teorias de importantes filósofos como Platão e Aristóteles, pois consiste em igualdade, direitos e deveres de cada um.

Buscando aprofundar no desígnios desta palavra, vamos encontrar diferentes modos para sua aplicação, e entendimento diverso, por que em seu significado universal, ela deve produzir o equilíbrio entre as partes, mas isso não significa que será justo para ambos. Na antiguidade prevalecia no direito Grego as leis de Talião, que consistia em fazer justiça da mesma forma que foi cometido a injustiça, mas com o passar dos tempos isso foi se adequando. Conforme Platão (2011, p. 22), no livro I de A Republica “A justiça não pode produzir injustiça”. Essa teoria de Platão de certo modo vem sendo aplicada até os dias de hoje, em diversas partes do mundo, isso porque não se pode matar alguém por ter matado outra pessoa. Deve-se recorrer aos órgãos competentes para que justiça seja feita sem que cometa a injustiça.

O universo da palavra justiça é muito amplo, pois abrange a sociedade em todos os campos da vida cotidiana, mas sempre buscando seu conceito inicial de equilíbrio em todas as áreas em que se aplica a mesma, visto que diariamente nos deparamos com a justiça sendo aplicada em diversos campos da sociedade, seja ela justiça federal que consiste em decidir litígios que envolvem os interesses públicos, justiça do trabalho que consiste em resolver as controvérsias que se dá entre empregado e empregador, justiça social também designada justiça geral ou legal, onde os governantes dão a comunidade o bem que lhe é devido. A ainda muitas outras formas de justiça, e não podemos deixar de falar da justiça divina, que muito dita pelos populares esta tarda mas não falha, cedo ou tarde será feita justiça. Ou seja buscando sempre o equilíbrio, respeito reciproco, a moral e a sensatez entre os indivíduos de uma sociedade, teremos feita a justiça em seu significado inicial de igualdade e equilíbrio.

REFERÊNCIAS:

DINIZ, Maria Helena. Dicionário Jurídico Universitário. 2ª edição atualizada e aumentada - São Paulo: Saraiva, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com