TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Short Paper

Casos: Short Paper. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 2

SHORT PAPER

O presente artigo tem por objetivo explicar o senso comum e o conhecimento científico e suas aplicações que refletem na vida das pessoas.

Existe o conhecimento científico, que é empírico, testado e provado metodologicamente

e o conhecimento do senso comum que são saberes acumulados ao longo da história e experiência de vida das pessoas.

O Senso comum, não precisa de comprovação científica, sendo importante, pois nos possibilita automatizar vários processos e procedimentos, ou seja, sem algo que seja COMUM a todos, nós sequer poderíamos nos comunicar, uma língua utilizada em um país é um conhecimento do senso comum, vale lembrar que o senso comum é variável conforme a sociedade, para os índios por exemplo, o senso comum mostra que o “correto” é andar pelado ou com poucas vestimentas, ao contrario da nossa cultura.

O senso comum é utilizado freqüentemente em nosso cotidiano na realização de simples tarefas não precisamos fazer um cálculo para sabermos quando podemos atravessar a rua sem que sejamos atropelados ou quando fizemos um café já imaginamos o tempo que durará quente na garrafa térmica sem conhecer a lei da termodinâmica. Quando estamos com dor de estômago é aconselhado um chá de boldo uma planta medicinal.

Já o conhecimento científico precisa ser comprovado cientificamente através de métodos de estudos, experiências, o objeto de investigação deve ser isolado e o cientista deve manter uma postura neutra sem que seus valores, culturas, religião, pré-conceitos interfiram na metodologia e cause uma distorção da realidade. Um exemplo seria como os cientistas descobriram que se poderia adicionar o gene de um vegetal, animal, bactéria ou vírus e, assim, dão novas características à espécie modificada. Fazendo com que a modificação genética obtenha características diferentes das suas, como melhora nutricional em alimentos ou para tornar uma planta mais resistente a pragas, desta forma minimizam-se as chances de erro, e como é comprovado, sabemos que é seguro comer esse tipo de alimento. Ele é extremamente importante porque sendo seres humanos diferentes possuímos genéticas diferentes que precisam ser analisadas para que não aconteça nenhuma reação inesperada em nosso organismo.

Não existe um conhecimento certo ou errado, pois um novo conhecimento é produzido sempre a partir de algo anteriormente produzido, sendo nós seres humanos completamente dinâmicos e temos a necessidade desses dois tipos de conhecimento para nossa sobrevivência perante a sociedade em que pertencemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com