TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Short Paper

Por:   •  8/6/2018  •  Resenha  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  1.127 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Serviço Público Federal

             Universidade Federal de Goiás

Campus Aparecida de Goiânia

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Engenharia de Produção

[pic 2]

[pic 3]

Acadêmicos: Gabriel Vitor Sousa Dias

Gustavo Henrique Ferro Silva

Disciplina: Organização do Trabalho

Professor: Msc. Agenor Sousa Santos Neto

                                       SHORT PAPER                        

Título:         3-D printing: The new industrial revolution 

Autor: Berman, Barry.

Publicado em: Business Horizons, 2012, Vol.55(2), pp.155-162.

Classificação Qualis: A1

O artigo analisado tem como objetivo apresentar propriedades e métodos relacionados a impressão 3D abordando também outros processos de fabricação. Com o surgimento desta tecnologia foi possível abrir os horizontes de produtos customizados a baixo preço e ampliar o mercado de peças extras, permitindo assim servir consequentemente pequenos lotes de mercado, possibilitando aos usuários produzirem seus próprios produtos e acessórios. Tecnologias antes restritas a imaginação ou visualizadas apenas virtualmente, passam a surgir de forma prática e cada vez mais econômica com a ideia de nova revolução industrial.

Deste modo, a impressão 3D basicamente funciona utilizando uma fabricação camada por camada, através de uma série de cortes transversais, na qual o objeto idealizado pelo usuário é moldado a partir de um software CAD, que faz a medição desses cortes. A partir do auxílio do software a impressora 3D executa o comando, distribuindo uma fina camada de resina líquida e aplicando os cortes para a moldagem do objeto. Objetos simples como uma engrenagem demoram aproximadamente 1 hora para serem produzidos.

        Nessa perspectiva, a tecnologia de impressão 3D se torna bastante atrativa por proporcionar ao usuário uma customização, ou seja, de acordo com cada necessidade é possível construir e personalizar um objeto para um determinado fim, explorando novas ideias e inovando, deixando de lado a produção em massa dando espaço para produções próprias. Porém, mesmo com a queda de preços no decorrer dos últimos anos, dispositivos de impressão 3D ainda tem um custo elevado levando em consideração usuários domésticos e o tempo de produção pode ser considerado lento dependendo da complexidade do objeto. Mas, com o passar dos anos e com a popularização desses dispositivos, a tendência é a queda nos preços e um avanço na questão do tempo de produção e materiais empregados na impressão.

Conclui-se então que o rápido avanço da tecnologia de impressão 3D está cada vez mais presente na vida das pessoas e também cada vez mais relacionada com a ideia de computação ubíqua, assim inovando o cenário e deixando um efeito que pode ser provocado apenas por uma nova revolução industrial.

E portando, com a disponibilidade de fabricação em massa de objetos sobressalentes, produção em escala e barateamento do preço, em algum momento o uso das impressoras 3D se tornará tão natural quanto a utilização dos aparelhos convencionais de hoje.

Será muito importante observar o momento em que as indústrias reagiram ao fato de cada vez mais pessoas deixaram de comprar seus produtos para fabricar seus próprios em casa. A revolução provocada pelas impressoras 3D começa a afetar então o mundo dos negócios implementando e inovando muitos setores de consumo.

Referências

Berman, Barry. 3-D printing: The new industrial revolution, Business Horizons, 2012, Vol.55 (2), pp.155-162.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (116.5 Kb)   docx (56.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com