TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIALCONECTADO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  10/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.004 Palavras (9 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIALCONECTADO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

GEVERSON GREGÓRIO DA SILVA

AULA PRÁTICA 2:

Jogos Simbólicos


[pic 2]

VILHENA- RONDÔNIA 2017


INTRODUÇÃO

   A aula prática tem como conteúdo os “Jogos Simbólicos”, para ser trabalhados de forma lúdica de modo que as crianças participem deste faz-de-conta que estas atividades proporcionam.

Tendo como objetivo explorar a imaginação, fazer com que a criança possa representar diversos papéis, através das atividades. Fazer com que a criança use sua criatividade, recriando uma nova realidade durante as atividades.

Os conteúdos referentes aos “Jogos simbólicos” são conteúdos que conseguem recriar uma nova realidade através de objetos, de jogos que estimulam o mundo imaginário da criança.

DESENVOLVIMENTO

A organização da aula prática se deu por meio de informações colhidas na disciplina Jogos, brinquedos e brincadeiras.

Os conteúdos que foram trabalhados foram organizados para ser executados em sala de aula, por isso a organização teve que ser cuidadosa durante o planejamento, já que a sala de aula é um espaço pequeno para explorar.

As atividades propostas foram “Pega-Pega Chinês”, “Ordem”, “Bola Queimada (Variações)”, “Representando Animais”, “Interpretando a História” e “Banda de Animais”. As atividades foram detalhadamente organizadas para não ocorrer nenhum transtorno durante a realização.

São atividades que trabalham com a ludicidade, mexendo com a fantasia de cada criança, oferecendo possibilidades de que estas possam usar a criatividade durante as atividades.


METODOLOGIA

Para a realização da aula foi utilizadas todas as atividades propostas.

Atividade realizada em sala de aula

Pega-pega Chinês

Organizamos a sala de aula, retiramos cadeira e carteiras e tudo que não iríamos utilizar. Organizamos os alunos espalhados pelo espaço, depois de todos organizados foi explicado como seria realizada esta atividade quem for tocado falando “água” deve ficar na posição em pé com as pernas afastadas e, para ser salvo, um colega deve passar entre suas pernas. Quando for pego dizendo “pedra”, deve se manter na posição agachada, com os joelhos no chão e tronco encostado nas coxas, até que um colega o salve, saltando por cima. E ao ser pego falando “torre”, a pessoa deve permanecer em pé, com as pernas unidas e braços abertos, sendo que para ser salvo, um colega deve dar um giro completo (360°) em volta seu corpo, passando por baixo dos braços, depois da explicação foi escolhido o aluno que seria o pegador.

Damos início a atividade, os alunos começam a se locomover em seguida entra o pegador que tenta pegá-los, quando consegue tocar diz rapidamente “água”, “pedra” ou “torre”. Depois fomos trocando os pegadores.

A atividade foi realizada da seguinte forma, como o espaço era pequeno os alunos não tinham um espaço amplo para se locomoverem, e isso fez com que vários aluno forem pegos, por isso não acrescentamos mais pegadores apenas fomos trocando. Atividade é ótima para trabalhar a concentração, a imaginação.

Ordem:

Organizamos a sala de aula, com um espaço apropriado para realização desta atividade. Foram organizados os alunos em forma de círculo, cada aluno em posse de uma bola. Foi dada a explicação, o objetivo da atividade é lançar a bola, realizar o movimento respectivo à fala e recuperá-la sem deixar cair no chão.

 • Sequência da fala e movimentos:

• a) ordem (sem movimento);

• b) seu lugar (sem tirar os pés de onde está);

• c) sem rir; • d) sem falar;

 • e) um dos pés (só um pé no chão);

• f) o outro (só o outro pé no chão);

 • g) uma das mãos (lançar e recuperar com uma mão);

• h) a outra (lançar e recuperar com a outra mão);

 • i) bate palma (uma palma);

• j) pirueta (movimentos circulares dos braços a frente do corpo);

• k) trás pra frente (bater uma palma atrás do corpo e outra palma a frente do corpo);

• l) (oh cruz (relar as mãos nos ombros com os braços cruzados); • m) sete quedas (mãos na coxa e depois uma palma).

A atividade foi realizada de forma tranqüila, primeiramente realizamos como se fosse atividades teste, fizemos todas as seqüências para eles situarem nas atividades, houve bastantes erros em que deixaram a bola cair. Depois de ter realizado esta primeira atividade “teste”, realizamos atividade novamente e quem deixasse a bola cair seria eliminado vencendo assim o último, ou os últimos que fiarem até o fim da seqüência.  

Queimada (variações):

  • Queima abelha rainha  

Organizamos o espaço dividido com uma linha central tendo mais ou menos 5 metros para a organização desta atividade, foram divididos os alunos em dois times, com o mesmo número de participantes. Foi explicada a atividade, cada time deve escolher um jogador para ser o reserva, que fica do outro lado do campo adversário para ajudar a queimar e um jogador para ser a abelha-rainha. O time deve elaborar uma estratégia para proteger sua abelha-rainha, ao mesmo tempo em que deve tentar descobrir quem é a abelha-rainha do time adversário para queimá-la.

A atividade foi realizada de forma lúdica, fazendo com que os alunos fossem ágeis já que teria que traçar uma estratégia em pouco tempo para proteger sua abelha rainha, trabalhamos esta atividade tambem com a escolha do rei e da rainha, e os outros os súditos que deveriam proteger o rei e a rainha sendo que estes tinham duas vidas.

  • Queima individual:

A sala de aula já estava organizada, nesta atividade não tem demarcação de espaço, fomos espalhando os alunos pelo espaço. E foi explicada à atividade, Poderão correr livremente pelo espaço quando não estiverem com a posse da bola, porém ao pegar a bola, o aluno não poderá se deslocar tentará arremessar a bola contra algum colega tentando queimá-lo. Quem for queimado deve se sentar no mesmo local onde a bola o atingiu e para retornar ao jogo precisa segurar a bola. Demos início à atividade apena com uma bola em jogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (150.2 Kb)   docx (235.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com