TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIALCONECTADO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  10/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.004 Palavras (9 Páginas)  •  3 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIALCONECTADO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

GEVERSON GREGÓRIO DA SILVA

AULA PRÁTICA 2:

Jogos Simbólicos


[pic 2]

VILHENA- RONDÔNIA 2017


INTRODUÇÃO

   A aula prática tem como conteúdo os “Jogos Simbólicos”, para ser trabalhados de forma lúdica de modo que as crianças participem deste faz-de-conta que estas atividades proporcionam.

Tendo como objetivo explorar a imaginação, fazer com que a criança possa representar diversos papéis, através das atividades. Fazer com que a criança use sua criatividade, recriando uma nova realidade durante as atividades.

Os conteúdos referentes aos “Jogos simbólicos” são conteúdos que conseguem recriar uma nova realidade através de objetos, de jogos que estimulam o mundo imaginário da criança.

DESENVOLVIMENTO

A organização da aula prática se deu por meio de informações colhidas na disciplina Jogos, brinquedos e brincadeiras.

Os conteúdos que foram trabalhados foram organizados para ser executados em sala de aula, por isso a organização teve que ser cuidadosa durante o planejamento, já que a sala de aula é um espaço pequeno para explorar.

As atividades propostas foram “Pega-Pega Chinês”, “Ordem”, “Bola Queimada (Variações)”, “Representando Animais”, “Interpretando a História” e “Banda de Animais”. As atividades foram detalhadamente organizadas para não ocorrer nenhum transtorno durante a realização.

São atividades que trabalham com a ludicidade, mexendo com a fantasia de cada criança, oferecendo possibilidades de que estas possam usar a criatividade durante as atividades.


METODOLOGIA

Para a realização da aula foi utilizadas todas as atividades propostas.

Atividade realizada em sala de aula

Pega-pega Chinês

Organizamos a sala de aula, retiramos cadeira e carteiras e tudo que não iríamos utilizar. Organizamos os alunos espalhados pelo espaço, depois de todos organizados foi explicado como seria realizada esta atividade quem for tocado falando “água” deve ficar na posição em pé com as pernas afastadas e, para ser salvo, um colega deve passar entre suas pernas. Quando for pego dizendo “pedra”, deve se manter na posição agachada, com os joelhos no chão e tronco encostado nas coxas, até que um colega o salve, saltando por cima. E ao ser pego falando “torre”, a pessoa deve permanecer em pé, com as pernas unidas e braços abertos, sendo que para ser salvo, um colega deve dar um giro completo (360°) em volta seu corpo, passando por baixo dos braços, depois da explicação foi escolhido o aluno que seria o pegador.

Damos início a atividade, os alunos começam a se locomover em seguida entra o pegador que tenta pegá-los, quando consegue tocar diz rapidamente “água”, “pedra” ou “torre”. Depois fomos trocando os pegadores.

A atividade foi realizada da seguinte forma, como o espaço era pequeno os alunos não tinham um espaço amplo para se locomoverem, e isso fez com que vários aluno forem pegos, por isso não acrescentamos mais pegadores apenas fomos trocando. Atividade é ótima para trabalhar a concentração, a imaginação.

Ordem:

Organizamos a sala de aula, com um espaço apropriado para realização desta atividade. Foram organizados os alunos em forma de círculo, cada aluno em posse de uma bola. Foi dada a explicação, o objetivo da atividade é lançar a bola, realizar o movimento respectivo à fala e recuperá-la sem deixar cair no chão.

 • Sequência da fala e movimentos:

• a) ordem (sem movimento);

• b) seu lugar (sem tirar os pés de onde está);

• c) sem rir; • d) sem falar;

 • e) um dos pés (só um pé no chão);

• f) o outro (só o outro pé no chão);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (150.2 Kb)   docx (235.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com