TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIALCONECTADO

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.832 Palavras (12 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

                                       SISTEMA DE ENSINO PRESENCIALCONECTADO                                                                                                                                                                        

PEDAGOGIA                                      

BERNADETE STRANG

FABIO LUIZ DA SILVA

LILIAN SALETE

MÁRCIA BASTOS

OKÇANA BATTINI

A DIVERSIDADE SEMPRE PRESENTE

[pic 5]

CUIABÁ-MT

JUNHO/2013

ADRIANE SILVA DE ABREU

A DIVERSIDADE SEMPRE PRESENTE

            

Produção textual em grupo apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, no 1º período do curso de Pedagogia.

Professores: Bernadete Strang

                   Fábio Luiz da Silva

                   Lilian Salete

                   Márcia Bastos

                   Okçana Battini

Tutor de sala: Ivete Porto

Tutora eletrônica: Natália Rosseti

CUIABÁ-MT

JUNHO/2013

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo discutir a temática da diversidade. No entanto vivemos em uma sociedade miscigenada, ou seja, uma mistura de grupos étnicos. Portanto falar de diversidade é falar de Brasil e falar de Brasil é falar de um país onde índios brancos se misturam e revelam um multiculturalismo que originou de uma fusão de portugueses, índios, negros que foram trazidos da África. Este trabalho tem uma importância impar de conscientização, seria bom se todas as pessoas tivesse consciência de que a diversidade pode ser motivo de enriquecimento de outras culturas ou até mesmo motivo para declarações de guerra entre um país e outro.

O Brasil contém um território bem extenso que é constituído de uma enorme diversidade cultural que as quais estarão apresentando no desenvolvimento do trabalho. Irei mostrar que não existe cultura melhor que a outra e falarei também de como é importante respeitar a cultura de cada região existente em nossa nação, pois são diversas, ou seja, vivemos em um país grandemente diverso.

O trabalho esta dividido em três etapas, primeira etapa, irei falar sobre a diversidade histórica, entretanto vou delimitar narrando apenas alguns fatos pela abrangência do tema, segunda etapa, falarei sobre a diversidade linguística, na terceira etapa irei falar a respeito da diversidade cultural e para concluir delinearei também sobre o que a escola pode trabalhar com os educados com o intuito de enriquecer a cultura. Tendo em vista de ser um trabalho acadêmico, em cumprimento da disciplina de pedagogia voltada para licenciatura.

2. DESENVOLVIMENTO

A diversidade histórica                                                                                                                      

A diversidade entre povos e nações pode ser um grande motivo pelas guerras que existiram no passado e pelas segregações, a segunda guerra (1939 a 1945) foi motivada por uma crença alicerçada numa raça pura em que os Alemães acreditaram serem os únicos privilegiados, em razão dos negros, judeus, índios e pessoas com deficiências físicas eram condenados a morte e exterminados, lembrando-se do Genocídio Armênio (1915 a 1917), Genocídio Cambojano (1975 a1979),Genocídio em Ruanda (1994).

[pic 6]

A Apartheid na África do sul foi um regime de segregação racial adotado de (1948 a 1994). A segregação nos Estados Unidos em (1866), enfim todos esses fatos marcaram a história com sangue, pois as pessoas entravam em conflitos por não aceitarem as diferenças do outro, com isso acontecia as guerras e segregações. Foi através das grandes diferenças de povos que surgiram tantos conflitos no mundo, pois uns não aceitam a diferença cultural do outro e esses desentendimentos vêm causando brigas, guerras e preconceitos, esses fatos estão até mesmo dentro das escolas, mas acredito que com docentes bem capacitados não ira acabar mas portanto minimizará bem os fatos.O Brasil é rico em diversidades étnicas e culturais devido a uma formação de três matrizes étnicas básicas que são, as dos Índios, Europa e África, esse intenso cruzamento deram origem a outros povos .Quando afirma Darci Ribeiro(p.17),

"surgimos da confluência do português com Índios e com negros africanos, nesta confluência que se dá sobre a regência dos portugueses, matrizes raciais dispares tradições culturais distintas, formações sócias, se enfrentam e se fundem para dar lugar a um novo povo".

Ser negro ou ser mestiço significa ter uma maior probabilidade de serem recrutados para posições sociais inferiores. Isto é, numa estrutura social que já é profundamente desigual. O vínculo entre raça e classe é exatamente esse:

"raça funciona como mecanismo de seleção social que determina uma medida bastante intensa qual a posição que as pessoas vão ocupar". (HASEMBALG, 1991, p. 46).

No entanto, a escola é um espaço onde há quebra de algumas barreiras que se perduram durante séculos, como é o caso da questão dos povos indígenas e negros se refazerem. Afinal, não é possível esquecer que estes povos brasileiros foram excluídos desde a colonização do Brasil pelos portugueses, com seu estabelecimento nestas terras, reconhecendo-as como colônia, onde estes povos sofreram com a domestificação e escravidão.

             

                                                                                                                 

A diversidade linguística  

Quando se refere a línguas, pode-se perceber que nenhuma é superior a outra, pois cada tipo de língua tem sua variação em uma determinada região, atendendo assim a necessidade do outro de maneira linguística. As figuras estão mostrando de como é importante reconhecer as variações linguísticas, para que as pessoas não sejam preconceituosas quando ouvirem alguém falando diferente é importante observar que as diferenças linguísticas é uma experiência histórica e devem ser superadas por preconceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (283.7 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com