TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Artigo: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Nas últimas décadas, o mundo dos negócios passou pela transição da economia industrial para a economia baseada em informação, criando um ambiente em que a informação passou a ser fonte de riqueza e prosperidade, e as empresas habituadas a vencerem pelo tamanho começaram a perder terreno para concorrentes mais enxutas e ágeis.

A partir dessa transição, foram criados sistemas que pudessem processar todas essas informações a fim de facilitar os processos e proporcionar maiores vantagens às empresas. De acordo com Laudon e Laudon (2007), estes sistemas de informação são definidos como um conjunto de componentes inter-relacionados que permitem capturar, processar, armazenar e distribuir a informação para apoiar a tomada de decisão, a coordenação e o controle de uma organização. Tais componentes são compostos pelos recursos da tecnologia de informação (hardware, software, base de dados, telecomunicações), pessoas e procedimentos para processar entradas e gerar saídas que são enviadas para o usuário ou outros sistemas. Esses sistemas possibilitaram cada vez mais a integração organizacional; um dos recursos mais utilizados é a adoção de sistemas integrados que têm origem nas problemáticas verificadas nos sistemas divisionais utilizados pelas organizações (CASTELLS, 2009).

A razão do crescimento desses sistemas integrados está nos benefícios trazidos por essa integração como a eliminação de sistemas ineficientes, a simplificação de processos de trabalho, a melhoria de acesso aos dados para tomada de decisões e a padronização tecnológica. Gerentes que antes se viam emperrados pela lentidão do fluxo de informações podem rapidamente acessar dados procedentes dos cantos mais remotos de suas empresas. Porém, cabe ressaltar que, além desses, existem inúmeros outros tipos de sistemas de informação de acordo com sua finalidade (STAIR, REINOLDS, 2009).

TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Rezende e Abreu (2009) assim como Boghi e Shitsuka (2005) destacam que os sistemas de informação podem ser classificados de diversas formas. Essas classificações permitem que os gestores tenham uma visão geral dos sistemas existentes e necessários para a organização e para fundamentar os recursos humanos requeridos nessas atividades. Como o objetivo desta pesquisa está centrado no auxílio decisório, será utilizada a classificação sob a ótica do suporte a decisões na empresa, que dá ênfase à relação dos níveis decisórios. A partir desse critério, os sistemas de informação podem ser divididos em:

- Sistema de informação operacional (SIO): também chamado de sistema de apoio às operações organizacionais, sistema de controle ou ainda sistema de processamento de transações. Esse tipo de sistema contempla o processamento de operações e transações rotineiras cotidianas, controla os dados detalhados das operações das funções organizacionais imprescindíveis ao funcionamento da organização (pública ou privada), auxiliando a tomada de decisão do corpo técnico ou operacional das unidades departamentais. Eles são a parte central dos sistemas de informação nas organizações, contemplando todos os componentes básicos de seu funcionamento operacional das mesmas.

- Sistema de informação gerencial (SIG): também chamado de sistema de apoio à gestão organizacional ou simplesmente sistema gerencial. Tais sistemas contemplam o processamento dos grupos de dados das operações e transações operacionais, transformando-os em informações agrupadas para a gestão. Trabalham com os dados agrupados das funções organizacionais, auxiliando a tomada de decisão do corpo gestor das unidades departamentais, em sinergia com as demais unidades.

- Sistema de informação estratégico (SIE): também chamado de sistema de informação executivo ou sistema de suporte a decisão estratégica. Esses sistemas contemplam grupos de dados das atividades operacionais e transações gerenciais, transformando-os em informações estratégicas. Trabalham com os dados no nível macro, filtrados das operações das funções organizacionais, considerando, ainda, o meio ambiente interno e externo da instituição, visando auxiliar o processo de tomada de decisão da alta administração.

No entanto, de acordo com Laudon e Laudon (2007), os sistemas de informações estratégicos (SIE) deveriam ser divididos em dois tipos: os sistemas de apoio ao executivo (SAE), no qual seriam abordadas questões estratégicas e tendências de longo prazo tanto no que diz respeito à própria empresa quanto ao ambiente externo, sendo tais sistemas mais compatíveis com instituições privadas; e os sistemas de apoio a decisões (SAD), que focariam em problemas únicos e que se alteram com rapidez, nos quais não existe um procedimento de resolução totalmente pré-definido e em que se encontram os sistemas de inteligência de negócios, mais de acordo com a natureza das organizações públicas ou empresas privadas voltadas para o curto prazo.

FATORES PROMOTORES E INIBIDORES DA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

Os sistemas de informação envolvem, além de tecnologia, pessoas e procedimentos para atender às necessidades da organização, sendo, portanto fatores de melhoria ou de limitação dos próprios padrões gerenciais que a empresa consegue pôr em prática. São vários os fatores promotores da implantação de um sistema de informação gerencial, sendo os mais comuns: a capacidade de facilitar o planejamento, acumular e processar dados; a integração das diversas áreas que o sistema abrange; a geração de informações para a gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com