TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SKATE E JUVENTUDE : A REALIDADE DO SKATE E SEUS BENEFÍCIOS

Por:   •  25/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 7

IFPB- INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA

AYRTON COSTA DA SILVA

SKATE E JUVENTUDE : A REALIDADE DO SKATE E SEUS BENEFÍCIOS

COORD. PROFª MÁRCIA GARDÊNIA LUSTOSA PIRES

CAMPINA GRANDE-PB

FEVEREIRO DE 2014

AYRTON COSTA DA SILVA

SKATE E JUVENTUDE : A REALIDADE DO SKATE E SEUS BENEFÍCIOS

COORD. PROFª MÁRCIA GARDÊNIA LUSTOSA PIRES

CAMPINA GRANDE-PB

FEVEREIRO DE 2014

APRESENTAÇÃO

A prática do skate no Brasil começou por volta dos anos 60, primeiramente na cidade do Rio de Janeiro ,trazido  através de surfistas norte-americanos e alguns surfistas locais. O esporte disseminou-se e em 1974 aconteceu o primeiro campeonato brasileiro de skate , e nesse mesmo ano também foi inaugurada a primeira pista de skate do Brasil e da América Latina.(Janaina Gorski)

 Com o passar dos anos a prática do skate se espalhou por vários estados e os campeonatos e eventosse tornaram frequentes, fazendo com que o skate desse um “grande passo” país. E atualmente o Brasil apresenta grandes e referentes nomes em todas as modalidades do esporte, a exemplo de Bob Burnquist, Luan de Oliveira, Rodrigo Teixeira, Karen Jonz, Letícia Bufoni, Sandro Dias e muitos outros, apenas para citar alguns dos nomes que se destacam no cenário nacional e internacional , quanto a prática do skate. (http://tribodoskate.wordpress.com/origem-e-historia-do-skate-2/)

 Essa modalidade de esporte no país é incentivada pelos campeonatos e eventos que na maioria das vezes são desenvolvidos no “faça você mesmo”, ou seja , exigindo que os próprios skatistas desenvolvam seus projetos, sem o apoio financeiro necessário a um melhor desempenho das atividades. Ações dessa natureza são comumente desenvolvidas pelos skatistas mais experientes, que conhecem a realidade do esporte e se apresentam em eventos realizados pelo país. Consequentemente, o resultado dessa participação resulta em um movimento, espontâneo, por parte dos atletas, para contribuir com o fortalecimento e a evolução da prática do skate, por meio de projetos sociais para o desenvolvimento integral de jovens e crianças.

Em 2006 foi sancionada a Lei nº 11.438/06de Incentivo ao Esporte, estimulando empresas a patrocinar e fazer doações para projetos esportivos em troca de incentivos fiscais.(BRASIL.Lei nº 11.438/06)

O skate, assim como muitos outros esportes,pode, se devidamente orientado, ser um instrumento de melhoria de saúde da população jovem,ajudando no desenvolvimento integral de jovens, crianças e adultos, e chegando a ser um mecanismo para afastar estes de caminhos que envolvem drogas e criminalidade, através dos projetos de sociais mesclados com a prática do esporte, como no caso do “Circuito Universitário de Skate”, projeto social que ocorre em São Paulo desde 2009,com o objetivo de disseminar o skate no meio acadêmico, onde os skatistas ganham bolsas de estudos para representar as respectivas universidades no campeonato.(http://cemporcentoskate.uol.com.br/fiksperto/circuito-universitario--2013)

Na qualidade de aluno do curso técnico de Manutenção e suporte emInformática do Instituto Federal da Paraíba campus Campina Grande, vinculado ao Laboratório Marxista de Pesquisas eEstudos sobre Juventude e Trabalho – LAMPEJU, apresento a intenção de investigar a prática por parte da juventude, buscando melhor conhecer o skate contemporâneo , seu desenvolvimento, problemas enfrentados e suas contribuições para a saúde e desenvolvimento dos jovens que o praticam.

Essa preocupação que envolve a relação da juventude com o esporte resultou em um estudo de natureza acadêmica, a ser desenvolvido em nível de Projeto de Extensão, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus Campina Grande.

O Objetivo dessa proposta é apresentar a atual realidade do skate e as dificuldades vivenicadas por seus praticantes no Brasil , identificando os principais obstáculos enfrentados pelos skatistas, bem como os incentivos e leis que ajudam no crescimento do esporte.Destaca-se ainda as reais possibilidades deste estudo em mostrar os benefícios da disseminação da prática do esporte para todas as pessoas, de todas as classes, principalmente em regiões mais carentes, podendo trazer mudanças significativas na vida de vários indivíduos e a implementação de uma nova forma de vida, misturando esporte e educação.

OBJETIVOS:

OBJETIVO GERAL:

Investigar a realidade e a tradição do skate, como uma modalidade de esporte praticada nos grandes centros urbanos e nas periferias, e sua relação com a juventude na Cidade de Campina Grande. E as formas como o skateboard pode ser agregado a educação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Identificar as principais características do esporte skate, asmodalidades atuantes com mais ou menos frequência nas diversas regiões do país; (resultado - disseminar a cultura e os benefícios do mesmo principalmente no ambiente acadêmico.)

Verificar os incentivos e carências relacionadas a prática desse esporte; (resultados - reivindicar melhores estruturas, incentivos e projetos para o melhor desenvolvimento  do esporte e seus praticantes).

Desenvolver junto com as comunidades projetos sociais que tragam benefícios para a evolução dos skatistas e atendam também as necessidades da comunidade. (resultado - investir na formação integral dos cidadãos visando uma sociedade de bem-estar).

Analisar a atual realidade da modalidade de esporte skate na Cidade de Campina Grande, verificando as principais dificuldades vivenciadas por seus praticantes. (contribuir para disseminar as potencialidades do segundo esporte mais praticado no país e que possui vários nomes no cenário internacional).

Caracterizar a população jovem envolvida nessa modalidade de esporte, buscando traçar um perfil do mesmo. (resultados - Contribuir para desmitificar a visão preconceituosa agregada aos praticantes do skateboard;)

Um dos exemplos são atuais SkatesPlazzasque são pistas para a atuação do skate, em formatode praça social, tonando-se um local que atende não só ao esporte, mas a sociedade como uma forma lazer. SOLTO!!!

ESSES TRECHOS SÃO EXEMPLOS DE RESULTADOS

  • Identificaras maiores deficiências relacionadas as estruturadas para a prática e expansão do skate e desenvolver  soluções permanentes para as tais.
  • Aumentar a visibilidade da prática do skate como instrumento de bem estar , educação ecidadania.

JUSTIFICATIVA

Para mostrar como acontece e as reais características do Skateboard e dos seus praticantes, eliminando a visão preconceituosa acerca do esporte que são extremamente danosas e que levam à discriminação, à marginalização e à violência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com