TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO : A PRIMEIRA FASE DO PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL SKY BOARDS SURF SKATE SHOP

Por:   •  5/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.242 Palavras (9 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 9

DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO : A PRIMEIRA FASE DO PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL SKY BOARDS SURF SKATE SHOP

Emanuel Felipe Fernandes¹

Everton da Rosa Simão

Júnior Dias Rodrigues

Gustavo Moraes Fernandes

Tutora Externa: Keli dos S. de Aguiar Figueiredo²

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        Este plano de negocio tem como objetivo apresentar o diagnóstico estratégico das redes sociais da loja SkyBoards Surf Skate Shop, uma loja de vestuários e pranchas, situada em Içara, na rua Cel. Marcos Rovaris, 165, sala 06.Hoje a loja direciona muito das suas vendas pelas redes sociais, instagram e Facebook, conta também como uma loja virtual e- commerce. Empreender tem muitos riscos, mas com planejamento é possível evitar muitas falhas.  Dessa maneira, planejar é determinar um plano decisório, concentrando-se no futuro, sempre verificando e prevendo o que pode  influenciar no   ramo  em que  se está  atuando  e com  isso,  diminuem-se os  erros.  É nessa perspectiva que o planejamento estratégico surgiu, pela necessidade das instituições de estarem preparadas para o futuro.

Para tanto Johnson; Scholes e Whittington (2005, p. 55)

Consolidam várias abordagens sobre o termo estratégia na literatura para gerar uma definição própria: Estratégia é a direção e o escopo de uma organização no longo prazo, que obtém vantagem em um ambiente em mudança através de sua configuração de recursos e competências com o objetivo de atender ás expectativas dos stakeholders.

Diagnóstico estratégico, denominado como auditoria de posição, determina  como  se  esta  e  é realizado  por  pessoas  que  analisam  e  verificam  todos  os  aspectos  que  estão  ligados  a  real idade externa e interna da organização (OLIVEIRA, 2007).

Conforme Duarte (2011, p. 47), diagnóstico estratégico é a  “Técnica   de  levantamentos, estudos  e  aplicação  da  Análise  SWOT  em  uma  organização,  capaz  de  permitir  tomadas  de decisões.”

Oliveira (2007, p. 63) relata:

No atual ritmo de mudanças ambientais, nenhuma empresa pode considerar-se  imune as ameaças do ambiente, tai s como a obsolescência do produto ou a saturação do  mercado. Por essa razão, todas as  empresas  devem  fazer  revisões  periódicas  de  suas  estratégias de  produtos versus  mercados e outras  atividades  dentro de um processo continuo de identificação das ameaças e oportunidade externas.

O planejamento organizacional é uma ferramenta de processo continuo que possibilita ações que tem em vista a  sustentabilidade  e  durabilidade  da  empresa conceituado  também  como  um  processo  desenvolvido  para  alcançar  uma  situação  desejada  de  forma  efetivo,  eficiente  e  eficaz, com a junção de esforços e recursos da organização.

Planejamento ainda é visto como um processo formalizado que gera  resultados  a  partir  do sistema integrado de decisões que permite preparar a organização para mudanças  que a mesma pode enfrentar relacionados a pessoas, tecnologia ou sistemas.

Planejamento estratégico é essencial para as organizações estarem preparas para  o  futuro  e  é através  dele  que  os  gestores  passam  a  pensar  sobre  o  que  fazer,  como  fazer,  quando,  para  quem porque e onde, ou seja, examinam o reflexo que suas ações terão no futuro .

O plano organizacional é importante para as empresas, uma vez que é resultado de processo de planejamento. O processo de planejamento toma forma no momento que o administrador escreve o plano. Por isso mesmo que se diz que um bom plano não valida uma ideia de Marketing, mas uma boa ideia de marketing é validada com um bom plano. Ele e usado para concretizar a criatividade a imaginação e a inovação (LAS CASAS, 1999, p.20).

O planejamento estratégico visa analisar o ambiente interno e externo que envolve  a organização,  proporcionando direção ao  caminho  que a  mesma deverá seguir e  monitorar suas ações, garantindo que esteja sendo feito o que foi planejado .

 Processo de  planejamento  estratégico  compreende  a  tomada de decisões sobre qual o padrão de comportamento que a  organização pretende  seguir, produtos e serviços que pretende oferecer, e  mercados e clientes que pretende    atingir.

Cooper; Innis e Dickson  (1992,  p. 3)    definiram o planejamento  estratégico   como “ O processo  de  identificação  das  metas  de  longo  prazo  de  uma   entidade (onde  queremos  estar )  e os  passos  necessários  para   atingir essas metas  sob  a   perspectiva  de  longo prazo  (como  chegar lá), incorporando as preocupações e as expectativas futuras dos principais acionistas”.

A administração estratégica originou-se a  partir  dos  anos  80,  por  conta  do  destaque  do planejamento  estratégico.  

Para Oliveira (2003, p. 47-48), “o planejamento estratégico é o procedimento administrativo que proporciona sustentação metodológica  para  se  constituir  a  melhor  direção  a  ser  adotada  pela empresa”.

Para Pereira (2010, p. 47)

O planejamento estratégico  é um  processo  que consiste  na análise  sistemática  dos  pontos  fortes (competência)  e  fracos(incompetência  o u  possibilidade s  de  melhor ia)  da  organização,   e  das oportunidades e  ameaças do   ambiente externos  com o  objetivo   de  formular (formar)  estratégias e ações estratégias.

        Um gestor com o pensamento estratégico pensa no bem estar dos seus colaboradores, pois assim sua comunicação com cada líder facilita a implementação da sua estratégia, com isso seus colaboradores buscaram cumprir os desafios propostos pelo gestor.

Segundo Almeida (2015, p. 33)         

Se o gestor vê seus empregados como um conjunto de homens racionais econômicos, a ênfase fica para o desempenho dos afazeres na formação da estrutura da organização, na tomada de posição como autoridade, no modo de incentivar, no modo de penalizar e controlar. Mas se o gestor vê seus empregados como homens, ele vai se preocupar com os trabalhos e atividades proporcionando um desafio que precisa ser vencido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (686.1 Kb)   docx (696.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com