TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIEDADE, DIREITO E CIDADANIA

Pesquisas Acadêmicas: SOCIEDADE, DIREITO E CIDADANIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 6

UNIFACS - UNIVERSIDADE SALVADOR

MARIA LEA DE O. ALVAREZ DE ALMEIDA

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DESIGN DE MODA

Sociedade, Direito e Cidadania

SALVADOR/BA

ABRIL/2014

UNIFACS - UNIVERSIDADE SALVADOR

MARIA LEA DE O. ALVAREZ DE ALMEIDA

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DESIGN DE MODA

Trabalho apresentado à disciplina Sociedade, Direito e Cidadania do curso de Graduação Tecnológica Design de Moda.

Professor (a): Leila Leandra Guevara

SALVADOR/BA

ABRIL/2014

AVALIAÇÃO INDIVIDUAL

1ª QUESTÃO

Faça uma análise comparativa entre a cultura de massa, cultura popular e indústria cultural.

Resposta:

A cultura de massa surgiu com o crescimento industrial, cultura esta criada por um grupo em geral, espalhada pela industria cultural , onde os maiores divulgadores são os meios de comunicação, mídia, jornais, rádios, televisão, cinema , onde a intenção é induzir o consumo de bens e assim fazendo com que a sua escolha prevaleça dentro do que esta sendo oferecido e fazendo esquecer-se do seu caráter . Este tipo de comunicação é perigoso pois, causa uma alienação e uma falta de visão própria, onde acabamos adquirindo produtos sem uma reflexão.

A cultura popular esta mais direcionada as tradições, sem a intenção de alienar o povo, é a cultura transmitida de geração em geração, como as festas populares onde procura-se manter a tradição as festas religiosas que são culturas tradicionais.

Mas todas as culturas tem suas afinidades onde estão interligadas ao povo .

2 ª QUESTÃO

Com base na aula 01- Indivíduo e Sociedade compare os tipos de sanções que permeiam a nossa Constituição Federal. Fundamente sua resposta

Resposta:

As sanções são meios de impor e impedir atitudes incoerentes da população ou grupos. Sanções legais: São as impostas por lei, como pagamento de impostos , multas etc. que são obrigações onde são usadas em beneficio nosso e do nosso estado. Sanções espontâneas: são sanções que diretamente não são impostas por lei, mas isso não nos permite sair de uma conduta, pois os olhares de repressão a tal atitude nos desperta e logo vem diretamente mostrar que estamos de alguma forma nos conduzindo indevidamente. Uma vestimenta inadequada, um comportamento agressivo, todos esses atos formam uma sanção espontânea em um grupo ou pessoa. Muitas vezes fazemos algo que não somos castigados pela lei mas como fazemos parte de algum grupo e na própria sociedade o julgamento o olhar critico do outro será logo intimidador mostrando que aquele ato foi devidamente reprimido. As leis tem sua importância no dia a dia e na vida pois, ainda precisamos viver sobre obrigações. e obediências com imposição.

3 ª QUESTÃO

Jorge Daher (2008) afirma em seu artigo ser um equívoco considerar as políticas públicas para a juventude, ações direcionadas somente a um segmento da sociedade ou grupo de interesse, a exemplo das cotas aos negros ou afrodescendentes. Diante do exposto, produza um texto dissertativo apresentando os seus argumentos sobre as principais políticas afirmativas implantadas no País.

Resposta:

É na juventude que uma sociedade deposita as maiores esperanças de vivermos num mundo melhor no futuro, porém esta faixa de idade de 16 a 29 anos, infelizmente temos o maior índice de ocorrências entre os jovens como o uso do álcool, cigarros e drogas causadores e vitimas de acidentes de trânsito.

São os jovens que sofrem com o desemprego e a criminalidade. É uma contradição entre a esperança da juventude e uma estatística desagradável e preocupante.

É salutar afirmar que o poder e a sociedade civil devem se mobilizar no intuito de capacitar , proteger e gerar oportunidades para os jovens.

Nesse sentido falar em políticas publicas para a juventude é cuidar do desenvolvimento de ações direcionadas a juventude, gerando capacitação profissional além do conhecimento.

4ª QUESTÃO

“Um dia após ser alvo de racismo na cidade de Huancayo, Peru, a 376 km da capital Lima, o volante Tinga desembarcou no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, com semblante fechado. Na derrota do Cruzeiro por 2 a 1 para o Real Garcilaso, na estreia do campeão brasileiro pelo Grupo D da Libertadores, a torcida local imitou sons de macacos a cada toque do jogador na bola. Mesmo chateado, o jogador posou para fotos com fãs e deu autógrafos para quatro torcedores do Cruzeiro que estavam no local.

A maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com