TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUBSTÂNCIAS

Tese: SUBSTÂNCIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Tese  •  1.995 Palavras (8 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 8

SUBSTÂNCIA

A matéria pode ser definida como sendo tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço, ela é formada por pequenas partículas, designadas átomos e esses podem se unir de várias maneiras,

A matéria pode se agrupar através dos átomos e formar os mais variados produtos que se classificam em: substâncias e misturas.

As substâncias se diferem em dois tipos, de acordo com suas composições:

Substâncias simples: essas apresentam apenas um elemento, ou seja, apenas um tipo de átomo que pode.

Exemplos: Hidrogênio (H2) e Hélio (He). Repare que o nome da substância simples pode ser o mesmo do elemento que a constitui ou pode ser diferente, como é o caso do Gás Ozônio (O3).

Substâncias compostas: também chamadas de compostos, essas substâncias são formadas por mais de um elemento químico.

Exemplos: Água (H20), Gás cianídrico (HCN), Gás carbônico (CO2), Amônia (NH3).

Observação importante: A substância pura é aquela que apresenta apenas um tipo de molécula, seja ela simples ou composta. Exemplificando ficaria assim:

Oxigênio (O2) - substância pura simples

Metano (CH4) – substância pura composta.

. MISTURA

Misturas: quando a molécula apresenta mais de uma substância pura é chamada de mistura. A água oxigenada é um exemplo, pois ela contém água (H2O) e peróxido de hidrogênio (H2O2). As misturas podem se classificar em Misturas homogêneas ou heterogêneas.

Antes de prosseguir é preciso saber: o que é fase? É quando observamos uma determinada mistura a olho nu e vemos apenas um aspecto uniforme de cada fração.

Se, por exemplo, forem colocados em um recipiente areia, água e óleo, veremos que a mistura possui três fases.

Misturas homogêneas: essas misturas apresentam uma única fase. Quando misturamos água e álcool, nem com o auxílio de um microscópico poderíamos ver a separação dos dois líquidos, dizemos então que a mistura possui uma só fase, ou seja, é uma mistura homogênea.

Misturas heterogêneas: são misturas que apresentam mais de uma fase, temos o exemplo da água e do óleo quando se misturam. Seria fácil perceber nesse caso, o aspecto visual heterogêneo - a água se separa completamente do óleo - sendo assim, a mistura se torna heterogênea porqux’e vemos nela duas fases.

. METODO DE SEPARAÇÃO DE MISTURA

Quando desejamos separar os componentes de uma mistura devemos usar processos específicos que são definidos de acordo com alguns fatores, como:

- O tipo de mistura: homogênea ou heterogênea.

- Seu estado físico: sólido, líquido ou gasoso.

- As propriedades físicas dos materiais que constituem a mistura: pontos de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.

I)Separação dos componentes de mistura homogênea

Líquido + Sólido

Destilação Simples: a separação ocorre de acordo com a diferença nos pontos de ebulição do solvente e soluto. Por aquecimento, em aparelhagem apropriada com um condensador adaptado, só o líquido entra em ebulição, passando para o estado gasoso, e, em seguida, é condensado e recolhido, separando-se do sólido.

Para separar a mistura de água e sal e recuperar também a água, emprega-se a destilação simples. O líquido purificado, que é recolhido no processo de destilação, recebe o nome de destilado.

Evaporação: neste processo a mistura, contida em recipiente aberto, é aquecida (naturalmente ou não) até o líquido evaporar, separando-se do soluto na forma sólida. Este é o método utilizado nas salinas para obtenção de sal marinho.

Líquido + Líquido

Destilação fracionada: consiste no aquecimento dos líquidos misturados, em aparelhagem específica e com controle de temperatura. Dessa forma, à medida que a temperatura for aumentando, o ponto de ebulição específico de cada líquido é atingido, fazendo com que cada um deles deixe a mistura isoladamente. O componente mais volátil, ou seja, aquele com menor ponto de ebulição, é destilado primeiro. Este processo é utilizado, por exemplo, na obtenção de bebidas alcoólicas, e também no fracionamento do petróleo para a obtenção de seus subprodutos.

Gás + Gás

Liquefação fracionada: através de resfriamento em aparelhagem adequada e com controle de temperatura, os gases se liquefazem separadamente. Uma aplicação desse processo consiste na separação dos componentes do ar atmosférico.

II)Separação dos componentes de mistura heterogênea

Líquido + Sólido

Decantação: este processo é utilizado quando o componente sólido for mais denso que o líquido da mistura. Essa diferença de densidade faz com que o sólido se deposite no fundo do recipiente, e, após a deposição, inclina-se o recipiente para escoar o líquido.

Centrifugação: processo caracterizado pelo uso de aparelhos denominados centrífugas, que aceleram a decantação, separando materiais de densidades diferentes. A separação de glóbulos vermelhos do plasma sanguíneo é feito com o auxílio de uma centrífuga.

Filtração: a mistura é separada através de uma superfície porosa que, dependendo do tamanho da partícula sólida a ser isolada, pode ser de cascalho, areia, tecido ou carvão ativado. O sólido fica retido no filtro e o líquido é recolhido em outro recipiente. A preparação do café é um exemplo de filtração.

Líquido + Líquido

Decantação: separa líquidos imiscíveis com a utilização de um funil de decantação. Após a decantação, abre-se a torneira, deixando passar o líquido mais denso.

Catação: separação manual dos sólidos com diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com