TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUMARÉ

Seminário: SUMARÉ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Seminário  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

SUMARÉ

No texto é explicito o objetivo inicial da criação do recursos humanos, em suma esta visava as horas trabalhadas, os atrasos enfim foi criada basicamente para ter maior controle sobre os funcionários. Na condição de gestora é necessário estar ciente da ideia inicial da criação do recursos humanos e das evoluções que ocorreram até os dias atuais.

Outro ponto que me chamou a atenção, é que devido a tantas mudanças, a administração de recursos humanos cede lugar para a gestão de pessoas, a visão que antes se tinha das pessoas como recursos agora evolui para serem entendidas e geridas como seres inteligentes, esta mudança beneficia a própria empresa e as pessoas, além de motiva-las e capacita-las, tendo em vista que as empresas dependem exclusivamente das pessoas para alcançar as metas. Conclui-se que estas mudanças são significativas para a evolução da organização,

Apreciei o artigo pois deixa claro o progresso do recursos humanos além de evidenciar que as organizações estão em constante evolução na forma de gerenciar pessoas, esclarecendo que estas mudanças não ocorreram devido a simples alterações terminológicas. A evolução dos recursos humanos no Brasil, hoje chamada de gestão de pessoas é uma situação real. A gestão de pessoas evoluiu para ser incorporada na estratégia do negócio

O recursos humanos – gestão de pessoas, melhorou proporcionalmente em termos de eficácia, qualidade de serviços e contribuições nos resultados das empresas.

Na apostila estudada este semestre “O novo modelo de recursos humanos: Gestão de pessoas” nos mostra o que os autores neste artigo chamam de construindo a gestão do fator humano e recursos humanos em nível estratégico, explica minunciosamente politicas eficazes para valorização das pessoas no seio da organização, acarretando um conjunto de fatores ligados aos métodos e políticas de recrutamento, seleção, recompensa, entre outros. Em uma outra apostila estudada neste semestre “desenvolvimento de RH” nos traz exatamente a ideia da gestão de pessoas, em dado momento diz que “as pessoas devem ser visualizadas como parceiras das organizações. Como tais, elas são fornecedoras de conhecimentos, habilidades, competências e, sobretudo, o mais importante aporte para as organizações: a inteligência que proporciona decisões racionais e que imprimi significado e rumo aos objetivos globais”. Para mim, em síntese, as apostilas e o artigo se assemelharam ao enfatizar as evoluções do RH.

Concluo com uma frase de Michael Porter, considerado um dos “gurus” mais famosos da administração: “As empresas nunca podem parar de aprender sobre o setor em que atuam, suas rivais ou formas de melhorar ou modificar sua posição competitiva”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com