TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude E Qualidade De Vida

Ensaios: Saude E Qualidade De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

Para este trabalho, fizemos três com entrevistas com profissionais da área de engenharia, perguntamos sobre suas rotinas de trabalho, saúde e segurança no trabalho, cada um expôs suas experiências e opiniões sobre o que ocorre no meio de trabalho deles.

Metodologia:

Fizemos perguntas que envolvem saúde e segurança no trabalho, suas rotinas, quais os riscos que os jovens formandos têm que estar disposto a aceitar na profissão. Questionamos se é possível se manter saudável e ainda conciliar a vida profissional aos bons hábitos de saúde.

Perguntamos também sobre relatos de acidentes, como o caso foi acompanhado, quais as consequências.

Entrevista com o Eng. Civil Paulo Roberto Cerqueira

P – Como o termo “Saúde e Qualidade de Vida” está relacionado com a vida profissional do Engenheiro Civil?

R – A Engenharia Civil, em comparada com outras engenharias como a Mecânica, Química, ainda utiliza métodos muito antiquados, que necessitam da interação do homem a todo o tempo. Apesar do enorme progresso e modernização de algumas metodologias nos últimos anos, a automação nas obras civis ainda é muito pequena considerando a execução da obra como um todo, e por isso, os profissionais que fazem uso de ferramentas muitas vezes pesadas, afiadas, ou que apresentam algum outro tipo de risco a sua integridade física estão sempre sujeitos aos conhecidos acidentes de trabalho. Há também que se levar em conta que grande parte das obras civis são executadas em locais inóspitos, exigindo dos seus operários trabalhos que necessitem que toda sua carga horária seja cumprida sob o sol, locomovendo-se a grandes distâncias, altura, desníveis, e outros atenuantes geográficos que oferecem risco a integridade da pessoa.

P – Levando em conta todos os riscos acima citados, como fazer para preservar ao máximo a integridade dos funcionários expostos aos riscos?

R – Obras de grande porte tem o setor de Engenharia de Segurança, onde um Engenheiro ou Técnico em Segurança do Trabalho tem por função acompanhar toda a área relacionada à segurança no trabalho, além de tomar medidas que visem prevenir quaisquer acidentes que possam ocorrer no canteiro de obras, fazem palestras semanais com todo o corpo de funcionários com dicas e conselhos para que os próprios profissionais protejam-se e tenham atitudes e comportamentos que visem sempre sua segurança, e a do companheiro.

P – E no caso de um inevitável acidente?

R- No caso de acidente, primeiramente são prestados todos os socorros necessários a vítima, em primeira instância no local do acidente, e se necessário, com a posterior condução do acidentado a um posto médico ou hospital. Depois, o setor de Segurança da obra vai apurar as causas do acidente, a fim de constatar se houve o acidente por negligencia a alguma regra de segurança do funcionário, erro humano, erro mecânico, etc, e em função disso, traçar um plano para evitar que acidentes voltem a acontecer.

P

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com