TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Promoção Da Saúde E Qualidade De Vida

Casos: Promoção Da Saúde E Qualidade De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 6

O artigo faz uma análise da necessidade e expansão do incentivo a saúde, centrando sua avaliação justamente nos métodos adequados no setor da saúde, no texto foi apresentado os conceitos que aproximam a promoção da saúde e qualidade de vida.

Nele é discutido que os principais agentes capazes de atuar positivamente ou negativamente sobre as repercussões são os profissionais de saúde, os movimentos sociais e as organizações populares, políticos e autoridades.

No Brasil nós temos uma alta desigualdade social e podemos observar em alguns lugares a permanência de alguns problemas que já foram resolvidos em diversas populações, e o crescimento de outros problemas como AIDS, doenças cardiovasculares, e a principal resposta para esses problemas têm sido investimentos crescentes em assistência médica curativa e individual.

É citado no artigo Johann Peter Frank que fala que a pobreza e as más condições de vida, trabalho, nutrição etc. eram as principais causas das doenças aconselhando, mais do que reformas sanitárias, amplas reformas sociais e econômicas integrado e sustentável.

O artigo fala sobre promoção da saúde que segundo Leavell & Clark tem sido estratégias para enfrentar os problemas na saúde que afetam a humanidade, A promoção da saúde vem sendo interpretada, de um lado, como reação à acentuada medicalização da vida social e, de outro, como uma resposta setorial articuladora de diversos recursos técnicos e posições ideológicas. Embora o termo tenha sido usado a princípio para caracterizar um nível de atenção da medicina preventiva , tendo seu significado mudado representando mais um lado político e técnico em torno da saúde .

Leavell & Clark , desenvolvem o modelo da historia natural da doença , que teria três níveis de prevenção, dentro dessas existiriam no mínimo cinco níveis distintos , que poderiam ser aplicados medidas dependendo do conhecimento da doença.

O artigo afirma que a educação em saúde é um elemento muito importante para a proteção especifica do homem e de agente patológicos. Também é dito a importância no enfoque da saúde centrado no individuo com projeção para a família ou grupos, os procedimentos para a promoção da saúde são bom padrão de nutrição, ajustado às várias fases do desenvolvimento humano; o atendimento das necessidades para o desenvolvimento ótimo da personalidade, incluindo o aconselhamento e educação adequados dos pais, em atividades individuais ou de grupos; educação sexual e aconselhamento pré-nupcial; moradia adequada; recreação e condições agradáveis no lar e no trabalho. A orientação sanitária nos exames de saúde periódicos e o aconselhamento para a saúde em qualquer oportunidade de contato entre o médico e o paciente, com extensão ao resto da família, estão entre os componentes da promoção.

Porém, verificou que os conceitos de Leavell & Clark são inapropriados para o caso das doenças crônicas não-transmissíveis, a promoção da saúde passou a associar-se a medidas preventivas sobre o ambiente físico e sobre os estilos de vida, e não mais voltadas exclusivamente para indivíduos e famílias.

A promoção da saúde teve vários significados, ate que modernamente a saúde é produto de um amplo espectro de fatores relacionados com a qualidade de vida, incluindo um padrão adequado de alimentação e nutrição, e de habitação e saneamento; boas condições de trabalho; oportunidades de educação ao longo de toda a vida; ambiente físico limpo; apoio social para famílias e indivíduos; estilo de vida responsável; e um espectro adequado de cuidados de saúde. As Suas atividades estariam, então, mais voltadas ao coletivo de indivíduos e ao ambiente, a promoção moderna da saúde vai resgatar antigas posições sanitaristas para quem as causas das epidemias eram tanto sociais e econômicas como físicas, e os remédios para as mesmas eram prosperidade, educação e liberdade.

O artigo dá grande importância a Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde que teve como principal produto a Carta de Ottawa que tornou-se, desde então, um termo de referência básico e fundamental no desenvolvimento das idéias de promoção da saúde em todo o mundo.

Segundo o texto a carta de Ottawa define como promoção da saúde, “o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo.” As três as três estratégias fundamentais da promoção da saúde são Defesa da saúde, capacitação e mediação.

Os municípios saudáveis criaram estratégias que propiciou, a promoção da saúde através da ação intersetorial, que possibilita as políticas públicas saudáveis.

A ação intersetorial entre população e poder público trouxeram contribuições sociais rara que a prática da promoção da saúde, por profissionais e ativistas da saúde, pode trazer ao movimento social.

A mudança da legislação e a introdução de novidades nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com