TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude e segurança

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 6

  [pic 1] 

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

DESAFIO PROFISSIONAL

Plano de Ação em Recursos Humanos na Empresa Lopes &Lopes

 Disciplinas: Técnicas de Recrutamento e Seleção, Saúde e Segurança do Trabalho e Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas

Curso de Tecnologia de Gestão em Recursos Humanos

Tutora Presencial/EAD: Milene Sakzenian

Nome completo do Aluno – RA                  

    Nome completo do Aluno – RA

Nome completo do Aluno – RA                                      

                                                                    Nome completo do Aluno – RA                  

                                                                    Nome completo do Aluno – RA                  

CAMPINAS / SP

        2015        [pic 2]

INTRODUÇÃO (Quantidade até 1página).

        O grupo deverá descrever qual é o propósito da tarefa com parágrafos sucintos sobre os assuntos que serão abordados no trabalho, deve ser breve e escrito com palavras próprias. A finalidade é situar o leitor sobre o assunto a ser tratado, portanto você irá contextualizar a proposta do desafio, para isso leia as páginas 4 e 5 do DP, item Desafio Profissional.

        Dentro da proposta hipotética, coloque-se no lugar do profissional de RH e pontue cada ponto envolvido durante a realização das tarefas propostas do Passo 1 ao 4.        


DESENVOLVIMENTO

Passo 01

Neste passo, você deverá fazer um levantamento junto ao DP da organização, e verificar em qual, ou quais cargos, o “gap” de desligamento é maior. (Apresente 02 cargos ao menos, sendo que um obrigatoriamente deve ser mestre de obra).

Diante dos resultados, apresentar um planejamento para recrutamento e seleção desses profissionais ou parte deles (levantar o custo unitário por colaborador para tomada de decisão). Apresente os seguintes dados para os 02 cargos a serem selecionados: identificação do cargo, CBO (classificação brasileira de ocupações), atribuições do cargo, salário e benefícios dos mesmos (consulte a convenção sindical da categoria), EPC e EPI necessários, jornada de trabalho).

Para tal apresentação, você deverá demonstrar quais as técnicas de recrutamento e seleção que serão utilizadas no processo de contratação, e quais os benefícios para a organização e para os trabalhadores, ao efetivar estas contratações. Você deverá descrever quais os canais de recrutamento a serem utilizados, exemplo: anuncio de jornal, banco de dados, agência de empregos, etc. E quais as técnicas de seleção você utilizará, exemplo: teste de conhecimentos específicos, prova de cálculos, roteiro de entrevista, dinâmica de grupo, etc. Esses documentos deverão ser anexados no trabalho.

Passo 02

Diante do acidente ocorrido com o colaborador afastado, e também de acordo com a reivindicação dos funcionários, você deverá levantar os cargos chaves desta obra (neste caso, nomeie 03 cargos chaves para o canteiro de obra). Verificar segundo a Norma Regulamentadora (NR-06, NR-07, NR-09, NR-15, NR-18), quais são os equipamentos de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) ou EPC’s (Equipamentos de Proteção Coletiva) a serem utilizados por estes trabalhadores (considere 03 cargos no canteiro de obra). Para isso, descreva nomeie a função, tipo de EPI e EPC utilizado, qual a finalidade do mesmo, identifique o certificado de aprovação (CA) e prazo de validade dos EPIs. Você pode anexar a foto/imagem do EPI. Já o EPC envolve um investimento em infraestrutura, portanto argumente junto a empresa a necessidade ou importância dessas melhorias para área de segurança e saúde dos trabalhadores.

Solicitar junto ao departamento de compras/almoxarifado, um relatório contendo a última data de distribuição dos equipamentos aos colaboradores. As decisões devem ser tomadas levando em consideração os dois lados: a organização e os trabalhadores. Analisar o relatório e redigir um parecer informando se há necessidade de substituição de equipamentos ou materiais segundo as normas. Você deve anexar o documento “Ficha de Entrega de EPI” para os colaboradores. Apresente um cronograma a ser implantado para efetuar as possíveis substituições dos itens. Lembre-se, você deve utilizar os conhecimentos já adquiridos nas disciplinas e experiências pessoais, caso possua. Nesse caso considere que as substituições de EPIs para os cargos são imediatas e que as obras de infraestrutura (EPC) deverão ser iniciadas de imediato (exemplo: cobertura para canteiro de obra, refeitório). 

Passo 03

Aqui, você deverá fazer um levantamento e relatar os pontos que necessitam ser melhorados quanto à conscientização dos colaboradores e da organização, no que se refere à prevenção de acidente de trabalho e também a melhoria na qualidade de vida no trabalho.

Com as informações do levantamento, elaborar uma requisição a ser encaminhada a área de T&D solicitando uma proposta de treinamento, com sumário que contemple além dos pontos a serem melhorados, também os seguintes conteúdos:

  1. A importância da saúde e segurança no trabalho.
  2. A importância do uso dos EPI’s e EPC’s.
  3. A importância de um local de trabalho organizado e adequado para as necessidades no que se refere à saúde e segurança do trabalhador.

Você deverá fazer uma proposta de Treinamento com cronograma abordando os temas de treinamentos descritos em A, B e C, para isso descreva a justificativa e importância de cada treinamento a ser realizado, cronograma, público alvo, duração do treinamento e frequência, quem ministrará cada treinamento, local e logística dos mesmos, assim como uma estimativa de custo para cada treinamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (267 Kb)   docx (92.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com