TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde e Segurança do Trabalho

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 5

DESAFIO PROFISSIONAL DAS DISCIPLINAS: SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO, TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO, RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................3

PASSO 1 ...........................................................................................3

PASSO 2 ...............................................................................................3

PASSO 3 ...........................................................................................4

PASSO 4 ..........................................................................................5

PASSO 5 ............................................................................................5

CONSIDERAÇÕES FINAIS ...............................................................6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..................................................7

INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi baseado no conteúdo aprendido nas disciplinas de saúde e segurança do trabalho, técnicas de recrutamento e seleção e relações sindicais e negociações trabalhistas.

Agradeço aos professores que ajudaram neste processo.

Passo 1

Fizemos um levantamento junto ao DP da Lopes & Lopes e chegamos a conclusão que existe um “gap” considerável no cargo de servente de pedreiro, nesta função houve maiores desligamentos e perante este problema, proponho a contratação imediata de dez novos funcionários para este cargo.

Será ideal utilizar o recrutamento externo, divulgando as vagas em jornais especializados e agência de emprego.

Efetivando estas contratações, a empresa será beneficiada pois conseguirá concluir a obra dentro do prazo bem como os funcionários também se beneficiarão pois não serão mais sobrecarregados, terão tempo para descanso, trazendo assim mais qualidade de vida, maior comprometimento e melhores resultados.

Passo 2:

Diante do acidente ocorrido com um dos funcionários, ficou claro que a Lopes & Lopes necessita urgente de uma reavaliação do seu quadro de cargos e salários e dos EPI’s distribuídos.

Levando tudo isso em conta, contamos com a colaboração dos mestres de obras para verificar quais são os EPI’s que os funcionários irão precisar e quais destes necessitam de substituição.

De acordo com o relatório apresentado pelos mestres de obras, a última entrega dos equipamentos de segurança aconteceu somente na contratação dos funcionários, foi constatado também que a Lopes & Lopes na possui fiscalização para a utilização e manutenção dos EPI’s necessários que são capacetes de segurança, óculos de proteção, máscara de solda, protetor auricular, máscara de proteção contra poeira e inalação de tinta, luvas, calçado especial, cinturão e trava-quedas.

É possível afirmar que existe a necessidade de um cronograma a ser seguido para a substituição de alguns itens de segurança ficando da seguinte maneira:

Diariamente: Distribuição de protetores auriculares

Quinzenal: Fiscalização dos equipamentos de todos os funcionários para verificar se algum precisa ser substituído.

O funcionário deverá solicitar imediatamente a substituição de qualquer equipamento de segurança obrigatório caso este venha a se danificar e somente poderá retornar as suas atividades com o equipamento novo em mãos.

Passo 3:

Devido a falta de monitoramento quanto a utilização dos EPI’s para evitar acidentes de trabalho, os funcionários acabam por não utilizando corretamente e não dão a real importância para seu uso, por isso será necessário ministrar palestras educativas e treinamentos para incentivar o uso dos EPI’s com a participação de todos os funcionários da Lopes & Lopes incluindo seus diretores.

Abaixo nossa proposta para a contratação destes serviços:

Apresentamos a Vsª proposta para a implantação dos serviços de saúde e segurança do trabalho, a fim de oferecer com excelência aos nossos funcionários a documentação obrigatória necessária, assessoria e consultoria com o objetivo de orientar, adequar e implantar a legislação vigente e com isso evitar passíveis trabalhistas e preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores em seu ambiente de trabalho.

Conteúdo do treinamento:

• CIPA: O treinamento dos Cipeiros será realizado de acordo com a nova redação da NR-5

• Treinamento de brigada de incêndio: Deverá ser ministrado por profissional qualificado e habilitado conforme a NR-23

• Semana interna de prevenção de acidentes SIPAT: Nesta semana também deverá ser oferecido palestras sobre AIDS, tabagismo, alcoolismo e doenças venéreas, ministrado por profissional da área.

• Curso de primeiros socorros (NR-7): Exigido pelo TEM conforme a NR-7 e deverá ser emitido certificado de participação

• Treinamento e conscientização sobre o uso de EPI’s (NR-6): Deverá ser realizado de acordo com a NR-6 da portaria 3214/78 do TEM

• Treinamento de trabalho em altura (NR-35): Deverá ser realizado de acordo com a NR-35 para trabalhadores que executam suas atividades acima de 2m, com treinamento teórico e prático

• Palestras de ergonomia

*Todos os cursos e palestras deverão ter certificado de participação

Passo 4:

Visando contornar a paralisação dos funcionários, proponho um reajuste salarial de 3,5% até o próximo mês,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com