TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança do Trabalho: Atos e Condições Inseguras

Por:   •  15/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Segurança do Trabalho: Atos e condições inseguras

Nome: Caio Tadeu Ribeiro Candido

No mundo atual o número de acidentes no ambiente de trabalho cresce de maneira exorbitante, muitos desses acidentes podem ser justificados por fatores como condição do ambiente e também por ações imprudentes do trabalhador, conhecidos como atos inseguros.

Essas denominações ganharam espaço a partir do modelo de gênese de acidentes, conhecida como modelo dominó elaborado por Willian Heinrich. (Segundo Heinrich os acidentes resultam de uma cadeia de eventos sequenciais, metaforicamente, como uma fila de dominós caindo. Estes dominós foram nominados e um deles era denominado Ato Inseguro ou Condição Insegura o qual antecedia a ocorrência do acidente. Uma vez removido este dominó, os demais que o antecediam mesmo “caindo” ou se manifestando, não resultava no acidente.)

Os atos inseguros são sempre relacionados as falhas humanas e despontam como o principal causador de acidentes, cerca de 80%. Eles podem ser classificados como erros não intencionais que são eles lapsos (Limitações típicas do ser humano), deslizes (Robotização do ser humano na tarefa) e equívocos (Falta de conhecimento ou habilidade para determinada tarefa) e os erros intencionais que são eles violações excepcionais (Negação de princípios na execução do trabalho) e violação cultural (Negação consciente da cultura organizacional). Atualmente o termo ato inseguro vem perdendo espaço para a expressão “ erro humano”

Já as condições inseguras são aqueles presentes no ambiente de trabalho que colocam em risco a integridade e saúde do trabalhador. As condições inseguras acontecem sem a interferência do trabalhador pois ele está vulnerável as condições do ambiente.

Uma solução cabível para dar fim a esses problemas, devem partir principalmente do trabalhador. Os mesmos devem estar conscientes de que seus atos colocam em risco sua integridade e também fazer valer seus direitos. As empresas como responsáveis diretas pelo empregado e tendo os mesmos como principal ativo, devem procurar sempre suprir as necessidades do empregado e oferecer condições dignas.  

Referências bibliográficas

http://segurancadotrabalhojps.blogspot.com/2013/08/atos-e-condicoes-inseguras.html

http://segurancatemfuturo.com.br/index.php/2016/07/21/entenda-os-conceitos-de-atos-e-condicoes-inseguras-nas-causas-de-acidentes/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com