TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seis Sigma

Trabalho Escolar: Seis Sigma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 6

Seis Sigmas

Introdução

Com a globalização nas empresas, faz com que cada vez mais processos sejam avaliados e melhorados, pois, devido à dinâmica de mercado, a eficiência nas operações e a eliminação de desperdício, são questões de sobrevivência e não um diferencial. O Seis Sigma é uma ferramenta de gerenciamento que auxilia nesta busca.

O início de utilização dessa estratégia de seis sigmas foi em 1987, na Motorola e foi posteriormente adotada por Jack Welch diretor da GE, em 1995.

Sigma consiste em uma letra grega utilizada pela estatística para se medir o desvio-padrão de uma população. Em qualidade, o sigma é uma medida de variabilidade utilizada para informar quanto dos dados insere-se nos requisitos dos clientes. Quanto maior o sigma do processo, melhor a qualidade dos produtos ou serviços e menor o número de defeitos.

Desenvolvimento

Os Seis Sigmas não são mais um modismo, trata-se de uma ferramenta que auxilia os negócios a entender e melhorar a competitividade dos seus processos, através do alinhamento de seus requisitos de mercado, buscando a rentabilidade, através da redução de atividades que não agregam valor ao processo.

A metodologia utilizada na solução de problemas é o ciclo Dmaic – D – consiste (Definir, M – Measure (Medir), A – (Analyse, Analisar), I – Improve (Melhorar), C – Control (Controlar). O objetivo da utilização dessa seqüência é para a realização de melhorias de produtos, serviços ou processo. Demaic compara-se ao PDCA, sendo considerado por alguns estudiosos como mito dos análogos havendo apenas a mudança na nomenclatura.

Pande Neuman e Cavanagh (2001) mostram três estratégias na filosofia seis sigma:

1 - Estratégia de melhoria do processo - desenvolver soluções com a finalidade de eliminar as causas – raiz dos problemas de desempenho de uma empresa, sem interferir na estrutura básica do processo.

2 - Estratégia de projeto – reprojeto – substitui parte de todo o processo por um novo.

3 - Estratégia de gerenciamento de projeto – os processos são documentados e gerenciados com medidas em todas as sua etapas.

Considerações finais

Para Aguiar (2002), um dos fatores que foram determinantes para o sucesso do programa Seis Sigma é a sua estrutura de implementação e de condução. Este planejamento contém basicamente dois pontos:

 Metodologia de solução de problema e de desenvolvimento de novos produtos/ serviços e/ou processos;

 Estrutura de responsabilidade e funções;

 Estrutura de treinamento;

 Política de pessoal.

Os treinamentos para os Seis Sigmas são divididos em duas etapas:

1 - Foco: melhoria de produtos e serviços;

2 - Foco: Inovação Aguiar (2002), sugere uma composição nos seguintes treinamentos, focados na área de atuação de treinados: Workshop para alta gerência; Workshop gerencial; Master Black belt; Bleck belts; Green belts e Yellow/Write belts.

A liderança precisa “acabar comprando a idéia” do programa seis sigmas e desempenhar papel fundamental na condução de processo, acompanhar os resultados e reconhecer os ganhos e lições obtidas no programa.

Aguiar (2002) acreditava que os seis sigmas promovem uma mudança na cultura de uma organização, pois, após a sua implementação, modifica o posicionamento da organização em relação dos seus problemas e também na sua forma de identificá-los e tratá-los.

Com aproximadamente 6.000 projetos a GE, obteve economias com a implementação dos seis sigmas de U$ 1,5 bilhões em 1999, melhorando a sua margem operacional de 14,8%, em 1996 para 18,9% em 2000.

Apesar dos resultados divulgados de ganho com o programa é de melhoria contínua, podendo ser aplicada em diversos tipos e tamanhos de negócios.

Como as ferramentas de gestão BSC e seis sigmas estão relacionados à gestão estratégica e á gestão de qualidade

Relacionam-se na busca por melhorias e otimização dos seus produtos ou serviços, tornando, assim, a organização mais competitiva e ativa no mercado. Colocando o foco de toda a organização na estratégia, onde serão atingidos níveis altos de qualidade, auxiliando na eliminação de desperdícios, trazendo assim o encantamento dos clientes, o que se torna vital nos tempos de hoje para a vida da organização no mercado mundial.

Desenvolve um entendimento da missão e da estratégia, buscando metas, dado que as afirmações feitas na missão tendem a ser vagas, ela deverá ser traduzida em objetivos específicos e, em seguida, será desenvolvida uma estratégica que use os pontos fortes da organização para alcançá-los. Assim os administradores desenvolverão um conjunto de medidas capazes de capturar a estratégica.

Um caso de sucesso na implantação dos Seis Sigmas

Caso Motorola

A Motorola inventou os seis sigmas, sobre o qual temos aprendido muito nos últimos anos. Durante esse tempo, os seis sigmas evoluíram de suas raízes, como medida de qualidade, para uma metodologia de melhoria geral.

Origem dos Seis Sigmas na Motorola

Os seis sigas deu-se origem na Motorola em 1986, pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com