TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seis Sigma

Monografias: Seis Sigma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  2.144 Palavras (9 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 9

ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A

Unidade de Jaraguá do Sul

Ferramentas de Gestão:

Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma

Curso: Tecnologia em Marketing

]

Jaraguá do Sul – SC, 09 de Dezembro de 2012

Introdução:

Este trabalho tem como finalidade, identificar e compreender o estudo de caso sobre a aplicação das ferramentas de gestão BSC, ferramenta utilizada na administração de empresas que mede o desempenho operacional, usando, além de indicadores financeiros, os indicadores de satisfação do cliente, de eficácia dos processos operacionais internos e da capacidade de inovação da organização, comparando-os ao estabelecimento no planejamento estratégico, e no Seis Sigmas, uma iniciativa inovadora frente aos principais sistemas de gestão da qualidade.

Desenvolvimento:

O Seis Sigma (SS)

A filosofia do programa SS enfatiza um controle estatístico da qualidade para definir os padrões de excelência operacional. O SS é orientado para prevenção, tornando-se um dos principais métodos para a melhoria continua dos processos e fixação de referenciais competitivos. Alguns autores defendem-no como uma forma de organizar sistematicamente as várias ferramentas estatísticas já conhecidas na indústria. Porem o SS parece não envolver nada de novo, pois são usadas ferramentas estatísticas conhecidas há décadas no mercado. No entanto apesar disso, sua abordagem e forma de implementação são únicas e poderosas, o que explica o sucesso do programa.

Definição Seis Sigma:

O SS pode ser considerado como uma estratégia gerencial de mudanças e enfoca, principalmente, a variação do resultado perceptível pelo consumidor. Dessa forma, tem a característica de ser uma ferramenta mais quantitativa de avaliar os resultados de um processo e a sua qualidade, por meio da medição da variação encontrada no resultado do processo. Podemos concluir que o principal diferencial do SS em relação a programas de melhoria da qualidade é a ênfase na tomada de decisão baseada em dados e fatos e não nas experiências individuais.

Benefícios dos Seis Sigma:

O desempenho do SS minimiza os custos com a redução ou eliminação de atividades que não agregam valor ao processo e da maximização da qualidade de saída dos procedimentos para se obter lucros em níveis esperados pelos acionistas.

Implementação em Seis Passos:

Atualmente existe um sólido corpo de pesquisa científica sobre as experiências de milhares de empresas que implementaram grandes programas de qualidade como o 6-Sigma. Os pesquisadores verificaram que o desdobramento bem-sucedido do 6-Sigma consiste em focalizar um pequeno número de itens de alta alavancagem e os seis passos necessários para implementar o 6-Sigma com sucesso estão bem documentados:

 Passo 1

A melhoria do desempenho deve iniciar-se pela alta liderança, que tem de receber treinamento sobre os princípios e ferramentas necessários para preparar a organização para o sucesso. Usando esse conhecimento recém-adquirido, os altos líderes orientarão o desenvolvimento de uma infraestrutura gerencial para apoiar o programa 6-Sigma. Simultaneamente, devem ser dados passos no intuito de preparar a organização e cultivar um ambiente propício à inovação e à criatividade: redução dos níveis hierárquicos, eliminação de procedimentos que barram a experimentação e a mudança etc.

 Passo 2

São desenvolvidos sistemas para estabelecer uma comunicação mais próxima com clientes, funcionários e fornecedores. Isso inclui o desenvolvimento de métodos rigorosos para obter e avaliar informações a respeito deles. Também há estudos para definir o ponto de partida do 6-Sigma e para identificar eventuais obstáculos políticos, culturais e organizacionais ao sucesso.

 Passo 3

As necessidades de treinamento são avaliadas com rigor. O ensino para preencher quaisquer lacunas educacionais será ministrado para garantir que os níveis adequados de conhecimento verbal e numérico atinjam todos os funcionários. É ministrado treinamento "de cima para baixo" em ferramentas de melhoria de sistemas, técnicas e filosofias.

 Passo 4

É desenvolvida uma estrutura para a melhoria contínua de processos, junto com um sistema de indicadores para monitorar o progresso e o sucesso. A mensuração do 6- Sigma focaliza metas estratégicas, propulsores de negócios e principais processos.

 Passo 5

Os processos empresariais que devem ser melhorados são escolhidos pela gerência e por pessoas com conhecimento profundo do processo em todos os níveis da organização. Os projetos 6-Sigma são conduzidos para melhorar o desempenho empresarial ligado a resultados financeiros mensuráveis e isso requer conhecimento das limitações da empresa.

 Passo 6

Os projetos 6-Sigma são conduzidos individualmente por funcionários, as equipes são lideradas por green-belts e são apoiadas e assistidas por black-belts.

Caso de sucesso na implementação do SS na GE:

Segundo Harry, M Schroeder (2000), a GE iniciou o SS em 1995, proporcionado mais de U$$ 2 bilhões em redução de custo e consequentemente aumento da lucratividade. O movimento abrangeu toda a organização e todas as áreas funcionais migraram seu foco de qualidade para atender os padrões SS. Entre 1996 e 1997, foram destinados U$$ 400 milhões para treinar 5.000 executivos e 80.000 empregados da estratégia SS.

Segundo Welch (2003), alem dos resultados financeiros inquestionáveis, a GE atingiu um dos mais difíceis objetivos: não ó mudar os processos, mas também conseguir que os clientes percebessem o valor do SS, por meio do slogan “Seis Sigma: no cliente, para o cliente”. A partir de então, a GE enviou seus Black belts e green belts para as matrizes dos clientes, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com