TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seis Sigma

Pesquisas Acadêmicas: Seis Sigma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/7/2013  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma

Balanced Scorecard é um sistema de suporte à decisão que materializa a visão do crescimento, tendo como principal objetivo o alinhamento e planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa, fazendo a estratégia de uma maneira lógica. O Seis Sigma evoluiu nos dias de hoje para um sistema de alto desempenho, dividido em quatro etapas definidas em Alinhar, Mobilizar, Acelerar e Guiar, a metodologia dos Seis Sigmas incluiu um processo de liderança. As ferramentas de gestão são imprescindíveis para uma empresa que quer ser umas das melhores no mercado, as que não usam essas ferramentas não tem uma desenvoltura eficaz. O BSC é um mecanismo para implementação da estratégia e não para sua formulação, Seis Sigma define aspecto específico de identificação e avaliação de risco operacional e de melhoria de processo de qualidade.

Seis Sigma é um conjunto de ferramentas e técnicas baseadas em fatos e orientadas a ajudar um negócio a proporcionar benefícios financeiros por meio de melhorias contínuas. É a metodologia mais valorizada atualmente pelos setores produtivos, de serviços e administrativos. Visa a melhoria de desempenho da empresa através da abordagem de todas as atividades da empresa como processos. Na prática, obtém melhorias na qualidade e ganhos de produtividade drástica, com consequente crescimento da empresa ou redução de custos.

O Balanced Scorecard foi criado para solucionar o problema de comunicação do planejamento empresa como um todo, visando utilizar uma visão holística da administração em beneficio do seu planejamento estratégico.

Estão relacionadas à gestão estratégica e ambas as ferramentas estão ligadas ao processo de tomadas de decisão organizacional, o BSC tem uma forte relação com a estratégia, meio pelo qual as empresas definem onde gostariam de estar no futuro. O BSC é a implementação da estratégia e não para a sua formulação, é um sistema da gestão estratégica que se propõe a ajudar as empresas a traduzirem suas estratégias em ações, assim também ajudam na melhoria da qualidade. Elas auxiliam e trazem benefícios a gestão de qualidade e estratégia.

ESTUDO DE CASO

Sucesso: A GE ( General Eletric), iniciou o SS em 1995, proporcionando mais de US$ 2 bilhões em redução de custo, e por consequência aumento de lucratividade. O movimento abrangeu toda a organização e todas as áreas funcionais migraram seu foco de qualidade para atender padrões SS. Entre 1996 e 1997, foram destinados US$ 400 milhões para treinar 5000 executivos e 80.000 empregados na estratégia SS.

Implicação: A Motorola chegou ao BSC e o Seis Sigma porque estava ficando para trás em relação aos concorrentes estrangeiros, que conseguiam vender produtos de melhor qualidade a custos inferiores. Quando, na década de 1970, uma empresa japonesa assumiu o controle de uma fábrica da Motorola que produzia os televisores Quasar nos Estados Unidos, eles mudaram radicalmente a maneira de operar.

Na década de 1980 a Motorola decidiu levar a questão da qualidade mais a sério, o presidente então encaminhou a companhia pelo BSC, rumo conhecido por Seis Sigma e se tornou um ícone na área empresarial. Centra-se na melhoria da qualidade (redução do desperdício)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com