TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seis Sigmas

Monografias: Seis Sigmas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 6

O Processo dos Seis sigma

Conceitos Gerais

Seis Sigma é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas para melhorar sistematicamente os processos e eliminar defeitos. Um defeito é definido como a não conformidade de um produto ou serviço com suas especificações.

Também Seis Sigma é uma maneira objetiva de medir o desempenho e a capacidade dos processos, produtos, serviços ou até mesmo empresas em “Nível Sigma” e compará-los entre si. Assim, é possível designar um valor de Sigma que represente seu nível de qualidade e a quantidade de não conformidades ou defeitos produzidos.

Portanto Seis Sigma é um nível de desempenho que se aproxima a zero defeito em um processo de confecção de um produto, serviço ou transação.

Quanto mais alto for o sigma do processo, menor será a quantidade de erros.

Diferente de outras formas de gerenciamento de processos produtivos ou administrativos o seis Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados de forma planejada e clara, tanto de qualidade como principalmente financeiros.

Objetivos e Ferramentas

O processo de Seis Sigma tem como uma de suas principais características a forte estruturação e sequente uso de ferramentas para garantir uma forte taxa de sucesso nos projetos quando seguidas.

O objetivo do processo Seis Sigma é melhorar os processos já existentes:

• Reconhecer o problema existente ou oportunidade de melhoria.

• Definir formalmente o problema, oportunidade, objetivo inclusive de redução de custo e processo envolvido.

• Medir obter os dados iniciais do processo focado.

• Analisar determinar as relações entre os efeitos e as causas raiz.

• Analisar determinar as relações entre os efeitos e as causas raiz.

• Controlar estabelecer controles nas causas raiz críticas identificadas e monitorar seus efeitos.

• Validar utilizar os controles estabelecidos ao longo do tempo para garantir a permanência da melhoria obtida e confirmá-la estatisticamente.

Benefícios

A ferramenta Seis Sigma proporciona à organização que a utiliza uma série de benefícios, dentre os quais se destacam:

• Maior eficiência operacional;

• Redução de custos;

• Melhoria da qualidade;

• Aumento da satisfação dos clientes;

• Aumento da lucratividade.

Relacionando BSC e Seis Sigma à gestão estratégica e à gestão de qualidade

O Balanced Scorecard-BSC- e Sei Sigma são estratégias, estatística, que baseia- se em conceito já desenvolvidos e utilizados por outros, ou seja, técnicas de gestão, mostrando- se inovadores, na medida em que integra diferentes ferramentas de forma estruturada, visando também redução de custo. O Seis Sigma é considerado estratégia gerencial de mudança e enfoca, principalmente, a variação do resultado perceptível pelo consumidor, tem a característica de ser uma ferramenta maior quantitativa de avaliar os resultados de um processo e sua qualidade, por meio de medição da variação encontrada no resultado do processo, é diferencial porque da ênfase na tomada de decisão baseada em dados e fatos e não nas experiências individuais, sua abordagem e forma de implementação são únicas e poderosas.

As ferramentas de gestão Balanced Scorecard e Seis Sigmas estão relacionadas a gestão estratégica e gestão pela qualidade, na seguinte concepções: Procura desenvolver um entendimento da missão e da estratégia, na busca de suas metas, dado que as afirmações feitas na organização.

O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão importante para auxiliar a tomada de decisão dos gestores preocupados em conduzir os negócios com vantagens competitivas. O BSC está diretamente ligado à implementação da estratégia organizacional, então deve considerar as declarações demissão, princípios, valores e objetivos organizacionais definidos pelas empresas. Partindo da ideia de que os indicadores contábeis e financeiros são incapazes de orientar os negócios de modo sistêmico para identificar quais outros indicadores poderiam representar as contribuições dos ativos intangíveis nas estratégias organizacionais. Surgiu, então, o conceito de BSC, definido como uma ferramenta de gestão que traduz a missão e as estratégias organizacionais na forma deum conjunto de medidas de desempenho, formando, assim, uma estrutura de mensuração estratégica e um sistema de gestão eficiente com indicadores financeiros e não financeiros.

Outra ferramenta de gestão é o Seis Sigma.

Ela também é uma iniciativa capaz de auxiliar no processo de melhoria contínua dos níveis de qualidade. Entendida como uma ferramenta estratégica de gerenciamento de processos e produtos, possibilita combinar melhoria de qualidade e otimização de resultados financeiros. A ferramenta de gestão Seis Sigma pode ser definida como uma estratégia gerencial de mudanças com enfoque na avaliação quantitativa de um processo em relação à qualidade, por meio da variação do resultado perceptível pelo consumidor. Assim como o BSC, a ferramenta Seis Sigma também serve ao processo de tomada de decisão organizacional.

Resultados obtidos com Programa Seis Sigma e BSC

Positivo

A organização 3M surgiu no estado de Minnesota, nos estados Unidos em 1902. Após um difícil começo, caracterizado pelo insucesso do primeiro produto, a 3M provou ser uma empresa capaz de superar os desafios, proporcionando soluções inovadoras que tornam a vida da população mais fácil e mais segura. Ela foi fundada no intuito de explorar depósitos de minérios.

Com o insucesso, a organização concentrou suas atividades na fabricação de abrasivos. Em 1946 a 3M se instalou no território brasileiro, com uma fábrica pequena

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com