TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seis Sigmas

Dissertações: Seis Sigmas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  3.490 Palavras (14 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 14

Resumo

O presente artigo busca demonstrar a importância dos sistemas logísticos,

especialmente com a introdução de novos conceitos como o Supply Chain

Management (SCM). Para otimizar um SCM, é importante trabalhar questões

relacionadas à qualidade e a um processo de avaliação de desempenho.

Assim, um dos conceitos abordados é a estratégia Seis Sigma, que pode ser

utilizada para se obter altos níveis de qualidade nas empresas e em um

determinado sistema logístico como um todo. Outro importante conceito é

o Balanced Scorecard, que pode ser utilizado como uma valiosa ferramenta

de avaliação de desempenho. Como resultado, sugere-se que as empresas

trabalhem com ações estratégicas coordenadas que possibilitem um alto

nível de qualidade e performance. Finalmente, avaliam-se as vantagens que

podem ser obtidas na aplicação dos conceitos propostos.

Palavras-chave: Supply Chain Management; Seis Sigma; Balanced Scorecard.

GIBSON, Rowan (Org.). Repensando o futuro. São Paulo: Makron Books, 1997. 226p.

PRAHALAD, C.K.; HAMEL, Gary. Competindo pelo futuro. Rio de Janeiro: Campus. 1995. 377p.

PRAHALAD, C.K.; HAMEL, Gary. Competindo pelo futuro. Rio de Janeiro: Campus. 1995. 377p.

A

Seis Sigma a um passo da perfeição

Certa vez, alguém comparou a ferramenta de qualidade 6-sigma a um trabalho de detetive, que analisa pistas de maneira lógica para resolver um problema.Então, podemos afirmar que um número cada vez maior de empresas está contratando detetives para aperfeiçoar sua qualidade.Nos EUA, pelo menos 25% das empresas listadas no ranking Fortune 200; no Brasil, onde Gestão da Qualidade Total (TQM) ainda predomina, empresas do porte de Brasmotor, Belgo-Mineira, Ambev e Votorantim já aderiram ao 6-Sigma.

Tudo isso faiz com que o 6-Sigma mereça um Dossiê exclusivo.O primeiro artigo é assinado por Thomas Pyzdek, um dos maiores especialistas em qualidade e autor de The Six Sigma Handbook. Pyzdek apresenta todos os aspectos do 6-Sigma e ressalta que a ferramenta não busca qualidade como o TQM, como resposta a normas ou exigências internas. "O 6-Sigma redefine qualidade como o valor agregado por um esforço produtivo e se concentra em que a empresa consiga alcançar seus objetivos estratégicos", explica ele.Um quadro complementa o texto de Pyzdek, com uma relação das "perguntas mais frequentes" acerca do 6-Sigma e suas respectivas respostas entre estas, algumas limitações suas.

Embora as ferramentas gerenciais para melhorar a qualidade existam há um bom tempo, o conceito 6-Sigma foi desenvolvido pela Motorola faz menos de duas décadas, em meados dos anos 80.A empresa estava seriamente ameaçada pelos concorrentes japoneses e seus executivos se propuseram reduzir a variação nos processos, de forma que eles gerassem menos de 3,4 defeitos por milhão de oportunidades (de haver defeitos). Robert W. Galvin, presidente da Motorola na época e líder da iniciativa, relembra essa história, entrevistando no segundo artigo.Ele revela os problemas e conflitos que ocorreram e afirma que deixar a arrogância de lado foi essencial para conseguir resolvê-los.

No terceiro texto do Dossiê, o entrevistado é o consultor Mikel Harry, braço direito de Galvin durante a implementação do 6-Sigma na Motorola e hoje conhecido como "o padrinho do 6-Sigma". Orientado sobre como ter sucesso na implementação da ferramenta, Harry que fez a ponte entre o programa criado na Motorola e a General Electric.

Firme liderança é sinônimo de Jack Welch e sua atitude com o 6-Sigma na GE, onde foi implementado a partir de 1998.Como lembram os highlights preparados por HMS Management no quarto e último artigo do Dossiê, os resultados foram tão rápidos quanto surpreendentes: em 1997, o programa gerou uma economia de US$ 750 milhões, bastante acima do investimento que consumiu, e, em 1999, isso se duplicou, chegando a US$ 1,5 bilhão.A margem operacional da GE, por sua vez, subiu de 14,8% para 18,9% em apenas quatro anos.

Sinopse

• Diferentemente do que se acredita, o 6-Sigma não se ocupa da qualidade no sentido tradicional, ou seja, a conformidade com as normas e requisitos internos.Na verdade, o programa redefine qualidade como o valor agregado por um esforço produtivo e busca que a empresa alcance seus objetivos estratégicos.

• Segundo este artigo, o 6-Sigma, na essência, consiste na adoção de um conjunto de técnicas comprovadas e na capacitação de um quadro de líderes técnicos da empresa, conhecidos como black-belts, para que cheguem a um alto nível de eficiência na aplicação dessas técnicas. Também inclui um modelo de melhoria do desempenho constituído por cinco passos: definir, mensurar, analisar, incrementar e controlar -que corresponde à já famosa sigla DMAIC, em inglês.

• Como o autor comprova, as empresas com sólidos programas 6-Sigma conseguem fazer produtos e serviços melhores, mais baratos e de forma mais rápida, uma vez que a metodologia 6-Sigma contribui para prevenir defeitos, encurtar o ciclo de operações e reduzir custos.

Thomas Pyzdek é reconhecido atualmente como um dos maiores especialistas em qualidade. Com mais de três décadas de experiência na área, atua como consultor, conferencista e desenvolvedor de software. Além disso, escreveu vários livros sobre o assunto -o mais recente se intitula The Six Sigma Handbook (ed. McGraw-Hill). Entre seus clientes, estão empresas de diversos setores da indústria: automobilística (Ford, General Motors), saúde (Tucson Medical Center, Kino Community Hospital, Health Partners HMO), aeroespacial (Hughes Aircraft Company Missile Systems Group), alimentação (McDonald's) e cosméticos (Avon).

Voltar>>>

Fonte: HSM Management 38

Uma ferramenta em busca do defeito zero

Como funciona o 6-Sigma? Por que adotá-lo? Que infra-estrutura ele requer? Como colocá-lo em prática? Que resultados esperar? As respostas a essas e outras perguntas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com