TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seis Sigmas

Artigos Científicos: Seis Sigmas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

2 SEIS SIGMAS E GESTÃO BSC

Os Seis Sigmas esta diretamente ligada gestão estratégica e de qualidade, pois ela é uma estratégia que auxilia as empresas a melhorar sua competitividade através da melhoria da qualidade e do processo, buscando uma melhoria continua.

Para Elliot (2003) “A preparação para a jornada Seis Sigma é tão difícil quanto se quer fazê-la. Comece apenas com um processo, então todo um departamento, e finalmente toda a operação. A maioria das empresas encontra dificuldades na implementação por causa da falta desta preparação e impaciência para iniciar a corrida.”.

Para melhor compreensão, o Sigma mede a variabilidade do processo, sendo que quanto maior o numero de Sigmas será melhor o processo, ou até mesmo os erros estão em pequena quantidade.

Aguiar (2002) acredita que o programa Seis Sigma promove uma mudança na cultura de uma empresa, pois, após a sua implementação, modifica o posicionamento da empresa em relação aos seus problemas e também na sua forma de identificá-los e tratá-los.

Com a implantação dos Seis Sigma é esperado que haja uma diminuição no custos da empresa, melhorar a qualidade dos produtos e serviços, elimina desperdícios, uma mudança na cultural organizacional da empresa entre outros.

A Gestão BSC esta ligada a uma técnica que ajuda os administradores a entender e desenvolver bem sua estratégia empresarial, levando em conta a questão de curto, médio e longo prazo. Desta forma ela enfatiza bem na empresa a visão e o crescimento da mesma.

A gestão BSC é usado para fazer uma avaliação do desempenho empresarial, e também esta ligada a um processo de gestão, comunicação e mediação da performance, ela esta relacionada com a gestão estratégica e de qualidade, pois se baseia na visão e estratégia da empresa, quais as atitudes que os gestores devem tomar e como agir para chegar aos objetivos da organização, sendo assim ela gerencia a implementação da estratégia, focando em um sucesso a longo prazo.

3 APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA GESTÃO BSC E SEIS SIGMAS

3.1Casos de sucesso

Um caso de sucesso que podemos destacar foi o da empresa CIV (Companhia Industrial de Vidros) localizada em Pernambuco no Brasil, com a implantação das ferramentas Seis Sigma e o Balanced Scorecard. Mastudo começou com a contratação da executiva Lúcia Albuquerque com a missão de estruturar o setor de RH para se adaptar as novas mudanças que haveria na empresa e que a mesma realizou uma análise do ambiente organizacional destacando os principais pontos: Pesquisa de Clima Organizacional, Estruturação de cargos e Gestão por Competência.

O investimento da empresa em treinamentos e desenvolvimentos para seus colaboradores foi de cerca de R$ 3,2 milhões, sendo que a empresa também investiu em cursos de graduação, pós, mbas e cursos de idiomas e com isso este ano ela consta com 40 colaboradores cursando cursos profissionalizantes, 30 estudando idiomas e 14 em treinamentos no exterior em países como a Alemanha.

A empresa investiu nos últimos 3 anos cerca de U$50 milhões em aperfeiçoamento de suas operações, modernização de suas máquinas para um maior aumento de produtividade com um menor consumo de energia, destacando se também na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com