TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seleçao E Organização Dos Conteudos Curriculares

Monografias: Seleçao E Organização Dos Conteudos Curriculares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  2.655 Palavras (11 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 11

POLO DE APOIO PRESENCIAL MACE

PEDAGOGIA – LICENCIATURA

Fundamentos Filosóficos da Educação

Atividade Prática Supervisionada

Francisca Leite – RA:7931670240

Goreth Aparecida Pimenta – RA: 416458

Joyce Medeiros Leme Cabral – RA: 427864

Julita Rocha dos Santos – RA: 435103

Roseli Camargo Marques – RA: 7599642657

CAMPO GRANDE, 25 DE SETEMBRO DE 2013

Sumário

A filosofia para a Compreensão da Sociedade e o mundo em que se vive ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_______________03

Percepções de Moacir Gadotti e Jacqueline de Blasi _______________________________05

Indústria Cultural __________________________________________________________07

Teoria de Pierre Bourdieu ____________________________________________________09

Referências Bibliográficas ___________________________________________________11

A Importância da Filosofia para a Compreensão da Sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de Implementação da disciplina no currículo escolar.

A Filosofia Nasceu na Grécia entre os séculos VII e VI a.c, ainda é de grande importância no mundo de hoje. A Filosofia é na verdade uma forma de aprender a pensar já que pensar nos leva a refletir, a raciocinar despertando o nosso senso crítico o que nos auxilia na construção de uma visão mais ampla do mundo. Ela nos leva a quebrar as barreiras do conhecimento e aumenta nosso poder de argumentação que é outra importante característica dessa ciência, além de nos ajudar a esclarecer a história da nossa existência.

A filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião.

A Filosofia estimula consciência e nos ajuda na formulação de nosso caráter moral. A verdadeira importância da Filosofia está no efeito que a mesma causa sobre as pessoas tornando-as mais livres, Como o ser humano já nasce cercado de conceitos e valores tradicionais, como os costumes e a maneira de agir, a filosofia nos proporciona entender o mundo, nós mesmos e a nos conhecer e a nos descobrir, fazer com que pensemos, duvidemos, questionemos, para que alcancemos nossos ideais. Por esses e outros motivos a Filosofia ainda é tão importante no mundo atual ajudando-nos a desenvolver uma visão mais humanística. Um dos elementos caracterizadores da filosofia é a argumentação. Basicamente, argumentar não é mais nem menos do que aquilo que fazemos todos os dias, de uma maneira ou de outra.

Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações.

Portanto, Filosofia e Educação caminham juntas. É impossível falar em educação e não falar em Filosofia. Ainda que de forma inconsciente, o homem vivencia a filosofia em seu dia-a-dia. Tendo a filosofia como o estudo que orienta o indivíduo

tanto na visão concreta na visão de vida, como seus valores e significados, é imprescindível quando se fala em conduta humana no geral.

Portanto no educar, que significa orientar, conduzir, que é uma influência deliberada e sistemática de um ser "maduro" para um ser "imaturo", através da instrução, ensino e disciplina e desenvolvimento "harmonioso" de todas as potencialidades do ser humano, pode-se afirmar que não existe educação sem a associação filosófica. Não se pode negar que

todas as correntes filosóficas, deram contribuições super valorosas na construção da educação. 0 Cabe ao filósofo acompanhar reflexiva e criticamente a ação pedagógica de modo que promova a passagem “de uma educação assistemática (guiada pelo senso comum) para uma educação sistematizada (alçada ao nível da consciência filosófica)”. Ao manter sempre presente o questionamento sobre o que é a educação, a filosofia busca evitar que ela (educação) se torne dogmática ou se transforme em adestramento.

A filosofia tem relevância na educação quando os seus conceitos são inseridos no dia a dia do educando, permitindo através da pratica educativa a transformação da criança para se fazer homem, ser conduzido a cultura e nesse processo aprender, interpretar, criar significados, para que junto com os significados da cultura fazer-se homem e construtor da cultura. Sempre que fazemos, pensamos, vemos ou vivemos momentos em nossas vidas, a filosofia esta sempre presente, sendo parte integrante dela, analisando profundamente o passado em sua fonte, ou descrevendo como deveria ser em seu futuro. O homem é o principal objeto da filosofia. Assim como as demais ciências nasceram do bojo da reflexão filosófica, também a pedagogia se achava intimamente ligada à filosofia, já que os filósofos também discutiam sobre educação. Cabe ao filósofo acompanhar reflexiva e criticamente a ação pedagógica, de modo que promova a passagem de uma educação guiada pelo senso comum para uma educação alçada ao nível da consciência filosófica.

Embora desprezada e vitima de preconceito, a filosofia iria abrir a mente das civilizações, não se deixando iludir por uma falsa sensação de confiança e considerar a hipótese de uma inevitável catástrofe letal, que poderá extinguir a vida na terra.

Se o homem começa a pensar filosoficamente, teria que mudar toda a sua vida radicalmente, pois seus conceitos mudariam, entretanto o medo do novo, do desconhecido e o comodismo da vida, acostumados aos problemas sociais e econômicos do dia a dia, não o fazem buscar a filosofia, vivendo assim em uma antifilosofia.

Percepções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com