TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEÚDOS TRABALHADOS NAS AULAS INICIAIS DO COMPONENTE CURRICULAR DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL II

Por:   •  15/9/2016  •  Artigo  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 3

CONTEÚDOS TRABALHADOS NAS AULAS INICIAIS DO COMPONENTE CURRICULAR DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL II

                                                                Karine Vanessa Rataiczik¹

RESUMO

Neste artigo científico serão relatadas as primeiras aulas do componente de Leitura e Produção Textual II, onde o mesmo tem como objetivo discorrer e refletir sobre os conteúdos estudados. No primeiro momento foi elaborada uma carta de apresentação, seguindo com a análise da estrutura de um artigo científico, e posteriormente, o estudo dos gêneros textuais. Realizando essa reflexão foram recordados os conteúdos ministrados e já mencionados e aprofundado em sua estrutura.

Palavras - chave: Conteúdos. Carta de Apresentação. Artigo Científico. Gêneros Textuais.

1 INTRODUÇÃO

         No 2º período do curso de Letras Português e Espanhol na Universidade Federal da Fronteira Sul, no Câmpus Realeza, foi iniciado o componente curricular de Leitura e Produção Textual II, ministrado pela professora Rosiane Moreira da Silva Swiderski.

Nas primeiras aulas do componente foram abordados os temas a serem trabalhados e discutidos no componente, foi trabalhado primeiramente com a carta de apresentação e posteriormente com a análise e verificação da estrutura de um artigo científico conforme as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas a ABNT.

Uma carta de apresentação serve para apresentar ou demonstrar algo a alguém. É utilizada geralmente por empresas que solicitam a mesma aos candidatos a vagas de emprego. Já o artigo científico é utilizado principalmente durante a vida acadêmica como um texto científico que relata as conclusões de uma pesquisa. Os gêneros textuais são intermináveis e cada um deles possui seu modo de escrita e estrutura.

O objetivo desse artigo é discorrer e refletir sobre os conteúdos estudados citados anteriormente que foram trabalhados no componente de Leitura e Produção Textual II.

2 CONTEÚDOS TRABALHADOS

2.1 CARTA DE APRESENTAÇÃO

Em nossa primeira aula do componente, elaboramos uma carta de apresentação. O uso da mesma é comum em determinadas ofertas de emprego.

Geralmente a empresa que oferta vagas de emprego, pede aos candidatos à vaga que tragam além do currículo uma carta de apresentação. Nela, o candidato entrevistado, deve fazer um texto no qual o mesmo se apresenta expondo seus objetivos, seus atributos e metas. É recomendável que a carta de apresentação seja sucinta e objetiva.

        2.2 ARTIGO CIENTÍFICO

        Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas a ABNT, 2003 p. 2 “Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”.

O artigo científico é utilizado principalmente durante a vida acadêmica como um texto científico que relata as conclusões de uma pesquisa.

Para Lakatos e Marconi (1991) o artigo científico se caracteriza por não se integrar em matéria de um livro, por serem publicados em revistas e possibilitar ao leitor, reiterar a experiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (88.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com