TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminario Integrador

Artigos Científicos: Seminario Integrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Seminário Integrador

Aluno: José Ribamar Ferreira Junior

Polo: Nova Iguaçu

AD1: Atividade 1

Brasil: 200 anos de Estado; 200 anos de administração pública; 200 anos de reformas.

Síntese

Durante esses longos períodos foram vivenciadas diversas maneiras de organizações onde, a administração pública, comportou diferentes modelos de gestão que sofrem até nos dias atuais permanentes alterações e adaptações que, das quais sem duvida, foram necessárias para compreendermos os passos que eram dados a cada determinada tomada de decisão que, a administração pública genuinamente brasileira só pôde nascer com a independência do país. Porém, não é possível entender suas bases iniciais sem analisar os efeitos que o período colonial tinha deixado. Afinal, foram mais de 300 anos de colonização, além de os primeiros governantes do Brasil independente ter forte relação com a metrópole portuguesa que, com a transferência da família real, criou condições para a emergência do espaço publico e a formação da burguesia nacional, tornando impossível a restauração da situação colonial e favorecendo a independência nacional. Tivemos diversos períodos que a administração publica adotou medidas que influenciaram em grandes consequências onde o Estado interferiu na vida econômica e social da sociedade.

Palavras-chave: Administração Pública; período colonial; Estado.

A Burocracia no Brasil: as bases da administração pública nacional em perspectiva histórica (1920-1945)

Síntese

Estudando a burocracia e entendendo sua essência, iremos descobrir a relação direta e causal que se tem estabelecido historicamente entre burocracia e centralização política e cabe observar que esses processos ocorreram em fases onde o Brasil vivencia suas políticas oligárquicas, domínio de Minas Gerais e São Paulo e participação de uma pequena parcela do Rio grande do Sul, período de 2ª guerra mundial, onde o papel da burocracia era considerado de suma importância, pois esta teria a capacidade de organizar e distribuir os objetivos e estabelecendo compromissos. A burocracia tem uma defesa simples: não pode ser reduzida com facilidade à dimensão dos assuntos políticos, embora faça parte desse contexto de decisões. Contudo, sugerem que seja renovada a burocracia de forma que não atrapalhe o desenvolvimento econômico do país.

Palavras-chave: Burocracia; Administração pública; papel da burocracia.

Conclusão

A organização da administração pública no Brasil passou por transformações importantes desde o período colonial até os dias atuais. Parece simplificador reduzir a história administrativa onde na verdade, a administração colonial conheceu diferentes fases e teve um impulso modernizador, fazendo com que o processo de burocratização não fosse capaz de se opor às forças históricas de longa data na sociedade brasileira. Isto é, as forças de transformação não foram maiores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com