TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminario integrador

Por:   •  28/9/2015  •  Seminário  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  823 Visualizações

Página 1 de 6

1 - Identifique e retire do artigo de Coelho e Nicolini (2014), o trecho que identifica o objetivo do texto.

R: O objetivo do texto é rever as origens desse ensino para compreender sua evolução e instucionalização na educação superior nacional.

2 - Identifique e explique a justificativa apresentada pelos autores para a importância do trabalho.

R: A Administração no entender de Nicolini e Coelho tem poucos históricos que relata o quanto à administração contribuiu e contribui para evolução nacional, o quanto e ela transformou a organização nacional tanto no âmbito de trabalho quanto no pessoal. Do mesmo modo os seus estudos e ensinamentos são de suma importância para os discentes que estão começando.

3 - Considerando o mesmo artigo, identifique em que momento histórico são lançadas as bases para o estabelecimento de um estado administrativo no país e explique sua relação com o desenvolvimento do sistema capitalista.

R: Dados indicam que as bases foram lançadas entre o segundo império, a republica velha e no estado novo.

Sua relação com o desenvolvimento capitalista é dada pela apreciação das reformas educacionais no império e sua concretização na FGV, e na concepção do EBAP, onde ambos queriam uma melhor organização nos negócios administrativos

4 – Identifique e retire do artigo de Oliveira e Sauerbronn (2007), o trecho que identifica o objetivo do texto.

R: A tomada sobre os rumos do ensinamento da administração pública.

5 - Identifique e explique a justificativa apresentada pelos autores para a importância do trabalho.

R: No olhar dos autores Oliveira e Sauerbronn a importância deste trabalho e levantada devido a varias iniciativas dadas por acadêmicos para levantamento sobre o desenvolvimento e uma melhor qualificação de pessoas ao ensino superior e mais precisamente na administração pública e administração.

6 - Identifique e resuma qual a situação gral da graduação e pós-graduação no Brasil, considerando os dados estatísticos apresentados, considerando o debate apresentado por autores.

R: Em dados gerais começando pela graduação o nº de matriculas supera a outros cursos de graduação, dados em porcentagem pelos estudos feitos. O de pós-graduação obteve um crescimento menor na relação de porcentagem.

O Brasil conta com 123mil pós-graduantes, sendo 76 mil mestrado acadêmicos, 4mil profissionais e 48 mil doutorados, no entanto o crescimento pela pós esta sendo acompanhado pelas agências CAPES e CNPA. Diante disso esta havendo uma massificação do curso de graduação, porém a sem melhora e nem uma qualidade. Hoje aproximadamente 70% da produção científica esta concentrada em somente 100mil universidades, sendo 90% na região sul e sudeste.

O PROUNI é outros como CAMPI oferecem vagas com a tentativa de universalizar, ou seja, reprimir o quadro que hoje é de 10 % de matriculados com idade entre 18 e24 anos.

7 – Aponte e explique os elementos discutidos pelos autores no subitem “pontos principais nos rumos da administração,

1 – Um elemento central para a nova estrutura curricular:

Este elemento retrata que o aluno somente esta se interessando pelo curso de administração para obter o diploma e ter curso de graduação e não a vontade de exercer a profissão que a graduação oferece. A de se estimular esses graduantes que a administração é uma porta para uma profissão, e esse estimulo durante o curso passando a eles qual a importância da administração pelos docentes.

2 – Uma proposta para colocar o foco na pratica e no praticante:

Trata-se de novos métodos que o docente venha para ministra o curso, métodos esses estimuladores para que os discentes se interesse pela disciplina. O docente tem que sempre esta se atualizando, de modo a contribuir para desenvolvimento da aula e do aluno.

3 – Novas tecnologias e a regulação do ensino:

A tecnologia avança a passos largos, tanto que as universidades presenciais já não são mais as únicas hoje têm as universidades a distancia. Elas estão tomando proporções grandes devido à falta de tempo e disponibilidade do ser, com isso a tecnologia entra e com uma grande ajuda. Porém tomemos cuidados à tecnologia neste caso pode também atrapalhar se deixarmos que ela se torne um meio de facilitar a conclusão dos ensinamentos.

4 – Uma iniciativa para a transformação do ensino via capacitação docente:

A mudança do docente com base no que diz respeito à inovação, melhor capacitação é uma saída para que a administração seja vista com olhos de um futuro pelos discentes

Essa integração, a inovação e a capacitação do docente concertesa levaram a uma melhora na graduação de administração.

8 – Considerando a leitura dos dois artigos, escreva suas reflexões sobre o ensino a distancia em administração pública e justifique sua perspectiva.

R - O ensino a distancia e em administração pública tem um lado bom que é de aumentar a capacidade do ser, levar o estudo onde antes não era possível e dar oportunidade a pessoas que devido à indisponibilidade e a falta de tempo de algumas pessoas, isso faz com que nós e nosso país tenhamos uma elevação na intelectualidade em um todo. A administração pública tenha uma contribuição muito importante no nosso meio social e quantos mais pessoas ingressando nesta graduação é melhor, pois como já dito eleva a capacidade de conhecimento.

Referencias

Revisitando as origens do ensino de graduação em administração pública no Brasil (1854-1952)

Fernando de Souza Coelho; EACH/Universidade de São Paulo

Alexandre Mendes Nicolini; PPGA/Universidade do Grande Rio

A

NDRADE, Rui O. B. O ensino de administração: história e diagnóstico. Dissertação (mestrado) —

Escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com