TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminario Integrador

Dissertações: Seminario Integrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2015  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 4

CEDERJ – UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ANA LIDIA LIMA BARBOSA

MATRÍCULA: 1221310166

RÔMULO DIAS VIEIRA RODRIGUES

MATRÍCULA: 12213110259

MARCILENE DE MEDEIROS

MATRÍCULA: 12213110259

EDUARDO

MATRÍCULA: ??????????

SEMINÁRIO INTEGRADOR

Rio de Janeiro, 11 de outubro de 2012

HISTÓRIA

A entidade objeto de estudo deste trabalho é a SOS Mata Atlântica e abaixo segue um pouco sobre a história desta ONG:

Foi na década de 80 que a sociedade iniciou o processo de reflexão e ação para garantir o cuidado e a proteção do meio ambiente. Essas ações compreendiam atividades como protestos de manifestantes contra petroleiros e usinas atômicas ou reflexões pontuais na sociedade de conscientização sobre a idéia de desenvolvimento sustentável.

As ações pontuais se desenvolveram no longo prazo com a difusão do termo “sustentável” pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU (Organização das Nações Unidas) e também na organização da sociedade com o fim de criar ONGs para a participação na tomada de decisões sobre o futuro comum.

No Brasil, o processo de abertura política acarreta em conquistas inéditas: do direito ao voto, da aprovação da Lei de Interesses Difusos, com o fortalecimento do Ministério Público, e da possibilidade de participação nas questões ambientais em instâncias públicas como os Conselhos de Meio Ambiente.

Nesse contexto Brasileiro, um grupo de pessoas que já atuavam em outras entidades, dentre cientistas, empresários, jornalistas e defensores da questão ambiental se aproxima e lança as bases para a criação da primeira ONG destinada a defender os últimos remanescentes de Mata Atlântica no país, a Fundação SOS Mata Atlântica. O ideal de conservação ambiental da entidade, criada em 1986, associa-se ao objetivo de profissionalizar pessoas e partir para a geração de conhecimento sobre o bioma.

MISSÃO

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG que possui como missão, além de defender o que resta da mata atlântica, conservar os patrimônios naturais, histórico, também para ajudar os animais selvagens, dessas regiões, buscando um desenvolvimento sustentável.

É uma ONG privada, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos. A atuação da S.O.S Mata Atlântica é alertar, informar, educar, mobilizar e capacitar para o exercício da cidadania. Recebe financiamento de diversas e grandes empresas privadas nas mais diferentes áreas de atuação como bancos, indústrias automotivas, alimentícias, de produtos de higiene pessoal, e através de pessoas que se filiam à causa. Além disso, é parceira de algumas prefeituras e outras ONGs, como por exemplo à WWFBrasil.

SOS MATAATLÂNTICA E O ESTADO

Recentemente preocupada com as eleições para Vereador e Prefeito, a S.O.S Mata Atlântica divulgou em seu site uma lista de candidatos que aderiram à Plataforma de Políticas Públicas desenvolvida pela própria Fundação S.O.S Mata Atlântica. Através da página da Plataforma e de apresentações em diversas cidades brasileiras, a Fundação também estimula os futuros dirigentes a adotarem a temática em seu Plano de Governo.

No ar desde 1989, a Plataforma Ambiental participa pela terceira vez de eleições municipais. A intenção é propor diretrizes para as três esferas de poder para a implementação de uma agenda ambiental no domínio da Mata Atlântica.

De acordo com Mario Mantovani, diretor de Políticas Púbicas da Fundação SOS Mata Atlântica, “desde a constituição a questão ambiental vem se tornando uma exigência nos governos locais”. “Nessa eleição o meio ambiente passa a ser tema interativo, com a lei complementar 140 e outras diversas legislações regulares, que preveem a consolidação dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, a criação do Plano Municipal da Mata Atlântica, a Política de Resíduos Sólidos, entre outras obrigações. O que eram competências concorrentes, passam a ser obrigações de todos os candidatos, respaldadas nas diretrizes que a Plataforma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com