TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário Interdisciplinar: Introdução à Pesquisa (MOB100)

Por:   •  1/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  1.358 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO EM EQUIPE

Acadêmicos

Gabriel Ricardo dos Santos

Tutor Externo

Patrícia Mamede

RESUMO

Sabemos que uma equipe é formada por um conjunto de pessoas, e que está vinculado ao ambiente de trabalho.

Surge mediante a um grupo que juntam seus esforços, conhecimento, habilidade e experiência para alcançarem um objetivo em comum. O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e formação de ideias. Uma equipe bem estruturada alcança metas com maior facilidade e tem que estar em constante aprimoramento.

Palavras-chave: Trabalho em equipe. Conclusão de objetivos.

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo entender como se deu a evolução do mesmo em equipe, os benefícios qualitativos e quantitativos para empresa e colaborador.

“O trabalho em grupo é tão antigo quanto à própria humanidade” Desde os grupos de caçadores da antiguidade até os grupos de mestres-aprendizes das corporações de ofício, o trabalho sempre guardou uma corporação grupal” (Fleury,1997).

O trabalho em equipe pode ser considerado como um dos elementos que diferencia os humanos dos demais animais. Na época pré-industrial o trabalho era focado no indivíduo, na era industrial o foco passou a ser na produtividade, hoje o foco está nas equipes e em seus resultados. O trabalho em grupo surge oferecendo mais vantagens para a organização do trabalho de uma forma geral, sabemos que um grupo é formado por uma junção de pessoas, no entanto o fato de haver pessoas trabalhando em um mesmo ambiente não significa que está havendo o trabalho em equipe, mesmo que este grupo esteja trabalhando com coisas iguais, se estiver trabalhando de forma isolada, sem integração e conhecimento dos objetivos que lhe são comuns não há o trabalho em equipe.

Surge o trabalho em equipe quando pessoas juntam esforços para resolver problemas que lhes são comuns, a integração e o fortalecimento daquele grupo, e consequentemente ocasiona mudanças significativas, de conhecimento, sentimentos, atitudes , valores, motivação, postura e comportamento. A resolução de problemas ou conclusão de objetivo feito por uma equipe é

diferente do que feito por uma única pessoa ou por um grupo que não trabalha em equipe. No trabalho em equipe é necessário ouvir os outros, compreender e ponderar pontos de vistas diferentes, discutir objetivos, meios e responsabilidades, fazer concessões, negociar e contribuir.

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Sabendo que uma organização é construída através de um grupo de indivíduos, que são através do trabalho desses indivíduos que depende o desenvolvimento da organização. Partindo desse pressuposto é fundamental que essas organizações desenvolvam políticas para que os seus colaboradores trabalhem em equipe, uma vez que os mesmos são mais produtivos, realizam tarefas com qualidade superior, ficam mais contentes com seu trabalho e deixam os clientes mais satisfeitos. Como consequência, os benefícios que as empresas recebem são incontáveis e imensuráveis.

Na redução de turnover há o aumento da rotatividade de pessoal pode representar uma grande ameaça ao ambiente organizacional, ocasionando situações de insegurança.

Em retenção de talentos há uma valorização dos funcionários que já estão inseridos na organização é extremamente positiva para redução de custos.

No entanto nas elevações de resultados a organização que se preocupa com o trabalho em equipe,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com