TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ser Pedagogo

Dissertações: Ser Pedagogo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

1. INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------- 4

2. DESENVOLVIMENTO---------------------------------------------------------- 5

3. CONCLUSÃO -------------------------------------------------------------------- 6

4. REFERÊNCIAS--------------------------------------------------------------------¬¬¬¬¬ 7

1 INTRODUÇÃO

Existem muitas discussões hoje em dia sobre a real atuação de um pedagogo. Muitos se perguntam se a área de trabalho para o pedagogo se restringe apenas as escolas, ou se existem outros lugares nos quais um pedagogo pode se firmar e desenvolver seu trabalho. Muitas vezes o aluno entra na faculdade sem saber ao certo para que está se formando, não sabe sobre o seu papel, suas incumbências e sua área de atuação, e muitos nem ao menos vê a pedagogia como algo mais abrangente, como um profissional da educação que pode atuar além da sala de aula. As discussões a respeito da atuação do pedagogo fazem parte das dúvidas de várias pessoas, que ao escolherem o curso de pedagogia não sabem ao certo que caminho profissional tomar, e nem se sentem preparados para atuarem em salas de aula. Desta forma, para entrar em um curso de pedagogia é necessário que o aluno entre sabendo exatamente o que esperar do curso e quais áreas que estarão disponíveis para que ele possa assim planejar seu futuro profissional. É necessário também que o futuro pedagogo busque sua autonomia, valorizando e respeitando seu conhecimento prévio, sua curiosidade, inquietude e linguagem, lembrando sempre que o aluno é um sujeito social e histórico em construção.

De um modo geral, o pedagogo é o profissional especializado em desenvolver os métodos de educação, sua função é produzir e difundir conhecimentos no campo educacional. Ele precisa ser capaz de atuar em diversas áreas educativas e compreender a educação como um fenômeno cultural, social e psíquico complexo e capaz de produzir e difundir conhecimentos no campo educacional. Desta forma, até onde o pedagogo será visto apenas como um mero professor de Educação Infantil sendo que sua profissão é tão importante para o desenvolvimento cognitivo e social do indivíduo? Procuraremos analisar quais são as reais oportunidades de trabalho que são voltadas para a área de pedagogia e quais as que estão em alta hoje no mercado de trabalho, levando em conta que a atuação do pedagogo vai muito além da sala de aula e das instituições de ensino.

2 DESENVOLVIMENTO

O pedagogo é um profissional que se prepara para atuar a favor do pleno desenvolvimento do ser humano, levando em consideração as diferentes culturas e formas de aprender do ser humano, estando sempre preocupado com a sua formação de forma integral, tanto intelectual quanto emocional, e por isso seu campo de atuação tem aumentado cada vez mais, pois estamos em uma sociedade que se transforma muito rapidamente, cada vez mais globalizada e tomada por uma variedade muito grande de informações.

Ser pedagogo é estar voltado diretamente para a educação, e a educação sempre procura utilizar meios que permitam assegurar a formação e o desenvolvimento de um ser humano, e é exatamente nesse momento que entra o trabalho do pedagogo, que vem atuar na transformação das informações em conhecimento, de uma forma sistemática, atendendo as necessidades do ser ou do seu entorno, do ambiente e de seu meio. O principal objetivo da pedagogia é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo.

A profissão de pedagogo tem sua formação regulamentada nos termos das diretrizes curriculares nacionais, resolução CNE/CP n° 1, de 15 de maio de 2006, e fundamentada no art. 64 da lei n° 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Além de formar professores, a pedagogia prepara profissionais capazes de compreender e colaborar para uma educação de melhor qualidade na realidade brasileira, comprometidos com a transformação social.

Os cursos de pedagogia que são oferecidos atualmente nas universidades, procuram preparar o aluno para ser um profissional que não estará voltado apenas para atuar nos limites de uma sala de aula, mas que também seja capaz de atuar em várias outras áreas, como empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com